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Java - Parte 2


iSoron

Pergunta

Inicialmente, quero me desculpar pela demora desse segundo Post. Por falta de tempo, só pude escrevê-lo agora! huh.gif

Para quem já utilizou qualquer outra linguagem de programação, verá que Java não tem nada de radical nessa parte!

2. Variáveis, Operadores, etc.

Nessa parte do curso, observaremos a sintaxe da linguagem Java. De maneira geral, podemos dizer que ela é bem semelhante, senão igual, à sintaxe utilizado na linguagem C/C++.

2.1. Tipos de Dados

Para representar e armazenar diferentes informações, é necessário escolher o tipo correto de dados. Para guardar a idade de alguém, por exemplo, é apropriado utilizar um tipo numérico de pouca capacidade (já que as pessoas não costumam passar dos 65535 anos! =P), e assim por diante. Veremos mais a seguir.

Os tipos de dados presentes em java são os seguintes:

Numeros

- byte (8 bits)

- short (16 bits)

- int (32 bits)

- long (64 bits)

Ponto Flutuante (ou números não inteiros)

- float

- double

Caracteres

- char (guarda apenas uma "letra")

Lógica

- boolean (podendo receber os valores "true" ou "false" apenas)

NOTAS:

1. Ter o tamanho de 8 bits, por exemplo, indica que a variavel poderá armazenar valores que vão de -(2^8) a (2^8-1), ou seja, de -128 a 127.

2. Diferente do C/C++, não há qualquer grau de parentesco entre dados lógicos (boolean) e números (int, long, ...).

3. Em Java não existe o modificador Unsigned, presente em outras linguagens, fazendo com que as variáveis sempre possam receber valores negativos.

2.2. Variáveis

Uma variável é como um identificador para algo que o programador queira guardar, podendo utilizar depois, se desejar. Ao criar uma variável, o programador decide como deve se referir a ela, atribuindo-a, assim, um nome e também um tipo, que dirá se a variavel guarda um número, uma letra, ou qualquer outro tipo de dados. Ao decidir o nome da variável, entretando, o programador não poderá utilizar espaços ou quaisquer outros simbolos especiais. Apenas letras e números são aceitos. Se desejar, também pode utilizar os símbolos "_" ou "$", embora não seja recomendado.

Para utilizar uma variável, devemos primeiro "declará-la". Isso é, explicar ao compilador que nós estaremos utilizando o nome da variável para nos referirmos a um determinado endereço na memória e também especificamos o tipo. Para declarar uma variavel, fazemos da seguinte forma:

<Tipo> <nomeDaVariavel1> <nomeDaVariavel2> <...> ;

     int numeroDeBolas;
     float raioDaBolaA, raioDaBolaB, raioDaBolaC;
     char caractereDigitado, letra;
Ao declararmos a variavel, podemos atribuir um valor a ela:
     int idade = 50;
     float distanciaX = 0.5, distanciaY = 0.1;
     boolean ativo = false;
Os nomes das variáveis começam com letras minusculas e as constantes, em caixa alta. A utilização de nomes longos pode ser trabalhoso na hora de digitar o código do programa, mas faz com que o codigo fique bem claro e facilita a leitura. Essas recomendações não são obrigatórias, mas devem ser seguidas se queremos que alguém, além de nós mesmos, entenda o código do programa. Além disso, você mesmo pode se perder se o código não estiver bem limpo e organizado! 2.3. Comentários Os comentários são trechos de texto ignorados pelo compilador, que servem para explicar partes do código ou a utilização de determinadas funçoes. Eis um programa exemplo que utiliza os conceitos aprendidos até aqui. Utilize a IDE preferida para digitá-lo e compilá-lo. Altere-o como quiser!
/* Programa Soma
 * Descrição: Programa que testa as variaveis e os operadores.
 */
public class Soma {
	public static void main(String[] args) {
  int a, b;
  a = 10;
  b = 15;
  // A seguir, vemos alguns operadores aritmeticos.
  System.out.println("a     = " + a    );
  System.out.println("b     = " + b    );
  System.out.println("a + b = " + (a+b));
  System.out.println("b - a = " + (b-a));
  System.out.println("a * b = " + (a*b));
  System.out.println("a + 1 = " + (++a)); // Incrementando a
  System.out.println("a     = " + a    );
	}
}

Por hj é só! Postem qualquer dúvida, problema ou comentário! biggrin.gif

falou

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1 resposta a esta questão

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  • 0

E aí iSoron,

percebi algo errado em uma parte:

NOTAS:

1. Ter o tamanho de 8 bits, por exemplo, indica que a variavel poderá armazenar valores que vão de -(2^8) a (2^8-1), ou seja, de -128 a 127.

por exemplo o byte q tem 8 bits não vai de -(2^8) a (2^8-1), porque isso na verdade dá 256, não 128! É q por dizer q a variável tem 8 bits nos leva a esse raciocínio de (2^8), mas o q acontece é q os tipos inteiros são representados em notação binária de complemento de 2. Não saberia explicar exatamente a notação em complemento de 2, mas resumindo isso quer dizer ele representa na verdade 2^7 (128) números, ou seja, metade dos 2^8 (256).

Concluindo, o range dos números inteiros são na verdade 2^(numDeBits - 1), ou seja:

byte 8 bits -2^7 a (2^7)-1

short 16 bits -2^15 a (2^15)-1

int 32 bits -2^31 a (2^31)-1

long 64 btis -2^63 a (2^63)-1

São detalhes q costumam passar desapercebidos e são justamente esses que caem na prova de certificação! wink.gif

É isso aí!

Flws!

T+

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