Guest Alex Marcio Postado Janeiro 1, 2008 Denunciar Share Postado Janeiro 1, 2008 Olá pessoal, sou iniciante em php e estou desenvolvendo um sisteminha para uma escola de aulas particulares. Minha dúvida é a seuinte:Saber o dia da semana (segunda, terça...) a partir de uma data no formato DDMMAAAA.Quando seleciono a data de um calendário, ele manda a variavel da seguinte forma: ex: 22122007Queria saber se tem como pear esse valor e verificar qual dia da semana é!!!! Muito obrigado!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 ESerra Postado Janeiro 1, 2008 Denunciar Share Postado Janeiro 1, 2008 Primeiro você tem que converter a data para o formato yyyy-mm-dd (no exemplo que você passou seria 22122007 para 2007-12-22), isso você faz com substr, após isso você converte essa data para timestamp com o strtotime, a partir dai você tem duas opções:1 - Pega esse timestamp e joga na função date, você deve usar o format com o w (minúsculo), ele retorna o dia da semana em uma representação numérica, 0 é domingo e 6 é sábado, ai basta fazer um switch para descobrir o nome do dia;2 - Pega esse timestamp e joga na função date, você deve usar o format com o i, ele retorna o dia da semana direto... mas dependendo da configuração do servidor pode aparecer em inglês ou outra linha, coisa que pode ser contornado com o setlocale. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest dd Postado Janeiro 1, 2008 Denunciar Share Postado Janeiro 1, 2008 Obriado pela resposta! Sou muito leigo no assunto, já consigo trazer a data no formato 2008-01-15 AAAA-MM-DD,porém não consegui buscar o valor referente ao dia da semana! tipo de 0 a 6 né?Se puder me detalhar mais ou passar um exemplo de códio seria genial! MUITO OBRIGADO! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Beraldo Postado Janeiro 1, 2008 Denunciar Share Postado Janeiro 1, 2008 Veja este tópico:http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=91356O último exemplo, que usa setlocale() e strftime(), é o melhor, por ser simples, curto e funcional. ;) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Williams Calado Postado Março 28, 2010 Denunciar Share Postado Março 28, 2010 (editado) Pegando a data de hoje pelo sistema$dd = date("w"); switch($dd) { case"0": $dia_semana = "domingo"; break; case"1": $dia_semana = "segunda"; break; case"2": $dia_semana = "terca"; break; case"3": $dia_semana = "quarta"; break; case"4": $dia_semana = "quinta"; break; case"5": $dia_semana = "sexta"; break; case"6": $dia_semana = "sabado"; break; }Com a data pre-definida $dia="22/03/2010"; $diaa=substr($dia,0,2)."-"; $mes=substr($dia,3,2)."-"; $ano=substr($dia,6,4); $diasemana = date("w", mktime(0,0,0,$mes,$diaa,$ano) ); switch($diasemana) { case"0": $dia_semana = "domingo"; break; case"1": $dia_semana = "segunda"; break; case"2": $dia_semana = "terca"; break; case"3": $dia_semana = "quarta"; break; case"4": $dia_semana = "quinta"; break; case"5": $dia_semana = "sexta"; break; case"6": $dia_semana = "sabado"; break; }Espero ter ajudado!! Editado Março 28, 2010 por Williams Calado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest Alex Marcio
Olá pessoal, sou iniciante em php e estou desenvolvendo um sisteminha para uma escola de aulas particulares.
Minha dúvida é a seuinte:
Saber o dia da semana (segunda, terça...) a partir de uma data no formato DDMMAAAA.
Quando seleciono a data de um calendário, ele manda a variavel da seguinte forma: ex: 22122007
Queria saber se tem como pear esse valor e verificar qual dia da semana é!!!!
Muito obrigado!!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
4 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.