Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Como Descobrir Se Nº Digitado é Número Primo?


Doug Cruz

Pergunta

Bom , sou novo na programação e estou aprendendo VB.NET e gostaria que alguém me ajudasse se possível?!

Preciso fazer um programa onde o usuário digita em uma Inputbox o número e em uma textbox o programa informa

se o número digitado pelo usuário é primo ou não!

Será que alguém pode me dar uma dica ou me ajudar??

Tá aí meu código :

Private i As Integer

Private sInput As String

Private Sub btnCalcula_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles btnCalcula.Click

sInput = InputBox("Digite um número:")

calcular()

End Sub

Public Sub calcular()

Try

'Sei que tenho que fazer um laço "For...Next" aqui

'Só não sei como devo fazer

Catch ex As Exception

MsgBox(ex.Message, , "Ocorreu um erro!")

End Try

End Sub

bom, obrigado desde já!

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

A *primeira* coisa que você deve saber é como se descobre se um número é primo ou não. Depois disso você vai se preocupar em *como* fazer.

Uma forma simples de se fazer é testar a divisão do número por todos os primos anteriores menores que a raíz quadrada do número. Se ele não for divisível por nenhum deles, então ele é primo. Obviamente isso não vale para o 2, que é o primeiro primo (e curiosamente também é o único que é par). E também não existe primo menor que a raíz quadrada de 3 (que é o segundo primo), portanto os dois primeiros você já tem pré-fixados.

Agora, alguma base para você trabalhar:

* use o operador Mod para saber se o número é divisível ou não. Ele retorna o resto (Modulus) da operação, portanto se for 0 é porque é divisível;

* use a função Math.Sqrt() para determinar a raíz quadrada de um valor;

Qualquer dúvida, 'stamos aí.

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão