Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

criar permissões para usuarios

etspaz

Pergunta

bom dia pessoal,

eu to com uma duvida referente ao perfil no cadastro de usuarios.

tem uma tabela de perfil que libera ou bloqueia o acesso aos formularios, quando o usuario é cadastrado o sistema verifica se o perfil indicado se esta N ou S, se estiver N bloqueia, se estiver N libera o acesso e alteração etc.

porém, o cliente pediu para criar duas permissões, uma consulta e outra que permite tudo.

do jeito que está é tudo ou nada, então pensei em criar outros campos só para consulta tipo.

A_vendas permite ou não o acesso total a tela de vendas, então eu criaria o campo C_vendas que permite apenas consultar a tela de vendas.

no cadastro do usuario se A_vendas estiver S o campo C_vendas fica automaticamente N, pois A_vendas já liberou tudo, mas se A_vendas estiver N então o sistema verifica se C_vendas está N ou S pra saber se libera ou não só a consulta.

me digam, por favor, se assim ta certo ou não preciso criar novos campos.

agradeço desde já a todos que puderem me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0
bom dia pessoal,

eu to com uma duvida referente ao perfil no cadastro de usuarios.

tem uma tabela de perfil que libera ou bloqueia o acesso aos formularios, quando o usuario é cadastrado o sistema verifica se o perfil indicado se esta N ou S, se estiver N bloqueia, se estiver N libera o acesso e alteração etc.

porém, o cliente pediu para criar duas permissões, uma consulta e outra que permite tudo.

do jeito que está é tudo ou nada, então pensei em criar outros campos só para consulta tipo.

A_vendas permite ou não o acesso total a tela de vendas, então eu criaria o campo C_vendas que permite apenas consultar a tela de vendas.

no cadastro do usuario se A_vendas estiver S o campo C_vendas fica automaticamente N, pois A_vendas já liberou tudo, mas se A_vendas estiver N então o sistema verifica se C_vendas está N ou S pra saber se libera ou não só a consulta.

me digam, por favor, se assim ta certo ou não preciso criar novos campos.

agradeço desde já a todos que puderem me ajudar.

Uma forma simples para acesso ao sistema é criar uma tabela com um campo, do tipo cha(4), para cada item de menu, mais um campo identificador que deverá estabelecer ligação com a tabela de usuário, e outro para a descrição(nome do perfil).

Os valores dentro dos campos char são 'I' = acesso a inclusão, 'A' = acesso a alteração, 'E' = acesso a exclusão e 'C' acesso a consulta. Se o campo estiver em branco o sujeito perdeu o acesso e o menu não deverá ser exibido para este usuário. Em cada form, no create form, dever-se-a ler esta tabela para este usuário e habilitar os acessos de IAE para ele conforme os direitos dados previamente.

A vantegem deste tipo de modelo é você poder dar a vários usuários o mesmo perfil. ou Criar um perfil único para um único usuário.

Link para o comentário

• 0

beleza Deniss, é isto mesmo que vou fazer, pois já existe a tabela com estes campos que você disse, que trabalha com S acesso a total, ou N bloqueia o acesso ao formulario, só vou trabalhar também com o valor C que libera somente consulta e pronto.

não vou fazer um de inclusão outro de alteração... porque o cliente só quer tres tipos de permissão: um que pode tudo , outro que só consulta e outro que não pode nada.

vlw

Editado por etspaz
Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...