Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Calculo de Horas !


Cleibson

Pergunta

bom esse é meu segundo tópico hehehe, o primeiro onem foi respondido ainda.

Esse é sobre uma formula que acho aos meu olhos impossivel ao meu alcance,

É o seguinte tenho um banco de dados em minhas mãos que era para caucluar tempos de alugueis em horas. no banco esta tudo separadinho assim Data de saida (DD/MM/AA) e Hora Saida (05:00), também tem os campos de chegada (DD/MM/AA) e Hora de chegada (05:00). Dae a bronca o calculo matematico para isso é facil porem é preciso um monte de brebotes. passei noites e noites e montei no papel o calculo.

Ex:

x¹=Data Saida Aluguel : 04/06/2008 às 10:00

x²=Data Chegada: 04/07/2008 às 10:00

xa¹= dia saida (04*24) = 96

xb¹= nº mês (6*30*24) = 4.320

xc¹= Ano (2008*365*24) = 17.590,080

xd¹= hora = 10

xe¹= soma de (xa¹+xb¹+xc¹+xd¹)= 17.594,506

xa²= dia saida (04*24) = 96

xb²= nº mês (7*30*24) = 5.040

xc²= Ano (2008*365*24) = 17.590,080

xd²= hora = 10

xe²= soma de (xa²+xb²+xc²+xd²)= 17.595,226

total Geral = (Xe¹ - Xe²) = 17.594,506 - 17.595,226

então o tempo de aluguel em horas foi : (720 h)

Se entenderão o que descrevi nesse documento ? acho que é possivel ter a resposta que esse codigo ou formula e enorme, e outra a turma da empresa que trabalho que que eu coloque isso para ficar em um formulario, para eles ver na hora que quizer qual é a situação do aluguel do veiculo. To ferrado nu estou já pesquizei tudo, estou enlouquecendo....

Por favor galera dê seu palpite, ajudem por favor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Só não entendi usar tantos calculos para isso, crie uma tabela, no campo de entrada coloque o tipo da data como Data/Hora no Formato do campo escolha data geral.

Depois faça o mesmo com o campo data de saida e pronto só digitar no campo data de entrada 04/06/2008 10:00 e no campo data de saida 04/07/2008 10:00 e fazer a subtração de data de saida menos data de entrada vai dar o resultado em dias, em seguida pegue os dias e multiplique por 24 que você vai ter em horas.

Segue abaixo um exemplo.

http://www.4shared.com/file/50392133/8b713...rified=dd0a2ba1

At.

Everaldo

eve_anjos@hotmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Muito obrigada pela dica, é isso mesmo o que eu quero, só montei aquele calculo por tinha duvida em relação a diferença de dias em alguns meses, 30 e 31. Só tem um probleminha a data(data normal) e hora(texto) são separados como faço colocalos em um local só, já no formato data/hora geral ?

só falta isso, se conseguir juntar os dois e colocalos nesse formato, esta resolvido.

Att.: cleibson

Editado por Cleibson
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

entendi plenamente seu exemplo. mas só que meu banco tem a data separada da hora, como faço para um campo receber esses dois dados e deixa nesse formato com os mesmos dados.

ex.:

06/04/2008(data normal) e 05:00(texto) transformar em 06/04/2008 05:00:00 (data/hora geral).

fazendo isso não precisarei mexer no meu banco so acrescentar um com essa possivel formula pra convenção e depois fazer os cauculos que você me mostrou.

Agradeço antecipado.

Att.: Cleibson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Tudo bem é possivel, só o campo hora que segundo você esta no tipo texto que não tem jeito, tem que alterar para data/hora, porque não é possível em nenhum banco de dados montar cálculos com tipo de dados texto (String).

Montei outro exemplo, agora criei um campo data de entrada e hora de entrada, data de saída e hora de saída.

Depois montei uma consulta e juntei os campos data de entrada e hora de entrada, fiz o mesmo com a saída. Em seguida subtrai o resulta da saída menos o resultado da entrada e multipliquei por 24, para dar o resultado em número inteiro.

Segue o exemplo

http://www.4shared.com/file/50771133/bd656...rified=dd0a2ba1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...