Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

como eu somo um banco de dados

Arrais Júnior

Pergunta

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

vou usar isso? como...tou certo;..tentei mais não consegui...

no onclick do botao...

ADOQuery1.Active := False;

ADOQuery1.SQL.Clear;

ADOQuery1.SQL.Add('SELECT SUM(PrecoDoItem) FROM TABELA WHERE [CRITÉRIOS]');

ADOQyery1.Open;

no onchange do edit1

ADOQuery1.FieldByName('PrecoDoItem').asFloat;

tou com dúvidas sobre esse CRITÉRIO, não sei o que é..tou colocando os codgs nos locais certos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 0

ADOQuery1.SQL.Add('SELECT SUM(PrecoDoItem) FROM TABELA WHERE [CRITÉRIOS]');

tou com dúvidas sobre esse CRITÉRIO, não sei o que é..tou colocando os codgs nos locais certos?

Critérios é o que voce quer filtrar nos registros de sua tabela

exemplo:

ADOQuery1.SQL.Add('SELECT SUM(PrecoDoItem) FROM TABELA WHERE mes = 1');

somar todos os campos PrecoDoItem referentes ao mes 1 ( Janeiro )

faça uma pesquisa no forum por SQL ... tem muitos posts sobre este assunto

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...mp;highlite=sql

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...7343&hl=sql

abraço

Link para o comentário

• 0

continuo sem intender, Jhonas, não ache que, porque eu não., eu não procurei....bem cara, pra falar a verdade acho que só cheguei a esses códigos que coloquei, porque procurei, e procurei muito, até mais do que qualquer pessoa poderia procurar, olhei, vi, achei, mais não intendo, procuro alguém que queira me dizer como isso funciona,...eu pergunto por não saber, eu não sei, porque não explicam!

bem, depois de desabafar, mostrando minha indignação com todo o sistema de foruns e internet, sei que não vou mudar nada, mais quero que fique bem claro que até hoje não vi nenhum tutorial basico que seja básico, nunca ninguém faz algo para quem não sabe, e essa é minha situação atual....mais pretendo melhora-la muito......

se for comparar o que eu sei com o que vc6 sabem, pode-se dizer que eu não sei nada....mais se for comparar o que eu sei ..com o que eu sabia há 3 meses atras...acho que aprendi muito...aprendi não...fiz várias cópias e algumas associações....enfin, preciso de ajuda, e vejo que você as tem.

voltando ao meu problema..

fiz o que você falow.. eu testei com uma outra aplicação que fiz... tipo, fiz um outro banco, com 3 campos, MES...VALOR....NOME...somente para testar

coloquei um ADOtable, ADOquery, ADOconnection, DATAsource, e um DBgrid.......COloquei um botão e um edit..

no ONCLICK do botão coloquei..

ADOQuery1.Active := False;

ADOQuery1.SQL.Clear;

ADOQuery1.SQL.Add('SELECT SUM(valor) FROM TABELA WHERE mes = 1');

ADOQyery1.Open;

tah dando erro na ultima linha (pelo que já aprendi, nem sempre o erro está na linha marcada, as vezes está na linha anterior....

perguntas..

1º posso colocar esse codigo no onclick do botão não é??

2º o nome TABELA, é tabela mesmo ou eu tenho que colocar o nome da minha tabela que é "teste". (testei também, mais deu mesma coisa)..

no onchange do edit coloquei..

ADOQuery1.FieldByName('valor').asFloat;

não sei de nada sobre esse, mais parece não dar erro...somente não sei se é no edit mesmo que devo coloca-lo.

editei porque faltava dizer uma coisa...tipo, tou com um banco feito no ACCESS, posso usar esses comando de adoquery? pensei que fosse pra sql...

tah ligado assim...ADOconnection no meu arquivo .mdb, ADOtable ligado no ADOconection...o Datasource no ADOtable, ADOquery no ADOconnection, e o DBgrid no DATAsource.

vlws

tipo, acho que o critério poderia ser simples, tipo, eu uso um filtro...ai aperto o botao e soma o que tiver filtrado...então, o filtro fika como se fosse meu critério.. :)

Editado por Arrais Júnior
Link para o comentário

• 0

Em resumo ... tudo o que voce expos siginifica falta de conhecimento básico na linguagem ...

pelo simples fato de voce ter copiado o comando e não sabendo como ele sera executado pelo programa

ADOQuery1.SQL.Add('SELECT SUM(valor) FROM TABELA WHERE mes = 1');

neste exemplo o colega colocou o comando corretamente porem não sintaxe correta

http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php...st&p=489487

procuro alguém que queira me dizer como isso funciona,...eu pergunto por não saber, eu não sei, porque não explicam!

bem, depois de desabafar, mostrando minha indignação com todo o sistema de foruns e internet, sei que não vou mudar nada

Sou voluntario neste forum ( procuro tirar dúvidas de quem já tem algum conhecimento e não ensinar o básico ), então dentro da minha diponibilidade de horario e paciência tento dar uma ajuda aos colegas... existem muitos outros membros que têm condições de responder a voce ... se não o fazem é porque ... ou não sabem ou não querem ou não tem tempo ( .... mas sempre estão em busca de soluções para os seus problemas ).

E como voce diz .... sei não vou mudar nada...

abraço

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...