Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

O Php Vai Acabar?


Rubiz Gardini

Pergunta

13 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Existe uma mania desse pessoal que trabalha com ASP e ASP.NET de dizer que o PHP acabará aos poucos, assim como quem trabalha e desenvolve para Windows dizer que o Linux jamais conseguirá ser uma ameaça real.

Porém existem alguns pontos que devem ser observados.

- O PHP é gratuito!

O PHP é uma linguagem FREE com várias bibliotecas, também gratuitas, para serem utilizadas em projetos pessoais e/ou comerciais, muitas vezes sem qualquer limitação.

- O PHP é mantido por uma comunidade!

Sim, existe uma enorme comunidade por trás do projeto desenvolvendo e investindo no PHP, o que o torna extremamente difícil de acabar, pois por mais que um grupo perca o interesse, existirão mais alguns milhares (talvez milhões?) de pessoas que o continuarão por livre e espontânea vontade, não rpecisando responder por uma empresa proprietária que poderia sem mais nem menos acabar com o projeto.

Um dos colaboradores com a comunidade PHP é a Apache Foundation, criadora do Apache, o melhor (e mais utilizado) servidor http já construído.

Posso colocar mais alguns pontos aqui, mas o post ficará bastante extenso.

Creio que com os pontos aqui citados eu já consiga responder a sua questão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

E além do mais, apesar de grátis, eu acho ele 10x melhor que o ASP... Mais prático, bem mais fácil de programar...

Por isso, acho muuuuuuuito mais fácil o ASP morrer do que o PHP...

Do mesmo jeito que acho que o Windows jamais morrerá, e o Linux também jamais morrerá...

Podem sofrer modificações severas, mas sumir... impossível... nem o MS-DOS sumiu!!!

Conheço dezenas de empresas que ainda possuem sistemas em MS-DOS, feitos em Pascal ou Cobol... E olha que não são empresinhas não...

PHP FOREVER!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

O engraçado é que todo mundo que fala isso trabalha com ASP... assim fica fácil falar mal da concorrência...

Se realmente PHP fosse acabar, porque cargas d'água ainda estariam provendo suporte ao PHP4 até um dia desses... e sem falar que nem se tocaria no PHP6 que já é discutido por ai... acho que o melhor indicativo pra saber se algo vai acabar ou não é consultar uma lista das linguagens mais usadas... dá pra ver o destaque do PHP...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Só vou acreditar no ruby (ou no ruby on rails) quando a velocidade de processamento dos scripts for melhor, pois comparativamente com outras linguagens o desempenho é muito baixo, ele demora muito mais pra processar, existe uma promessa de que isso vai melhorar, mas mesmo assim só acredito em fatos, não em promessas...

Um ranking das linguagens -> http://www.tiobe.com/tpci.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Esse ranking me disse: aprenda Java!!

Com certeza.... eu mesmo to estudando java, pois na faculdade levei muito nas coxas as duas cadeiras de java que tinha e não aprendi quase nada... java hoje no Brasil é sinônimo de boa remuneração e facilidade pra encontrar emprego... basta pesquisar por ai pra ver a quantidade de vagas que tem em aberto pra essa linguagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Java é MULTIPLATAFORMA.

Mas gente, cuidado com isso. Ok?

Não basta fazer um curso qualquer ou pegar o livro dos DEITEL e ler.

Você precisa além de fazer ambos(com um curso FORTE), ler muitas outras fontes de consulta, assim como muita coisa da própria documentação e quando estiver familiarizado nesta plataforma padrão J2SE(depois de treinar muito), ainda tem a plataforma J2EE que é programação empresarial e para Internet. Essa SIM dá dinheiro. Podem ver que 90% das vagas decentes precisa de Hibernate, Struts, e outros frameworks contidos dentro do J2EE.

O mercado carece SIM de profissionais, mas profissionais especializados, com muitos conhecimentos de Java. O que quero dizer é que não basta 'aprender', você precisa adotar Java como estilo de vida(palavra de quem quase começou a estagiar com Java mas não achava nada, pois mesmo estágio precisava de experiência e J2EE em alguns casos). Fazer cursos? Excelente. Mas tudo vai muito além disso.

Tem uma escola em SP que te prepara de passo em passo. Inclusive tem um treinamento para a plataforma móvel, J2ME(usada nos celulares e outros dispositivos). Chama-se CAELUM: www.caelum.com.br

Aliás, fica uma dica aqui:

No site da CAELUM, na parte de treinamentos, no primeiro treinamento de OO, vocês encontram uma apostila muito boa para começar, apesar de eu achar mais recomendável pegar o livro Java: Como Programar dos DEITEL.

Meu percurso no Java foi assim:

Ano passado comecei a ver na faculdade.

Esse ano tive estrutura de dados e gostei de 'pensar em Java'.

Durante as férias li 15 capítulos quase do DEITEL e parti para apostilas variadas e participação em fóruns especializados. Agora que comecei a estagiar(não em Java), o tempo reduz muito. Mas de final de semana estou na parte gráfica pra depois retomar ou até reler o DEITEL inteiro nas férias e ano que vem começar a estudar J2EE. Essa sim dá grana. E também é válido dizer que Java é uma linguagem quase 'orientada a frameworks'. Não basta só a linguagem, você vai precisar de muita pesquisa, ita leitura, muita treino e o principal: muita paciência. Apesar de cansativo é compensador.

Vale a pena, não vale?

Um cara BOM de J2EE escolhe quando ele ganha(e com experiência e inglês fluente e mais algumas certificações). Mas não bastará apenas ser bom ou razoável em J2SE para ganhar realmente bem, pois a grande vantagem para uma empresa é você desenvolver em escala empresarial, o que é sinônimo de J2EE e isso paga bem(e logo logo J2ME pagará bem também, essa plataforma móvel só vem crescendo).

Abraço.

EDIT:

E sobre o tópico, no fórum GUJ de Java teve essa discussão também(lá era Java x Ruby) e alguns pessimistas extremos chegaram a citar que Ruby poderia substituir Java um dia. Se isso for verdade não é difícil que substitua todas as linguagens atuais, como ASP e PHP. Eu programo ASP no trabalho, até que gosto da linguagem, mas se um dia, daqui um ano mais ou menos, eu tiver a oportunidade de seguir rumo em algo mais flexível eu possivelmente reprogramaria o site da empresa nessa nova linguagem, e assim a tendência vai indo, todos tentando estar por dentro da novidade e vão inovando. Um dia todas essas linguagens vão desaparecer e dar lugar a novas, cada vez melhor e mais fáceis(o que futuramente, no teórico, poderia ser ruim).

Editado por Giancarlo Braga
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...