Guest Alex Marcio Postado Janeiro 1, 2008 Denunciar Share Postado Janeiro 1, 2008 Olá pessoal, sou iniciante em php e estou desenvolvendo um sisteminha para uma escola de aulas particulares. Minha dúvida é a seuinte:Saber o dia da semana (segunda, terça...) a partir de uma data no formato DDMMAAAA.Quando seleciono a data de um calendário, ele manda a variavel da seguinte forma: ex: 22122007Queria saber se tem como pear esse valor e verificar qual dia da semana é!!!! Muito obrigado!!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 ESerra Postado Janeiro 1, 2008 Denunciar Share Postado Janeiro 1, 2008 Primeiro você tem que converter a data para o formato yyyy-mm-dd (no exemplo que você passou seria 22122007 para 2007-12-22), isso você faz com substr, após isso você converte essa data para timestamp com o strtotime, a partir dai você tem duas opções:1 - Pega esse timestamp e joga na função date, você deve usar o format com o w (minúsculo), ele retorna o dia da semana em uma representação numérica, 0 é domingo e 6 é sábado, ai basta fazer um switch para descobrir o nome do dia;2 - Pega esse timestamp e joga na função date, você deve usar o format com o i, ele retorna o dia da semana direto... mas dependendo da configuração do servidor pode aparecer em inglês ou outra linha, coisa que pode ser contornado com o setlocale. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest dd Postado Janeiro 1, 2008 Denunciar Share Postado Janeiro 1, 2008 Obriado pela resposta! Sou muito leigo no assunto, já consigo trazer a data no formato 2008-01-15 AAAA-MM-DD,porém não consegui buscar o valor referente ao dia da semana! tipo de 0 a 6 né?Se puder me detalhar mais ou passar um exemplo de códio seria genial! MUITO OBRIGADO! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...