Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Somar valores de uma tabela.


Samara

Pergunta

Olá pessoal

Olha... uma dúvida aqui, tah bem complicado

Eu tenho uma tabela chamada produtos...Tenho lá vários produtos cadastrados, ou seja, vários registros na tabela ....nessa tabela tem um campo chamado preço... o que preciso fazer é uma soma do total... o valor de todos esses produtos, o Dremweaver tem ferramenta pra isso? Como faço isso? Preciso ter o valor total de todos esses produtos, mas não sei quantos produtos tenho cadastrados na tabela.

Exemplo:

Produto1__________5.00

Produto2__________8.00

Total:_____________13.00

Eu já criei records para buscar o conteúdo da tabela.. mas não vejo saída para fazer isso , somar automaticamente, mesmo não sabendo quantos produtos tenho cadastrados na tabela

Obrigada pela atenção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

ahh já deu certo aqui Leandro

fiz assim:

SELECT REPLACE(FORMAT(SUM(REPLACE(preço, ',', '.')),2), '.', ',') FROM produtos

é que eu estou gravando números decimais separados por "virgula" hehehe... errei ao postar o tópico =/ peço desculpas, fiz o exemplo usando "ponto"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Só mais um dúvida ^_^

com o SUM eu fiz Adição de todos os preços pra ter o total...

é possível fazer multiplicação em SQL? coluna quantidade vezes preço?

=] por enquanto muito obrigada... e não perde a paciência comigo viu! hehehe, estou aprendendo ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Imagina que vou perder a paciência, o fórum é pra nós aprendermos mesmo!

Bom, eu não conheço uma forma de multiplicar o valor pela quantidade por MySQL, mas o pessoal lá dessa área do fórum deve saber.

Eu costumo utilizar o PHP mesmo, mas antes precisa trocar a vírgula dos milhares pelo ponto, e o ponto dos decimais pela vírgula.

Aí é só fazer a consulta no MySQL:

$consulta = mysql_query("SELECT * FROM `produtos` WHERE `produto` = 'sua_condição'");
E resgatar os valores:
$resultado = mysql_fetch_array($consulta);
$Quantidade = $resultado["quantidade"];
$Preço = $resultado["preço"]; // Fala pra mim, funciona utilizar o "ç" nas variáveis e no MySQL?
Aí é só trocar as vírgulas e pontos e depois fazer a multiplicação!
$Total = $Preço * $Quantidade;

Deividy, não marca como resolvido ainda não!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

huu acho que entendi... você resgata o preço depois a quantidade, e dai faz a multiplicação... eu burrinha nem pensei nisso=/ da pra fazer na hora de exibir a consulta=]

haha, quanto ao "ç", não sei se funciona, eu uso "C" mesmo, só escrevi com "Ç"....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Leandroooo!

Vou te incomodar um pouco mais ainda hehehe...

Olha, vou te explicar o que pretendo fazer.

Quero montar um sistema de vendas, essa Adição usando SUM é pra dizer o preço total da lista de compras... mas quando a compra é confirmada preciso dar baixa nos produtos do estoque automaticamente... Quando cadastro os produtos, existe um campo chamado quantidade, lá informa a quantidades disponível desse mesmo produto... Preciso que ela vá baixando de acordo com que as compras sejam feitas, entende? Daih tem outra tabela chamada “estoque mínimo” lá tenho a lista com o nome do produto e o limite mínimo a que pode chegar... ou seja , eu comparo esses números desta tabela de estoque mínimo, com os números(quantidade) de produtos disponíveis na tabela Produtos, e quando estiver baixo eu faço um aviso na parte administrativa do site... É um sistema de loja virtual, faz tempo que estou tentando montar, mas aparecem cada vez mais dificuldades =/... Tem idéia de como posso fazer isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Estamos desenvolvendo exatamente a mesma coisa...

A diferença é que eu preciso fazer isso e não tenho paciência nenhuma!

Você terá que salvar os produtos do carrinho em uma tabela do banco de dados, aí é só fazer a consulta, vamos supor:

$consulta = mysql_query("SELECT * FROM `carrinho` WHERE `id` = '$id'");
Isso você terá que salvar o id do carrinho do cliente na tabela dele. Aí é só você mandar o PHP conferir cada item desse carrinho e dar baixa no estoque, assim:
if ($resultado = mysql_fetch_array($consulta)){
    do {
        $produto = $resultado["produto"];
        $quantidade = $resultado["quantidade"];
        $consulta1 = mysql_query("SELECT * FROM `estoque` WHERE `produto` = '$produto'");
        if ($resultado1 = mysql_fetch_array($consulta1)){
            $quantidade_produto = $resultado1["quantidade"];
            $quantidade_atual = $quantidade_produto - $quantidade;
            mysql_query("UPDATE `estoque` SET `quantidade` = '$quantidade_atual' WHERE `produto` = '$produto'");
            }
        }
    }

Meio complicadinho, né?

Mas fazendo um passo por vez o projeto acaba saindo.

E também, é só gritar aqui que eu acompanho!

Deividy, poderia, por favor, mover este tópico para a área de PHP?

Origado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...