Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Modelagem


Felipe S.F

Pergunta

Olá turma!

Preciso criar um sistema de estoque no qual eu vou ter n estoques e n unidades(matriz/filiais), cada unidade podera ter n estoques.

Vou tentar explicar como pretento fazer...

Com as seguintes tabelas:

-> produtos

cod_pro

descricao

-> unidade

cod_unidade

identificacao(ender, cnpj, etc)

-> estoque

fk_cod_unidade

fk_cod_pro

qtd

preço

Não estou bem certo disso, por isso peço a ajuda de vocês, uma das minhas maiores dúvidas é com relação ao desempenho do banco para esta modelagem, pois vou ter + ou - uns 4000 registros em produtos e umas 5 unidades (4000 x 5) = 20000 registros na tabela estoque, esta tabela sera acessada por umas 30 estações a todo tempo, por que estocar e vender é o negócio da empresa pra qual estou desenvolvendo.

Obrigado,

[]'s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Oi, Felipe!

Tenho algumas perguntas que você deveria responder para que possamos analisar melhor seu caso:

Você disse que haveira N estoques para cada filial. Pelo modelo que você enviou Só vai haver um estoque para cada filial. É isto mesmo?

Os terminais estarão se comunicando com um servidor central ou seu sistema será distribuído, carregando os dados para uma central de tempos em tempos?

Se a comunicação é através de um servidor centralizado e as filiais o acessarão via NET então a engine MyISAM é a melhor escolha

Porém, se o processamento for em servidores distribuidos (um em cada filial) e os pacotes de atualização daa matriz forem enviados de tempos em tempos, então o engine INNODB é a melhor escolha.

MyISAM - Não tem controle de transação. O commit é imediato e não há rollback. O que pode causar inconsistência de dados.

A vantagem é a rapizez na comunicação.

InnoDB - Tem controle de transação. O commit não imediato e há rollback. O que pode evita a incosistência de dados. A desvantagem é a velocidade.

Quanto a capacidade de bancos MySQL podemos dizer que ele só agüenta o que o seu disco, sua memória, seu sistema operacional e sua capacidade de processamento puder colocar nele.

Ou seja, há casos de tabelas com 50 milhões de registros que funcionam muito bem. As de meu cliente possuem hoje, cerca de 500.000 registros com entrada constante de 1000 registros por dia em média, operando com 15 estações simultaneamente.

Leia o manual do MySQL 4.1 (porque está em português) e verá a robustez deste bichinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Obrigado Denis!

Na verdade o que eu preciso é N estoques para cada filial mesmo...

Minha idéia era na tabela estoque eu ter para cada filial (fk_cod_unidade) todos os regristros de produtos (fk_cod_pro) com seus respectivos preços e quantidades. Se a lógica esta errada favor me corrigir, pois ainda estou teteando nesta área.

Meu sistema vai funcionar com apenas 1 servidor central, eu já uso a engine MyISAM, pois estou trabalhando com a versão 4.1.20.

Vou ter umas 20 estações na rede local do servidor em umas 10 pela internet acessando diretamente esse servidor via http.

Sobre a performance, não era questionando o banco mas sim a minha modelagem.

Qualquer coisa que eu não tenha sido claro favor perguntar, pois quero ter um banco consistente e com capacidade para aumentar o volume de dados, e pra isso preciso contar com a experiencia de quem já faz isso a mais tempo.

Obrigado por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
...

Na verdade o que eu preciso é N estoques para cada filial mesmo...

Minha idéia era na tabela estoque eu ter para cada filial (fk_cod_unidade) todos os regristros de produtos (fk_cod_pro) com seus respectivos preços e quantidades. Se a lógica esta errada favor me corrigir, pois ainda estou teteando nesta área.

Oi, Felipe!

Modifique o modelo de dados para este abaixo, pois assim você obterá o que necessita.

Produto

cod_pro

descricao

Estoque

cod_Estoque

cod_pro

qtd

preço

Unidade

cod_unid

cod_estoque

identificacao

No modelo acima uma unidade deve ter no mínimo 1 e no máximo N estoques

Um estoque deve ter no mínimo 1 e no máximo N produtos

e Um produto pode estar em N estoques

imagem.bmp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.


  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...