Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Utilizar Uma Classe Dentro De Outra

Lucas Phillip

Pergunta

Olá pessoal,

meu problema é o seguinte: meu site possui várias classes, cada uma com sua função. Só que há algumas classes "base", que eu gostaria que as classes "menores" herdassem delas. Mas eu não queria utilizar "extends" porque uma classe menor poderia precisar de duas classes base para funcionar.. ai não teria como dar 2 extends...

Por exemplo, há a classe de conexão com o banco de dados. Vamos supor que esta classe seja executada pela variavel $bd. Eu queria que as funções da classe "pagina principal" pudessem utilizar a variavel $bd, sem q ter q colocá-las como globais dentro da função.

Deu pra entender?? :blink: hehehehe

Será que dá para eu declarar a variável $bd dentro da classe menor, e utiliza-la com $this? Ou há alguma outra maneira de fazer isso?

vlw :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
Guest --lcfumes --

Cara faz o seguinte.. chama a classe de banco de dados, no metodo construtor.

Ex.

class Pessoas {

private $objDb;

public function __construct() {

require_once('caminho/para/a/classe/db/DataBase.class.php');
     $this->objDb = new DataBase();

}

public function totalPessoas() {
     $query = "select
                       count(pessoa_id)
                     from
                       pessoas";
     $seleciona = $this->objDb->query($query);
     $apresenta = $this->objDb->fetchRow($seleciona);

return $apresenta[0];
   }

}

Deu p/ sacar o que eu fiz ai?

Abraços

Olá pessoal,

meu problema é o seguinte: meu site possui várias classes, cada uma com sua função. Só que há algumas classes "base", que eu gostaria que as classes "menores" herdassem delas. Mas eu não queria utilizar "extends" porque uma classe menor poderia precisar de duas classes base para funcionar.. ai não teria como dar 2 extends...

Por exemplo, há a classe de conexão com o banco de dados. Vamos supor que esta classe seja executada pela variavel $bd. Eu queria que as funções da classe "pagina principal" pudessem utilizar a variavel $bd, sem q ter q colocá-las como globais dentro da função.

Deu pra entender?? :blink: hehehehe

Será que dá para eu declarar a variável $bd dentro da classe menor, e utiliza-la com $this? Ou há alguma outra maneira de fazer isso?

vlw :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...