Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Sistema de bd e site que suporte milhares de usuários

Guest Nakid

Pergunta

Oi pessoal, tudo bem?

Minha dúvida não é exatamente sobre MySql, mas como esse é o banco que uso postei aqui.

Vou criar um sistema de login no meu site. Mas tenho dúvidas em relação ao projeto. Não sei se o meu projeto suportaria alto número de usuário cadastrados.

Então vai a minha pergunta:

Como é a estrutura de bancos de dados como o do yahoo, por exemplo, que contém milhões de usuários?

todos os usuários ficam cadastrados em uma só tabela e na hora do login é feito um select do tipo:

"SELECT USU_ID, USU_SENHA FROM USUARIOS WHERE USU_ID=$login_fornecido" ???

e todos os email de todos os usuarios? existe uma tabela com bilhões de mensagens e uma outra relacionando ID de usuário com ID de mensagem? Isso funciona mas estou com medo de manter essa estrutura, meu número de usuários aumentar e meu sistema pedir água.

Imaginando todos os usuários e mensagem que o yahoo tem em banco de dados, não consigo imaginar um SELECT retornando todas as minhas mensagens de email em tão pouco tempo quando entro no yahoo.

A pergunta final é: qual a estrutura e com que devo me preocupar para fazer um site que, se milhares de pessoas se cadastrarem e muitas delas acessarem o site ao mesmo tempo, o sistema suporte?

Sei que essa resposta seria praticamente uma super aula, mas eu preciso pelo menos de um ponto de partida. Uma linha a seguir.

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Oi, 'Nakid'!

Sua resposta é simples. É isso mesmo. Os selects são simples. Existem joins entre tabelas e todo tipo de consulta. O grande Tchan é que você tenha um grande conhecimento de como o banco funciona, para otimizar suas consultas (tunning do banco de dados), vigiar as estruturas das tabelas (evitar crashes); além de um bom suporte de hardware (servidores, cabos, conectores, placas de rede, etc). Outro ponto importante a ser analisado é sobre provedores. Quem tem grande quantidade de clientes provê a si mesmo, ou seja, não usa provedores externos. Quando usam provedores externos há contratos com multas pesadas caso o serviço não seja executado a contento.

Como você está começando, sugiro que aprenda muito sobre otimização do MySQL (que é o banco ideal para este tipo de tarefa - em minha humilde opinião). Veja http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=95400. tem um bom artigo lá.

Leia o manual do MySQL e não pare de procurar conhecimento sobre seu negócio.

Por hora é só. Havendo mais dúvidas poste novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...