Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Entender o tipo de arquivo criado

Macêdo

Pergunta

Uma pergunta para entender o funcionamento do MySQL, ainda não consegui acessa-lo pelo VB, mas mesmo assim achei interessante estuda-lo separadamente, consegui criar um BD através da instrução CREATE DATABASE no Prompt, assim como criei as tabelas e inseri campos. Agora a pergunta, como todo arquivo criado assim como no Excel, Word, Access procurei então pela DATABASE que criei no PROMPT e então vi que foi criada uma pasta dentro da pasta do MySQL, a qual ficou no seguinte caminho:

C:\Arquivos de programas\MySQL\MySQL Server 5.0\data\bd_projetos

Pergunta 1 :

Toda DATABASE, ou seja, BD que eu criar será salvo nesta pasta "DATA" ?, tem como escolher no PROMPT onde salvar, ou onde criar o DATABASE ?

Pergunta 2:

dentro da pasta com o nome do BD que criei aparecem dois arquivos

1 - DB.opt 'este não sei

2 - Projetos 'este é o nome da Tabela

Podem me passar o Fio da Meada para eu continuar com a leitura da Apostila com um pouco mais de Conhecimento ? desde já agradeço a todos.

Atenciosamente;

Jilney Macedo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Oi, Jilney!

Respondendo a sua pergunta, por partes:

... Agora a pergunta, como todo arquivo criado assim como no Excel, Word, Access procurei então pela DATABASE que criei no PROMPT e então vi que foi criada uma pasta dentro da pasta do MySQL, a qual ficou no seguinte caminho:

C:\Arquivos de programas\MySQL\MySQL Server 5.0\data\bd_projetos

Por padrão, cada banco de dados criado é montado dentro de uma pasta (que possui o nome do banco) e que fica no diretório C:MySQL\data, para as versões anteriores a 4.1 ou no diretório C;\Arquivos de Programas\MySQL\MySQL Server x.x\data, para as versões posteriores. (x.x = número da versão)

As tabelas são criadas fisicamente conforme o engine escolhido. Nesta resposta vou comentar somente sobre os dois tipos mais comuns, que são o MyISAM e o InnoDB.

No MyISAM, são criados arquivos com as extensões .frm, .MYD e MYI, que equivalem respectivamente a estrutura da tabela, conteúdo dos dados e conteúdo dos índices.

No InnoDB, dentro da pasta que contém o nome do banco ficam somente os arquivos .frm (estrutura das tabelas)

na pasta data fica um arquivo chamado ibdata1 que contém os dados e os índices utilizados pelo banco desejado.

Pergunta 1 :

Toda DATABASE, ou seja, BD que eu criar será salvo nesta pasta "DATA" ?, tem como escolher no PROMPT onde salvar, ou onde criar o DATABASE ?

Sim, ocorre tal como expliquei acima. Sim. Você poderá alterar o arquivo de configuração My.ini. Porém se não o fizer com atenção e conhecimento, poderá inutilizar o servidor do banco, ao ponto de ter que reinstalá-lo.

Pergunta 2:

dentro da pasta com o nome do BD que criei aparecem dois arquivos

1 - DB.opt 'este não sei

2 - Projetos 'este é o nome da Tabela

db.opt é criado automaticamente quando se cria um banco de dados. Seu conteúdo é lido pelo SGBD para setar internamente qual o padrão de caracteres que será usado para este banco de dados.

Sugiro que você leia, com atenção o manual do MySQL da sua versão. Porém, se você não souber inglês, você poderá ler o manual da versão 4.1 que já foi traduzido para o português e está muito próximo da versão que você utiliza.

Qualquer dúvida informe novamente.

Bom estudo.

Link para o comentário

• 0

Beleza denis, show de bola, já consegui fazer a conexão com meu programa VB 6.0 e realmente o MySQL é perfeito para se atrabalhar com as instruções SQL assim como no Access, a diferença será na hora da instalação do Programa em outras máquinas com o pacote de instalação VB, pois terei que instalar o MySQl e criar a base de dados no computador do cliente, mas em sua opnião para criar programas para Windows, alguns dizem Desktop, você acha que o uso do MySQl é adequado ? pois vejo sempre o pessoal falar em uso do MySQL para internet, ou pode ser usado também para fins comerciais, digo, programas para controles de estoque de Lojas, programas pessoais, etc...

Link para o comentário

• 0

Oi, Jilney!

Responsdendo sua pergunta:

... mas em sua opnião para criar programas para Windows, alguns dizem Desktop, você acha que o uso do MySQl é adequado ? pois vejo sempre o pessoal falar em uso do MySQL para internet, ou pode ser usado também para fins comerciais, digo, programas para controles de estoque de Lojas, programas pessoais, etc...

Utilizo o MySQL em uma aplicação cliente servidor com estações windows 98 e XP e servidor Windows 2000 Server.

Em outro cliente a salada é maior, pois utilizo servidor Linux com estações Linux, Win 98 e Win XP.

Como você pode ver, o MySQl é estável em qualquer tipo de ambiente.

Quanto a instalação do MySQL, conforme seu relato anterior em

... a diferença será na hora da instalação do Programa em outras máquinas com o pacote de instalação VB, pois terei que instalar o MySQl e criar a base de dados no computador do cliente, ...

Gostaria que você lembrasse que o MySQl não é um banco para rodar em computador local. Pode até ser utilizado assim, mas preferencialmente ele deverá rodar em aplicações multiusuárias.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...