Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Técnicas em programação Javascript

KaKarotto

Pergunta

Olá.

Bom eu queria passar uma dica, que na verdade é mais um conhecimento do que propriamente uma dica. É antiga...mas eu percebi que ainda hj tem gente que nem sabe disso.

A "dica" é a seguinte: Existe outra forma de referenciar uma propriedade de um objeto em javascript além do dot ("."). (Ficou parecendo um coelhinho...que fofo)

A outra forma é referenciar pelo indexador, como você faz em um array. Olha só:

var Edu = new Object

Edu.nome="Eduardo"
Edu.idade=23
Edu.curso="Ciência da Computação"

alert(Edu["nome"]) //  Saída: Eduardo 
alert(Edu["idade"]) // Saída: 23
alert(Edu["curso"]) // Saída: Ciência da Computação
Legal né??!?!?! Isto é para qualquer objeto e significa que funciona exatamente igual para Json:
var Edu={
 "nome":"Eduardo",
 "idade":23,
 "curso":"Ciência da Computação"
}

alert(Edu["nome"]) //  Saída: Eduardo 
alert(Edu["idade"]) // Saída: 23
alert(Edu["curso"]) // Saída: Ciência da Computação
E também para as propriedades dos objetos nativos da linguagem:
document.getElementById('meuDiv')["innerHTML"] // Conteúdo do 'meuDiv'
A princípio é muito besta e não serviria de nada...mas é muuuuuuito importante para POO, principalmente em algumas funções dinâmicas. Sei lá, digamos que precise verificar se um objeto tem algum valor null:
var Edu={
 "nome":"Eduardo",
 "idade":23,
 "curso":null
}
Caso você não saiba o que tem dentro do objeto, você já sabe que pode iterar usando o "for" assim:
for (var prp in Edu)
document.write(prp+"<br>")
Isto iria listar todas as propriedades existentes no objeto. Mas... e para saber se existe algum com valor null?? Como listar os valores? Aí que entra a "dica":
for(var prp in Edu)
document.write(Edu[prp]+"<br>")
Isto listaria os valores, agora para descobrirmos se existe um valor null em alguma propriedade:
for(var prp in Edu)
if(Edu[prp]==null)
alert("A propriedade: "+prp+"\ncontém valor: "+Edu[prp])

Tá ae a "dica". Na verdade eu já sabia disso há algum tempo, não me perguntem como, talvez eu tenha visto em algum código e acabei testando....realmente não me lembro.

Pra ser sincero eu queria dar outra dica, mas para a outra dica, eu precisava antes dar essa e o post ficou grande =/, então postarei a outra mais tarde com um uso interessante dessa forma de referenciar as propriedades.

Se alguém já viu algum conteúdo assim, manda o link, talvez tenha algo a mais que eu não saiba, não é meu objetivo plagiar ninguém, então se conhecerem alguém que já tenha postado isso, manda o link por favor.

Akelabrasssssss

Editado por KaKarotto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...