Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Messenger e sockets


Gui Meira

Pergunta

Boa noite a todos!

Estou começando no mundo do Delphi e estou com umas duvidas e se possivel gostaria que vocês esclarecessem =D

Estou tentando fazer uma espécie de messenger usando o delphi. Minha idéia seria fazer um programa servidor e os programas clientes se conectariam a ele. Então se o cliente 1 quisesse mandar uma mensagem ao cliente 2, ele enviaria a mensagem ao servidor que enviaria ao cliente 2.

Minha duvida é: tem jeito de fazer isso usando sockets? Também tenho uma pequena noção de Visual Basic e já fiz programas com ele utilizando sockets, mas sempre com dois programas se conectando. Não sei se seria possível que um programa (o servidor) se conecte ao mesmo tempo com vários outros (os clientes).

Alguma ideia? Alguma sugestao?

Um abraço a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

muito obrigado pela ajuda!

Andei dando mais uma pesquisada sobre o assunto e vi que uma solução para o meu problema seria um tal de multithread (sim, sou leigo no assunto).

Dei uma pesquisada no google mas não achei nada muito esclarecedor. alguém poderia me dar uma direção, uma ajuda, uma luz, alguma coisa asssim? =D

Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
sim, sou leigo no assunto

realmente colega, voce é leigo no assunto, o endereço que te passei tem todo o codigo necessario para fazer um messenger cliente/servidor no delphi.

vou te indicar um componente demo para delphi messenger (componente pago)

http://www.softpedia.com/get/Programming/C...municator.shtml

outras opções de serviços para messenger

http://www.soft411.com/software/instant-me...-service_5.html

OBS: colega como voce disse que é leigo no assunto, que tal tentar primeiro fazer um chat no delphi, e depois partir para o messenger.

http://thiago.oxente.org/2006/08/16/delphi_chat/

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Opa

Realmente, se você é leigo é muito difícil para você querer trabalhar com Muti-Threading

Como mencionou o Jhonas, comece primeiro com coisas pequenas, como um Chat, ai você vai aprender o que é Socket, portas, como enviar e receber textos, etc

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
o endereço que te passei tem todo o codigo necessario para fazer um messenger cliente/servidor no delphi.
Desculpa a desatenção, tava cheio de sono aquela hora... mas hj vou olhar com atenção =D

que tal tentar primeiro fazer um chat no delphi, e depois partir para o messenger

Já fiz um chat no Visual Basic, então queria experimentar algo novo...

Muito obrigado pela ajuda!!!

EDIT:

Valeu tb pela atenção Churc!

Editado por Gui Meira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...