jfilho Postado Fevereiro 17, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 17, 2008 (editado) olá galera,seguinte...no meu palco tenho um mc chamado quadro_mc vazio que recebe outros swf quando clico em um botão ,também no palco principal.Tou querendo saber o seguinte...um dos swf que carregam nesse quadro_mc é o fotos.swf, ação efetuada quando se clica em um botão.Criei um movieclip por actionscript ...(dentro do fotos.swf)..e mandei carregar uma foto dentro dele....root.createEmptyMovieClip..........loadMovie(" fotos/imagem1.jpg","alvoFoto1"); só que quando testei o site todo, não funciona....então alterei onde está root.create.....para root.quadro.mc.create e funcionou legal.A minha dúvida é a seguinte.....Preciso que quando o usuario clique nesse movieclip ele execute uma ação.Porém não estou conseguindo fazer isso.alvofoto1.onrelease.......não funciona...eu vou testar e não aparece a mãozinha quando passo o mouse por cima do mc que tem uma figura carregada.tentei fazer com o onclipevent mas não conseguie também...Alguém pode me dar uma luz de como fazer isso?Tranformar um mc criado dinamicamente em um botão e atribuir a ele uma acão?? Editado Fevereiro 17, 2008 por jfilho Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Thelon Postado Fevereiro 18, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 18, 2008 Seu texto ta um pouco confuso.Pelo que entendi é assim:se ele não tive nome de instancia coloque "btn" sem aspas.Va no frame e coloque:btn.onPress = function(){ trace("O botão está funcionando"); } ou então Selecione ele e aperte f9 on(press){ trace("O botão está funcionando"); }Se não for isso tente explicar melhor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest --jfilho -- Postado Fevereiro 24, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 24, 2008 obrigado por tentar ajudar...vou te mostrar o codigo....não tenha nada no palco..apenas uma layer e um frame que contem o seguinte código://////////////////////////////////////////////////////////////////////Parte 1_root.quadro_mc.createEmptyMovieClip("foto1", 201); _root.quadro_mc.createEmptyMovieClip("foto2", 202);_root.quadro_mc.createEmptyMovieClip("foto3", 203);_root.quadro_mc.createEmptyMovieClip("foto4", 204);foto1._x = 8; foto1._y = 30;foto2._x = 178; foto2._y = 30;foto3._x = 348;foto3._y = 30;foto4._x = 518;foto4._y = 30;loadMovie(" fotos/leite1.jpg",foto1); loadMovie(" fotos/leite2.jpg",foto2);loadMovie(" fotos/leite3.jpg",foto3);loadMovie(" fotos/leite4.jpg",foto4);// permite que o FlashPlayer reconheça acentos e cedilhaSystem.useCodePage = true;//crio um campo de texto dinâmico com seus parâmetros_root.quadro_mc.createTextField("campo",20,10,5,200,20);//profundidade/posição em x/posição em y/largura/alturacampo.background=false;campo.border=false;campo.backgroundColor=0xFFFFFF; // brancocampo.borderColor=0x000000; // pretocampo.multiline=true;campo.wordWrap=true;campo.variable="meuTexto";// crio um objeto TextformatmeuFormato = new TextFormat();meuFormato.font = "Arial";meuFormato.size = 14;meuFormato.bold = true;meuFormato.color=0xFFFFFF;// branco// aponto o formato para nosso campo de textocampo.setNewTextFormat(meuFormato);// carregar nosso textoloadVariables("fotost1.txt", "_root.quadro_mc");//////////////////////////////////////////////////////////////////////Parte 2_root.quadro_mc.createTextField("campo1",30,10,150,200,20);campo1.background=false;campo1.border=false;campo1.backgroundColor=0xFFFFFF; // brancocampo1.borderColor=0x000000; // pretocampo1.multiline=true;campo1.wordWrap=true;campo1.variable="meuTexto2";//aponto o formato para nosso campo de textocampo1.setNewTextFormat(meuFormato);// carregar nosso textoloadVariables("fotost2.txt", "_root.quadro_mc");//movieclips que carregam as fotos_root.quadro_mc.createEmptyMovieClip("foto5", 301); _root.quadro_mc.createEmptyMovieClip("foto6", 302);_root.quadro_mc.createEmptyMovieClip("foto7", 303);_root.quadro_mc.createEmptyMovieClip("foto8", 304);foto5._x = 8; foto5._y = 170;foto6._x = 178; foto6._y = 170;foto7._x = 348;foto7._y = 170;foto8._x = 518;foto8._y = 170;loadMovie(" fotos/pascoa1.jpg",foto5); loadMovie(" fotos/pascoa2.jpg",foto6);loadMovie(" fotos/pascoa3.jpg",foto7);loadMovie(" fotos/pascoa4.jpg",foto8);///////////////////////////////////////////////////////////////////FimDessa forma aparecem no palco oito movieclips com oito fotos carregadas dentro deles.Quero que quando o usuário passe o mouse encima dessa fotos(mcs) elas executem uma ação.tentei adicionar os seguintes codigos no final, mas nenhum deles funciona.Quando vou testar nenhum deles aparecem a maozinha quando se passa o mouse em cima.1- _root.quadro_mc.foto1.onPress = function(){getURL("www.uol.com.br","_blank");}2- foto1.onPress = function(){getURL("www.uol.com.br","_blank");}não quero que quando o usuario clique em uma das fotos, abra a pagina do uol, usei o geturl so pra ver se conseguia fazer os movieclips se comportarem como botões. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Thelon Postado Fevereiro 25, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 25, 2008 Se é para quando passar por cima seria onRollOver no lugar de onPress.Ve se é isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Maylor Bax Postado Fevereiro 26, 2008 Denunciar Share Postado Fevereiro 26, 2008 Fala...Isso realmente gera muito dúvida na galera que usa o MovieClip como um Botão...O problema é que, você está criando um MovieClip dinamicamente pelo que eu vi, e atribui a ele uma ação de onPress...você pode atribuir a ele qualquer ação... onRollOver... onRollOut... onRelease... nenhuma delas vai funcionar, rs...Um dos estados de um botão é o Hit... Como o MovieClip não tem estados, nós precisamos simular.. E não só o RollOver RollOut e Press.. Mas o Hit tb.. ou seja, quando você está atribuindo uma ação ao MovieClip, provavelmente ele não carregou a foto ainda, e por isso ele não tem nenhum conteudo interno.. nenhum shape que possa servir de Hit... então, o clique não vai ativar!!!Não sei se você vai trabalhar on ou off-line com essa programação...Se for on-line, eu aconselharia você a manipular o carregamento das imagens, porque pela lógica, depois que você carrega a foto, ai sim o MovieClip tem um shape... que é a foto... pode procurar sobre a classe MovieClipLoader()Se for off-line, você pode fazer uma pequena gambiarra e usar o setInterval.. cria uma função que atribui as ações ao MovieClip, e dá um setInterval de 2 segs... q ai dá tempo dele processar... você dando um loadMovie e logo na linha de baixo atribuindo um evento Press ou Release, talvez não dê tempo do mesmo processar!!espero ter ajudado ai...abraços! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest --jfilho -- Postado Março 2, 2008 Denunciar Share Postado Março 2, 2008 olá galera.Obrigado por tentarem me ajudar, mas já resolvie o problemali em algum lugar que quando você carrega algum conteudo paa um movie-clip..uma foto no caso, ele perde parte das suas funcionalidades como a que detecta eventos do mouseo que fiz foi criar o movie-clip, dentro dele criar outro movie-clip , carregar a foto e usar o primeiro como botão....Achei a explicação por ai, mas não me lembro onde...se alguém quiser mais detalhes....Vlew amigos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
jfilho
olá galera,
seguinte...
no meu palco tenho um mc chamado quadro_mc vazio que recebe outros swf quando clico em um botão ,também no palco principal.
Tou querendo saber o seguinte...
um dos swf que carregam nesse quadro_mc é o fotos.swf, ação efetuada quando se clica em um botão.
Criei um movieclip por actionscript ...(dentro do fotos.swf)..
e mandei carregar uma foto dentro dele....
root.createEmptyMovieClip..........
loadMovie(" fotos/imagem1.jpg","alvoFoto1");
só que quando testei o site todo, não funciona....
então alterei onde está root.create.....para root.quadro.mc.create e funcionou legal.
A minha dúvida é a seguinte.....
Preciso que quando o usuario clique nesse movieclip ele execute uma ação.
Porém não estou conseguindo fazer isso.
alvofoto1.onrelease.......não funciona...
eu vou testar e não aparece a mãozinha quando passo o mouse por cima do mc que tem uma figura carregada.
tentei fazer com o onclipevent mas não conseguie também...
Alguém pode me dar uma luz de como fazer isso?
Tranformar um mc criado dinamicamente em um botão e atribuir a ele uma acão??
Editado por jfilhoLink para o comentário
Compartilhar em outros sites
5 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.