Olá pessoal estou com duvida em resolver este problema abaixo, eu tenho a resposta dele mas em linguagem pascal, como eu passo ele para o portugol estou com duvida se alguém puder me ajudar eu agradeço.
Escrever um algoritmo que faça reserva de passagens aéreas de uma companhia. Além da leitura do número dos vôos e quantidade de lugares disponíveis, ler vários pedidos de reserva, constituídos do número da carteira de identidade do cliente e do número do vôo desejado.
Para cada cliente, verificar se há disponibilidade no vôo desejado. Em caso afirmativo, imprimir o número da identidade do cliente, e o número do vôo, atualizando o número de lugares disponíveis. Caso contrário, avisar ao cliente da inexistência de lugares.
Indicando o fim dos pedidos de reserva, existe um passageiro cujo número da carteira de identidade e 9999. Considere fixo e igual a 40 o número de vôos da companhia.
Minha resposta em pascal.
program Matricula;
uses crt;
const NVOOS=40;
var Voos,
Lugares : array[1..NVOOS] of integer;
NVoo, {numero do voo desejado}
Cliente, {codigo do cliente}
nv : integer;
begin
clrscr;
writeln(‘AeroCefet: Programa de Reservas Aereas’);
{Leitura dos códigos dos vôos e respectivas qtde de lugares}
for nv:=1 to NVOOS do
begin
write(‘Numero do voo: ‘);
readln(Voos[nv]); writeln;
write(‘Qtde de lugares do voo ’, Voos[nv], ‘? ‘);
readln(Lugares[nv]);
end;
writeln;writeln(‘Voos configurados! Tecle algo para continuar!’);
clrscr;
{Leitura do código do (primeiro) cliente e voo desejado}
write(‘Informe o codigo do cliente: ‘);
readln(Cliente);
writeln;write(‘Informe o voo desejado: ‘);
readln(NVoo);
{Enquanto não digitar 9999 como código de cliente....}
while Cliente <> 9999 do
begin
{Primeiro verifica a existência do voo}
nv := 1;
while (nv <= 37) AND (Nvoo <> Voos[nv]) do
nv := nv + 1;
if Nvoo = Voos[nv] {O laco parou porque achou o voo?}
then {=> SIM}
begin
{Verifica a existência de lugar}
if Lugares[nv] > 0 {...Tem lugar neste voo?}
then
begin {...sim!}
Lugares[nv] := Lugares[nv] – 1; {menos um lugar livre!}
writeln(‘Cliente: ‘, Cliente, ‘ voo: ‘, Nvoo, ‘ CONFIRMADO!’);
end
else {...não!}
writeln(‘Cliente: ‘, Cliente, ‘ voo: ‘, Nvoo, ‘ LOTADO!’);
end
else {=> NÃO}
writeln(‘Cliente: ‘, Cliente, ‘ Voo: ‘, Nvoo, ‘ INEXISTENTE!’);
{Leitura do próximo cliente e voo desejado}
writeln; writeln;
write(‘Informe o codigo do cliente: ‘);
readln(Cliente);
writeln; write(‘Informe o voo desejado: ‘);
readln(NVoo);
end; {fim do while}
end.
como eu passo ele para o portugol?
Editado por Micheus Incluída tag's CODE para melhorar a visualização. Utilize a identação também ;-)
Pergunta
super slot
Olá pessoal estou com duvida em resolver este problema abaixo, eu tenho a resposta dele mas em linguagem pascal, como eu passo ele para o portugol estou com duvida se alguém puder me ajudar eu agradeço.
Escrever um algoritmo que faça reserva de passagens aéreas de uma companhia. Além da leitura do número dos vôos e quantidade de lugares disponíveis, ler vários pedidos de reserva, constituídos do número da carteira de identidade do cliente e do número do vôo desejado.
Para cada cliente, verificar se há disponibilidade no vôo desejado. Em caso afirmativo, imprimir o número da identidade do cliente, e o número do vôo, atualizando o número de lugares disponíveis. Caso contrário, avisar ao cliente da inexistência de lugares.
Indicando o fim dos pedidos de reserva, existe um passageiro cujo número da carteira de identidade e 9999. Considere fixo e igual a 40 o número de vôos da companhia.
Minha resposta em pascal.
como eu passo ele para o portugol?
Editado por MicheusIncluída tag's CODE para melhorar a visualização. Utilize a identação também ;-)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.