Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Chave estrangeira?

Donald Stuart

Pergunta

Olá amigos, estou montando uma aplicação onde tenho duas classes: Carro e Cliente.

Para essa aplicação, um Cliente só pode ter um carro. Até aí tudo bem... a tabela Carro já foi criada... agora gostaria de saber como criar a tabela Cliente para manter um registro de Carro em MySQL. Pensei em utilizar chave estrangeira, mas não sei qual a melhor forma. Independente de qual seja, alguém poderia me indicar como fazer?? Sou um pouco leigo quando o assunto são relações entre tabelas... sendo que em casos anteriores eu manteria apenas um campo Carro com o nome do carro e para utilização na aplicação buscaria um carro com este nome... mas isso é gambiarra...

Desde já agradeço.

Abraços,

Adriano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Oi, Adriano!

Nesta situação a chave estrangeira deve ser um campo com o id do cliente na tabela carro, pois o modelo precisa responder a pergunta "O carro do cliente é?" ou "O cliente possui que carro?". Esta é uma relação 1 para 1 sendo o domínio em carros variando de 0 a 1.

Como exemplo seria assim:

Tabela Cliente

id_Cliente,

nome,

endereço,

etc,

PRIMARY (idCliente)

Tabela Carro

idCliente,

idCarro, (este atributo pode ser a placa do carro, já que atualmente no Brasil só pode haver 1 carro para cada placa)

ano,

modelo,

etc,

PRIMARY (idCliente, idCarro)

Na forma acima você já deixaria o modelo pronto para que o cliente possua nenhum, um ou vários carros. Ou seja transformaria o relacionamento em 1 para N. Sendo o domínio para carros variando de 0 a N.

A consulta para responder as perguntas acima, as SELECTs seriam assim:

Para que retornasse somente os clientes que possuissem carros (e seus carros)

SELECT * FROM Cliente cli

INNER JOIN Carro car ON cli.idCliente = car.idCarro