Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido)Atualizando versão

João Paulo Taraciuk

Pergunta

Olá pessoal, estou trabalhando com o MySql 3.23, aí, resolvi instalar em casa o 5.0

No 3.23, ao instalar, cria-se uma pasta dentro do C: , onde coloca-se o banco dentro da pasta Data. Mas no 5.0 a pasta MySql

foi para o Arquivos de Programas, e aí? Coloco o banco dentro da pasta Data da mesma maneira que no 3.23?

E no 3.23 tem o exe WinMySqlAdmin dentro da pasta bin, qual seria este serviço no 5.0 e, aproveitando, No banco atual eu utilizo o Zeos 6.5, e na ZConnection não tem o Protocolo MySql 5.0, então qual versão do Zeos eu deveria utilizar? Ou tem outro componente fácil de utilizar, como o Zeos para eu conectar ao banco 5.0 ?

Qualquer dica eu agradeço.

Valeu

Editado por João Paulo Taraciuk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Oi, João Paulo!

Para a mudança de versão, Você deveria ter seguido os seguintes passos, se você está usando o SO MSWindows XP:

1 - Backup completo usando o utilitário Mysqldump (em minha opinião a melhor ferramenta de backup do MySQL).

2 - Interromper serviço do MySQL 3.23

3 - Desinstalação completa do MySQL versão 3.23.

4 - Em Serviços no Painel de controle, verificar nome do serviço do mysql

5 - Remover o serviço do MySQL 3.23, se este estiver preso.

Na linha de comando (usando utilitario cmd do windows) executar sc delete <nome-do-servio>

6 - Instalar o MySQL 5.0.37 (No mínimo esta versão pois ela está estável)

7 - Recuperar backup usando o utilitário de linha de comando mysql

8 - Editar cada tabela e modificar os seguintes tipos de dados:

Decimal para double

Numeric para integer, Tinyint, smallint, mediumint ou bigint conforme o tamanho de cada um.

Nas chaves primárias que usam campos (int) integer auto_increment, usar integer unsigned

Nota Evidt fazer cópia física do banco de dados. O percentual de fracasso na recuperação dos dados é de mais de 50%.

Os dados ficam em C:\arquivos de programas\MySQL\MySql 5.0\Data.

Sobre o componente ZEOS para Deplhi, use o 6.6. Eu uso o BDE com MyODBC 5.

Qualquer dúvida poste novamente.

Um Abraço

Link para o comentário

• 0

Olá Denis Courcy, obrigado pela resposta, não fazia nem idéia que teria que mudar alguns tipos de dados, foi bom perguntar antes de instalar.

Na verdade, em casa eu não estou com o banco instalado ainda(acabei de formatar o micro e vou aproveitar para atualizar o banco)

E, gostaria de saber também, se você recomenda algum gerenciador de banco de dados para o MySQL 5.0, no MySQL 3.23 eu utilizo o EMS SQL Manager 2005 Lite for MySQL, que torna muito prático as tarefas de criar tabelas e bancos.

Valeu!!

Link para o comentário

• 0
Olá Denis Courcy, obrigado pela resposta, não fazia nem idéia que teria que mudar alguns tipos de dados, foi bom perguntar antes de instalar.

Na verdade, em casa eu não estou com o banco instalado ainda(acabei de formatar o micro e vou aproveitar para atualizar o banco)

E, gostaria de saber também, se você recomenda algum gerenciador de banco de dados para o MySQL 5.0, no MySQL 3.23 eu utilizo o EMS SQL Manager 2005 Lite for MySQL, que torna muito prático as tarefas de criar tabelas e bancos.

Valeu!!

Eu uso o MySQL Admin em substituição ao WinMySqlAdmin e como gerenciador de banco de dados, o SQLYog que tem uma versão free. O Mysql tem um que é legalzinho. Veja nos tópicos em destaque neste fórum, o post do Micheus.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...