Mas até agora não entendi o que as funções size e maxlenght conseguem fazer. Como meu servidor não suporta CGI, tive que assinar um serviço que está redirecionando os emails (os recados enviados via formulário do meu site) pra mim. O código fonte da minha página é este:
********** COMEÇO DO CÓDIGO-FONTE *************
<form method="POST" action="http://endereco do meu servico redirecionador.php">
<p align="center">
<font face="Verdana"><font style="font-size: 11pt"><br>
</font><font style="font-size: 18pt; font-weight:700">Deixe aqui o seu recado!</font></font></p>
<p align="center">
<font face="Verdana"><font style="font-size: 11pt">Seu nome/apelido</font><font size="2"> </font> <input type="text" name="Nome do Internauta" size="30" maxlength="40"><font size="2">
*<br>
<br>
</font> <font style="font-size: 11pt">Seu
</font> <span style="font-size: 11pt">E-mail/messenger</span><span style="font-size: 10pt">
(<i>não será divulgado</i>)</span><font size="2"> </font> <input type="text" name="E-mail do Internauta" size="25" maxlength="40"><font size="2">
*<br>
</font> <font style="font-size: 11pt"><br>
Sua Localidade</font><font size="2"> (Cidade, Estado) </font> <input type="text" name="Localidade do Internauta" size="20" maxlength="40"><font size="2">
*
<br>
<br>
<br>
* Campos de preenchimento obrigatório.<br>
<br>
</font><font style="font-size: 11pt">O que você achou do site no geral?</font><font size="2"><br>
(<i>preenchimento opcional</i>)</font><font style="font-size: 11pt"><br>
</font><font size="2"><br>
</font>
<span style="font-size: 11pt">
<input type="radio" name="Avaliação do Site" value="otimo"></span><font style="font-size: 10pt">
Ótimo<br>
</font>
<input type="radio" name="Avaliação do Site" value="muitobom"></span><font style="font-size: 10pt">
Muito Bom<br>
</font>
<input type="radio" name="Avaliação do Site" value="bom"></span><font style="font-size: 10pt">
Bom<br>
</font>
<input type="radio" name="Avaliação do Site" value="regular"></span><font style="font-size: 10pt">
Fraco/Mediano<br>
</font>
<input type="radio" name="Avaliação do Site" value="ruim"></span><font size="2">
Ruim (nota 0)</font><font style="font-size: 11pt"><br>
<br>
Escreva aqui o seu recado:<br>
<br>
</font>
<textarea cols="40" rows="9" name="Comentários do Internauta"></textarea><font size="2">
<br>
<br>
<br>
</font>
<input type="submit" value="Clique aqui para enviar a sua mensagem"><font size="2">
<br>
<br>
<br>
</font>
<input type="Reset" value="Apagar todos os campos preenchidos"></font></p>
</form>
********** FINAL DO CÓDIGO FONTE ****************
Notem o seguinte - cada página do meu site pode ter um formulário criado no meu "serviço redirecionador" (e cada formulário pode ter um nome) que me pergunta quais são os valores do "input type name=".
Quando o internauta acessa a página, ele preenche os campos obrigatórios e os opcionais, e tudo que ele escreve eu recebo. O "input type=name" é o valor de cada campo ali (os valores que defini foram Nome, localidade e email).
Se ele não preencher o obrigatório, meu serviço redireciona ele pra uma página de "erro". Se preencher tudo, pra uma página de sucesso.
Ainda havia uma linha no código fonte original que peguei, e que removi. Era essa:
1 - Se a primeira linha já faz o serviço (de mandar os formulários pra mim), qual a utilidade dessa linha form action aí em cima?
2 - Eu acho que era necessário colocar em todo o código-fonte as tags <form> e </form> pra que navegadores Netscape reconhecessem (pra IE não precisaria). Olhei ali e vi que há apenas um </form> que seria a tag já fechando. Devo colocar um <form> antes de tudo, ou o <form method> ali já é um <form> ?
3 - O negócio do size e maxlenght, é que eu queria fazer com que a caixa de texto (onde a pessoa escreve seu recado) limitasse o texto que é colocado ali em uma quantidade de caracteres, mas se eu entendi direito, precisaria pra isso criar uma linha parecida com essa:
<input type="???????" size=300>
Mas como seria essa linha? O tutorial não explicou. E onde ela entraria ali no meio disso:
<textarea cols="40" rows="9" name="Comentários do Internauta"></textarea><font size="2">
Eu quero que seja de um jeito que se o limite for de 500 caracteres, e o internauta der um copy-paste em um texto de 501 caracteres, o próprio campo do formulário remova o texto adicional, da mesma forma que o Orkut faz, quando você passa do limite de 1.000 ou 2.048 caracteres.
(Pelo que observei ali esse texto adicional é removido dos campos Nome/Email/Localidade, mas como fazer pro campo onde a pessoa digita o seu recado?)
Isso eu acho que seria o maxlenght. Ou senão, que apenas 500 caracteres iniciais do texto sejam enviados pra mim via email, e o excedente seja automaticamente cortado. Isso também serve.
Agora, o size eu não entendi onde entra. A tag <textarea> já não define as dimensões da caixa de texto?
É isso. :)
Editado por flavio Utilize a tag CODE(ou HTML) para postar códigos
Pergunta
Guest --Webmaster --
Amigos,
dei uma olhada nesse link:
http://www.criarweb.com/artigos/101.php
Mas até agora não entendi o que as funções size e maxlenght conseguem fazer. Como meu servidor não suporta CGI, tive que assinar um serviço que está redirecionando os emails (os recados enviados via formulário do meu site) pra mim. O código fonte da minha página é este:
********** COMEÇO DO CÓDIGO-FONTE *************
********** FINAL DO CÓDIGO FONTE ****************
Notem o seguinte - cada página do meu site pode ter um formulário criado no meu "serviço redirecionador" (e cada formulário pode ter um nome) que me pergunta quais são os valores do "input type name=".
Quando o internauta acessa a página, ele preenche os campos obrigatórios e os opcionais, e tudo que ele escreve eu recebo. O "input type=name" é o valor de cada campo ali (os valores que defini foram Nome, localidade e email).
Se ele não preencher o obrigatório, meu serviço redireciona ele pra uma página de "erro". Se preencher tudo, pra uma página de sucesso.
Ainda havia uma linha no código fonte original que peguei, e que removi. Era essa:
<form action="mailto:emailpessoal@emailpessoal.com" method="post" enctype="text/plain">
As minhas dúvidas:
1 - Se a primeira linha já faz o serviço (de mandar os formulários pra mim), qual a utilidade dessa linha form action aí em cima?
2 - Eu acho que era necessário colocar em todo o código-fonte as tags <form> e </form> pra que navegadores Netscape reconhecessem (pra IE não precisaria). Olhei ali e vi que há apenas um </form> que seria a tag já fechando. Devo colocar um <form> antes de tudo, ou o <form method> ali já é um <form> ?
3 - O negócio do size e maxlenght, é que eu queria fazer com que a caixa de texto (onde a pessoa escreve seu recado) limitasse o texto que é colocado ali em uma quantidade de caracteres, mas se eu entendi direito, precisaria pra isso criar uma linha parecida com essa:
<input type="???????" size=300>
Mas como seria essa linha? O tutorial não explicou. E onde ela entraria ali no meio disso:
Eu quero que seja de um jeito que se o limite for de 500 caracteres, e o internauta der um copy-paste em um texto de 501 caracteres, o próprio campo do formulário remova o texto adicional, da mesma forma que o Orkut faz, quando você passa do limite de 1.000 ou 2.048 caracteres.
(Pelo que observei ali esse texto adicional é removido dos campos Nome/Email/Localidade, mas como fazer pro campo onde a pessoa digita o seu recado?)
Isso eu acho que seria o maxlenght. Ou senão, que apenas 500 caracteres iniciais do texto sejam enviados pra mim via email, e o excedente seja automaticamente cortado. Isso também serve.
Agora, o size eu não entendi onde entra. A tag <textarea> já não define as dimensões da caixa de texto?
É isso. :)
Editado por flavioUtilize a tag CODE(ou HTML) para postar códigos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
10 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.