Inicialmente, quero me desculpar pela demora desse segundo Post. Por falta de tempo, só pude escrevê-lo agora!
Para quem já utilizou qualquer outra linguagem de programação, verá que Java não tem nada de radical nessa parte!
2. Variáveis, Operadores, etc.
Nessa parte do curso, observaremos a sintaxe da linguagem Java. De maneira geral, podemos dizer que ela é bem semelhante, senão igual, à sintaxe utilizado na linguagem C/C++.
2.1. Tipos de Dados
Para representar e armazenar diferentes informações, é necessário escolher o tipo correto de dados. Para guardar a idade de alguém, por exemplo, é apropriado utilizar um tipo numérico de pouca capacidade (já que as pessoas não costumam passar dos 65535 anos! =P), e assim por diante. Veremos mais a seguir.
Os tipos de dados presentes em java são os seguintes:
Numeros
- byte (8 bits)
- short (16 bits)
- int (32 bits)
- long (64 bits)
Ponto Flutuante (ou números não inteiros)
- float
- double
Caracteres
- char (guarda apenas uma "letra")
Lógica
- boolean (podendo receber os valores "true" ou "false" apenas)
NOTAS:
1. Ter o tamanho de 8 bits, por exemplo, indica que a variavel poderá armazenar valores que vão de -(2^8) a (2^8-1), ou seja, de -128 a 127.
2. Diferente do C/C++, não há qualquer grau de parentesco entre dados lógicos (boolean) e números (int, long, ...).
3. Em Java não existe o modificador Unsigned, presente em outras linguagens, fazendo com que as variáveis sempre possam receber valores negativos.
2.2. Variáveis
Uma variável é como um identificador para algo que o programador queira guardar, podendo utilizar depois, se desejar. Ao criar uma variável, o programador decide como deve se referir a ela, atribuindo-a, assim, um nome e também um tipo, que dirá se a variavel guarda um número, uma letra, ou qualquer outro tipo de dados. Ao decidir o nome da variável, entretando, o programador não poderá utilizar espaços ou quaisquer outros simbolos especiais. Apenas letras e números são aceitos. Se desejar, também pode utilizar os símbolos "_" ou "$", embora não seja recomendado.
Para utilizar uma variável, devemos primeiro "declará-la". Isso é, explicar ao compilador que nós estaremos utilizando o nome da variável para nos referirmos a um determinado endereço na memória e também especificamos o tipo. Para declarar uma variavel, fazemos da seguinte forma:
Os nomes das variáveis começam com letras minusculas e as constantes, em caixa alta. A utilização de nomes longos pode ser trabalhoso na hora de digitar o código do programa, mas faz com que o codigo fique bem claro e facilita a leitura. Essas recomendações não são obrigatórias, mas devem ser seguidas se queremos que alguém, além de nós mesmos, entenda o código do programa. Além disso, você mesmo pode se perder se o código não estiver bem limpo e organizado!
2.3. Comentários
Os comentários são trechos de texto ignorados pelo compilador, que servem para explicar partes do código ou a utilização de determinadas funçoes.
Eis um programa exemplo que utiliza os conceitos aprendidos até aqui. Utilize a IDE preferida para digitá-lo e compilá-lo.
Altere-o como quiser!
/* Programa Soma
* Descrição: Programa que testa as variaveis e os operadores.
*/
public class Soma {
public static void main(String[] args) {
int a, b;
a = 10;
b = 15;
// A seguir, vemos alguns operadores aritmeticos.
System.out.println("a = " + a );
System.out.println("b = " + b );
System.out.println("a + b = " + (a+b));
System.out.println("b - a = " + (b-a));
System.out.println("a * b = " + (a*b));
System.out.println("a + 1 = " + (++a)); // Incrementando a
System.out.println("a = " + a );
}
}
Por hj é só! Postem qualquer dúvida, problema ou comentário!
Pergunta
iSoron
Inicialmente, quero me desculpar pela demora desse segundo Post. Por falta de tempo, só pude escrevê-lo agora!
Para quem já utilizou qualquer outra linguagem de programação, verá que Java não tem nada de radical nessa parte!
2. Variáveis, Operadores, etc.
Nessa parte do curso, observaremos a sintaxe da linguagem Java. De maneira geral, podemos dizer que ela é bem semelhante, senão igual, à sintaxe utilizado na linguagem C/C++.
2.1. Tipos de Dados
Para representar e armazenar diferentes informações, é necessário escolher o tipo correto de dados. Para guardar a idade de alguém, por exemplo, é apropriado utilizar um tipo numérico de pouca capacidade (já que as pessoas não costumam passar dos 65535 anos! =P), e assim por diante. Veremos mais a seguir.
Os tipos de dados presentes em java são os seguintes:
Numeros
- byte (8 bits)
- short (16 bits)
- int (32 bits)
- long (64 bits)
Ponto Flutuante (ou números não inteiros)
- float
- double
Caracteres
- char (guarda apenas uma "letra")
Lógica
- boolean (podendo receber os valores "true" ou "false" apenas)
NOTAS:
1. Ter o tamanho de 8 bits, por exemplo, indica que a variavel poderá armazenar valores que vão de -(2^8) a (2^8-1), ou seja, de -128 a 127.
2. Diferente do C/C++, não há qualquer grau de parentesco entre dados lógicos (boolean) e números (int, long, ...).
3. Em Java não existe o modificador Unsigned, presente em outras linguagens, fazendo com que as variáveis sempre possam receber valores negativos.
2.2. Variáveis
Uma variável é como um identificador para algo que o programador queira guardar, podendo utilizar depois, se desejar. Ao criar uma variável, o programador decide como deve se referir a ela, atribuindo-a, assim, um nome e também um tipo, que dirá se a variavel guarda um número, uma letra, ou qualquer outro tipo de dados. Ao decidir o nome da variável, entretando, o programador não poderá utilizar espaços ou quaisquer outros simbolos especiais. Apenas letras e números são aceitos. Se desejar, também pode utilizar os símbolos "_" ou "$", embora não seja recomendado.
Para utilizar uma variável, devemos primeiro "declará-la". Isso é, explicar ao compilador que nós estaremos utilizando o nome da variável para nos referirmos a um determinado endereço na memória e também especificamos o tipo. Para declarar uma variavel, fazemos da seguinte forma:
<Tipo> <nomeDaVariavel1> <nomeDaVariavel2> <...> ;
Ao declararmos a variavel, podemos atribuir um valor a ela: Os nomes das variáveis começam com letras minusculas e as constantes, em caixa alta. A utilização de nomes longos pode ser trabalhoso na hora de digitar o código do programa, mas faz com que o codigo fique bem claro e facilita a leitura. Essas recomendações não são obrigatórias, mas devem ser seguidas se queremos que alguém, além de nós mesmos, entenda o código do programa. Além disso, você mesmo pode se perder se o código não estiver bem limpo e organizado! 2.3. Comentários Os comentários são trechos de texto ignorados pelo compilador, que servem para explicar partes do código ou a utilização de determinadas funçoes. Eis um programa exemplo que utiliza os conceitos aprendidos até aqui. Utilize a IDE preferida para digitá-lo e compilá-lo. Altere-o como quiser!Por hj é só! Postem qualquer dúvida, problema ou comentário!
falou
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