Esta galeria tem como princípio básico, dados vindos de um xml, que contem as informações sobre as imagens, uma thumb e a imagem em tamanho original.
Arquivo XML:
Copie o código abaixo, e personalize como quiser, sempre fazendo referencia a imagem pequena(fp) e imagem grande(fg), logo após, salve o arquivo com o nome de fotos.xml, no diretório em que vamos trabalhar.
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<fotos>
<foto fp="imgs/foto1p.jpg" fg="imgs/foto1g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto2p.jpg" fg="imgs/foto2g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto3p.jpg" fg="imgs/foto3g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto1p.jpg" fg="imgs/foto1g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto2p.jpg" fg="imgs/foto2g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto3p.jpg" fg="imgs/foto3g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto1p.jpg" fg="imgs/foto1g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto2p.jpg" fg="imgs/foto2g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto3p.jpg" fg="imgs/foto3g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto1p.jpg" fg="imgs/foto1g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto2p.jpg" fg="imgs/foto2g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto3p.jpg" fg="imgs/foto3g.jpg"/>
</fotos>
Iniciando no Flash:
Começaremos criando um arquivo no flash com o nome de galeria.fla com quatro camadas: actions, carregando..., layout, fundo, e a seguinte configuração de palco:
Logo após vá na camada layout, e desenhe um quadrado responsável pela área de carregamento da imagem grande, e o instancie como img_grande:
Depois crie um movie vazio posicionando aonde deverá ficar as miniaturas das imagens ainda na camada layout, e o instancie como conteinerInicial:
Crie mais um movie vazio, e posicione aonde deverá ficar os botões de páginação, e o instancie de paginacao:
Crie um mc, que deverá ficar somente na bilioteca, este com 3 camadas e 3 frames, a primeira vazia, com uma action de stop(); no primeiro frame. A segunda camada deve conter uma caixa de texto dinamic, não selecionável com o instance de pg. Na terceira camada, deverá conter os fundos do botão, no primeiro frame o botão normal, no segundo ao passar por cima, e no terceiro ao ser pressionado. Por fim nosso mc para o botão de páginação ficará assim:
Logo após clique com o botão direito neste mc na biblioteca, vá em Linkage, e defina as seguintes configurações:
Vamos aos Códigos
Tudo no primeiro frame, siga os passos.
1º Função de carregamento dos dados e inicialização:
//variaveis da sequencia...
var fotos:Array = new Array;
//função de inicio do projeto...
function init():Void {
//carregando xml...
var loadDados:XML = new XML();
loadDados.ignoreWhite = true;
loadDados.onLoad = function(sucess) {
if (sucess) {
//primeiro nó: fotos;
var f = this.firstChild.childNodes;
//listando conteúdo do nó e inserindo no array de fotos
for (var i = 0; i<f.length; i++) {
var novaimg:Object = new Object(); //criando o objeto de cada foto
novaimg.img_p = f.attributes.fp;
novaimg.img_g = f.attributes.fg;
fotos.push(novaimg); //inserindo objeto no array
}
//chamando função q faz a galeria...
criaGaleria();
}
};
//load no arquivo .xml
loadDados.load("fotos.xml");
}
2º Agora vamos a função responsável pela criação da galeria (criaGaleria):
//função que cria a galeria
function criaGaleria():Void {
car._visible = 0;
//preloader de imagens grande, usando MovieClipLoader...
//fica livre para usar como quiser...
var mvlIMG:MovieClipLoader = new MovieClipLoader();
var mvlOBJ:Object = new Object();
mvlOBJ.onLoadStart = function(){
car._visible = 1;
}
mvlOBJ.onLoadProgress = function(obj, bl, bt){
var p = (Math.round(bl/bt) * 100) //porcentagem carregada da imagem
car.p.text = "Carregando... " + p + "%";
}
mvlOBJ.onLoadComplete = function(){
car._visible = 0;
}
mvlIMG.addListener(mvlOBJ);
//
//criando sistema de galeria(quantidade de fotos, fotos por pagina, colunas, altura miniatura,
// largura, espacamento x, e y);
_global.galeria1 = new Distribute(fotos.length, 8, 2, 80, 60, 4, 3);
//
var objGal1:Object = new Object();
objGal1.onDistStart = function() {
//ação de inicio da distribuição das fotos...
//verifica se o mc já está no palco, caso esteja, remove para nova página...
if(_root.miniaturas){
//removendo miniaturas anteriores na troca de pagina...
_root.miniaturas.removeMovieClip();
}
//duplicando o mc conteiner q vai conter as miniaturas, para um novo que poder ser removido...
Pergunta
rucka55
Olá pessoal,
Esse tutorial abaixo foi feito pelo Lucas Ferreira em outro fórum e se trata de uma galeria de fotos feita através de uma classe criada.
Muito bom!! Funciona que é uma beleza!
O problema é o seguinte: Como faz para chamar essa galeria externamente em outro arquivo?
Eu tentei e as fotos da galeria não aparecem :blink:
Alguém sabe como solucionar isso?
...Aí esta o link e o tutorial
-----------------------------------
http://www.imasters.com.br/artigo/3495/act...os_facillitada/
........................................
Esta galeria tem como princípio básico, dados vindos de um xml, que contem as informações sobre as imagens, uma thumb e a imagem em tamanho original.
Arquivo XML:
Copie o código abaixo, e personalize como quiser, sempre fazendo referencia a imagem pequena(fp) e imagem grande(fg), logo após, salve o arquivo com o nome de fotos.xml, no diretório em que vamos trabalhar.
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<fotos>
<foto fp="imgs/foto1p.jpg" fg="imgs/foto1g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto2p.jpg" fg="imgs/foto2g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto3p.jpg" fg="imgs/foto3g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto1p.jpg" fg="imgs/foto1g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto2p.jpg" fg="imgs/foto2g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto3p.jpg" fg="imgs/foto3g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto1p.jpg" fg="imgs/foto1g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto2p.jpg" fg="imgs/foto2g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto3p.jpg" fg="imgs/foto3g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto1p.jpg" fg="imgs/foto1g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto2p.jpg" fg="imgs/foto2g.jpg"/>
<foto fp="imgs/foto3p.jpg" fg="imgs/foto3g.jpg"/>
</fotos>
Iniciando no Flash:
Começaremos criando um arquivo no flash com o nome de galeria.fla com quatro camadas: actions, carregando..., layout, fundo, e a seguinte configuração de palco:
Logo após vá na camada layout, e desenhe um quadrado responsável pela área de carregamento da imagem grande, e o instancie como img_grande:
Depois crie um movie vazio posicionando aonde deverá ficar as miniaturas das imagens ainda na camada layout, e o instancie como conteinerInicial:
Crie mais um movie vazio, e posicione aonde deverá ficar os botões de páginação, e o instancie de paginacao:
Crie um mc, que deverá ficar somente na bilioteca, este com 3 camadas e 3 frames, a primeira vazia, com uma action de stop(); no primeiro frame. A segunda camada deve conter uma caixa de texto dinamic, não selecionável com o instance de pg. Na terceira camada, deverá conter os fundos do botão, no primeiro frame o botão normal, no segundo ao passar por cima, e no terceiro ao ser pressionado. Por fim nosso mc para o botão de páginação ficará assim:
Logo após clique com o botão direito neste mc na biblioteca, vá em Linkage, e defina as seguintes configurações:
Vamos aos Códigos
Tudo no primeiro frame, siga os passos.
1º Função de carregamento dos dados e inicialização:
//variaveis da sequencia...
var fotos:Array = new Array;
//função de inicio do projeto...
function init():Void {
//carregando xml...
var loadDados:XML = new XML();
loadDados.ignoreWhite = true;
loadDados.onLoad = function(sucess) {
if (sucess) {
//primeiro nó: fotos;
var f = this.firstChild.childNodes;
//listando conteúdo do nó e inserindo no array de fotos
for (var i = 0; i<f.length; i++) {
var novaimg:Object = new Object(); //criando o objeto de cada foto
novaimg.img_p = f.attributes.fp;
novaimg.img_g = f.attributes.fg;
fotos.push(novaimg); //inserindo objeto no array
}
//chamando função q faz a galeria...
criaGaleria();
}
};
//load no arquivo .xml
loadDados.load("fotos.xml");
}
2º Agora vamos a função responsável pela criação da galeria (criaGaleria):
//função que cria a galeria
function criaGaleria():Void {
car._visible = 0;
//preloader de imagens grande, usando MovieClipLoader...
//fica livre para usar como quiser...
var mvlIMG:MovieClipLoader = new MovieClipLoader();
var mvlOBJ:Object = new Object();
mvlOBJ.onLoadStart = function(){
car._visible = 1;
}
mvlOBJ.onLoadProgress = function(obj, bl, bt){
var p = (Math.round(bl/bt) * 100) //porcentagem carregada da imagem
car.p.text = "Carregando... " + p + "%";
}
mvlOBJ.onLoadComplete = function(){
car._visible = 0;
}
mvlIMG.addListener(mvlOBJ);
//
//criando sistema de galeria(quantidade de fotos, fotos por pagina, colunas, altura miniatura,
// largura, espacamento x, e y);
_global.galeria1 = new Distribute(fotos.length, 8, 2, 80, 60, 4, 3);
//
var objGal1:Object = new Object();
objGal1.onDistStart = function() {
//ação de inicio da distribuição das fotos...
//verifica se o mc já está no palco, caso esteja, remove para nova página...
if(_root.miniaturas){
//removendo miniaturas anteriores na troca de pagina...
_root.miniaturas.removeMovieClip();
}
//duplicando o mc conteiner q vai conter as miniaturas, para um novo que poder ser removido...
_root.conteinerInicial.duplicateMovieClip("miniaturas", 1);
//definindo onde o mcConteiner deve aparecer...
miniaturas._x = conteinerInicial._x; // _x
miniaturas._y = conteinerInicial._y; // _y
//escondendo...
miniaturas._visible = 0;
};
//
objGal1.onDistUpdate = function(info:Object) {
//puxando da bliblioteca o mc com linkage miniatura, e já posicionando de arquivo com o _x e _y
//passados pelo var info...
_root.miniaturas.attachMovie("miniatura", "fp_"+info.iObj, galeria1.nDepth(_root.miniaturas), {_x: info.x, _y: info.y});
//informando ou passando, para miniatura, qual é sua foto grande...
_root.miniaturas["fp_"+info.iObj].img_g = fotos[info.index].img_g;
//criando o movie clip alvo para receber a img pequena, dentro do mc Conteiner...
_root.miniaturas["fp_"+info.iObj].createEmptyMovieClip("img_p", 1);
//carregando thumb via loadMovie...
_root.miniaturas["fp_"+info.iObj].img_p.loadMovie(fotos[info.index].img_p);
//definindo ação de clique na miniatura, para ampliar...
_root.miniaturas["fp_"+info.iObj].onRelease = function(){
//usando o obj mvlIMG, para carregar a imagem grande...
mvlIMG.loadClip(this.img_g, img_grande);
}
};
objGal1.onDistEnd = function(info:Object) {
//ação de distribuição completa, exibindo mc Conteiner, chamado de miniaturas...
miniaturas._visible = 1;
};
//definindo ao objeto galeria1, os objetos e eventos que deve utilizar...
galeria1.addEventListener("onDistStart", objGal1);
galeria1.addEventListener("onDistUpdate", objGal1);
galeria1.addEventListener("onDistEnd", objGal1);
//
//montando paginação, pegase o nº de paginas e faz o paginador...
//função responsável pelo click dos bts da paginação...
function setPg(obj){
//restaurando todos bts, para o primeiro frame...
for (i=0; i<galeria1.nPages; i++) {
var mcPgAtual = this._parent["mcPg_" add i];
if(mcPgAtual != this) mcPgAtual.gotoAndStop(1); //todos voltam menos o atual...
}
//definindo o frame q deve mostrar...
this.lastFrame = 3;
//mostrando página solicitada...
var iAtual:Number = int(this.pg.text);
galeria1.showPage(iAtual);
}
for (i=0; i<galeria1.nPages; i++) {
//ataxando ao mc vazio, paginacao, os bts de página...
var mcPgAtual = paginacao.attachMovie("mcPg", "mcPg_" add i, i);
mcPgAtual._x = (i*(mcPgAtual._width+3)); //posicionando bt no mc...
mcPgAtual.pg.text = (i+1); //setando no bt, a pg dele...
//definindo eventos e ações paga o bt da página...
mcPgAtual.onRollOver = function(){
//pega o frame atual e armazena, caso o bt seja o bt de página clicada...
this.lastFrame = this._currentframe;
//ao passar por cima acende
this.gotoAndStop(2);
}
mcPgAtual.onRollOut = function(){
this.gotoAndStop(this.lastFrame);
}
mcPgAtual.onRelease = setPg;
}
//
//mostrando pagina 1 e setando o botão de pg 1...
paginacao["mcPg_0"].gotoAndStop(3);
galeria1.showPage(1);
}
3º Completando, o inicio do projeto:
//
//iniciando por fim, a galeria...
init();
Agora so publicar e testar nossa galeria
Clique aqui para baixar os arquivos utilizados neste artigo.
Até a próxima e abracetas!
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