Postei num outro assunto, entretanto gostaria de ouvir a opinião do pessoal ligado especificamente em Hardware. É importante para mim. Por gentileza, não apague o tópico. Fico feliz por isto.
Criei uma cópia idêntica deste tópico em três diferentes tipos de arquivo para facilitar sua visualização. Os arquivos contêm links, está tudo mais organizado, aconselho visualizar este post abrindo um destes arquivos, de preferência o HTML, assim visualizara aqui mesmo. Você pode abrir a versão PDF (Acrobat Reader), HTML (Internet Explorer, Firefox, Etc.), ou DOC (Microsoft Word).
Estes arquivos são cópia do tópico - Para acessibilidade e facilitar a visualização deste post.
Olá, como vão? Sou novato por aqui. É um prazer participar do fórum e poder contribuir de alguma forma para que o conhecimento seja distribuído. Espero que possam ser pacientes e que se permitam doar um pouco de vosso tempo e compartilhar do teu conhecimento neste tópico de forma que eu me torne menos ignorante do que fui ontem =D
Qualquer informação é apreciada, ainda que curta e incompleta, é valiosa. Isto serve não apenas para este, mas tantos outros tópicos espalhados por aí. Possuo um modesto conhecimento em informática, incluindo programação, e, portanto as necessidades apresentadas aqui serão implementadas por mim e minha equipe, não por terceiros.
Fiz o meu ‘dever de casa’ e tenho o básico sobre VoIP (Voice Over Internet Protocol – Voz Sobre o Protocolo da Internet), e agora me permitam apresentar-lhes as questões em si...
Dirijo uma pequena empresa no Paraná, e nesta empresa temos uma equipe de suporte e atendimento ao consumidor (SAC). A equipe de SAC é formada por 1 telefonista e 4 ótimos rapazes, inclusive estes mantêm contrato constante com 3 colabores de 3 diferentes cidades do Paraná. Assinamos os serviços de telefonia e internet com a GVT, contando com banda larga ADSL de 10 Megabits/s (1 Megabyte/s) para Download e 1 Megabits/s (100 Kbites/s) para Upload.
A rede interna ou rede privada possui 5 computadores interligados através da tecnologia wireless e estes 5 computadores possuem acesso à internet. Há possibilidade de ligar os computadores através de cabos comuns para maior taxa de transferência se necessário.
Despesas telefônicas altas, conseqüentemente renovaremos o hardware e implementaremos Voz sobre IP – VoIP. Considerem que não tenhamos nenhum equipamento para tanto, e que, portanto compraremos o que for necessário. Contrataremos 2 ou 3 provedores VoIP de baixíssimo custo que variam de R$ 0,02 a R$ 0,31 por minuto as ligações para telefones fixos e celulares respectivamente.
Temos 2 provedores VoIP em mente: VoipRaider e VoipWise. Precisamos de um 3º com bons preços.
1. Opiniões? Bom negócio quanto aos dois provedores escolhidos? Qual poderia ser o 3º?
Gostaríamos de ter os 3 provedores VoIP configurados e rodando no sistema simultaneamente para garantir a continuidade do negócio e utilizar cada um de acordo com o preço praticado, por exemplo, em ligações para celular usamos o provedor (X), telefones fixos usamos (Y), e deixamos o (Z) disponível para caso de falhas, indisponibilidade dos demais, etc.
Nosso fluxo de ligações não precisa mais do que 3 chamadas simultâneas. No esquema de atendimento, quando um cliente entra em contato conosco, freqüentemente a telefonista terá que transferir a ligação para um dos colabores, de acordo com a necessidade em questão, ou apenas transfere internamente para um de nossos rapazes do SAC. Quando a chamada tiver que ser transferida para um de nossos colaboradores ela deve obrigatoriamente ser transferida através das linhas VoIP disponíveis.
2. Como podemos possibilitar que ao receber uma ligação de um telefone fixo comum ou celular (ligação PSTN), nossa telefonista a atenda e, a transfira internamente ou externamente para um de nossos colaboradores em sua cidade através de uma das linhas VoIP disponíveis? Como funcionaria este esquema na prática passo-a-passo?
Estávamos pensando em implementar a solução proposta Asterisk 2ºPT, mas nosso humilde conhecimento não nos permite, no entanto desconsidere o Asterisk e suas variantes. E como uma equipe empenhada, e eu sedento por conhecimento, ficaríamos muito felizes se a empresa pudesse receber chamadas não PSTN (Public Switched Telephone Network - Rede Pública de Telefonia Comutada), como por exemplo, ligações de Telefones IP, SoftPhones 2ºEN, Google Talk, MSN, e outros 2ºPT, tendo as chamadas todas ‘magicamente’ centralizadas à telefonista de maneira ‘simples’.
3. Podem sugerir algo? Não tenho idéia sobre como realizar isto de uma forma relativamente ‘simples’, bem como uma forma de tornar a ligação do cliente gratuita sem que tenhamos de instalar um número 0800 seria extremamente apreciada.
Sim. Não desanime, ao menos sei alguma coisa =D
Teremos de gastar um pouco de dinheiro em hardware e tempo em leitura para que possamos realizar esta tarefa. Então, por favor...
4. Quais equipamentos estariam envolvidos nesta solução, como Modem ADSL 2ºEN 3ºPT, Roteador Wireless 2ºEN 3ºPT, Switch 2ºEN 3ºPT, Telefones Comuns 2ºEN 3ºPT, Telefones IP 2ºEN 3ºPT, e outros dispositivos, incluindo este, este e este, quais? Sua sugestão é de muito valor e realmente apreciada.
Muito obrigado pelo seu conhecimento, por sua paciência. Continue estudando, ajudando o seu ‘próximo’... O mundo precisa de pessoas assim.
Desculpe pelo longo, longo post. Desculpe pela lista ‘infinita’ de ‘desejos’. E Desculpe se alguma das informações de que careço já foi postada. Eu agradeço sinceramente e espero que este tópico possa ajudar outras pessoas por aqui, e, se eu puder contribuir com algo, por gentileza, me deixe saber. Ficarei muito feliz em contribuir.
Pergunta
Henrique-S
Olá, como vão? Sou novato por aqui. É um prazer participar do fórum e poder contribuir de alguma forma para que o conhecimento seja distribuído. Espero que possam ser pacientes e que se permitam doar um pouco de vosso tempo e compartilhar do teu conhecimento neste tópico de forma que eu me torne menos ignorante do que fui ontem =D
Qualquer informação é apreciada, ainda que curta e incompleta, é valiosa. Isto serve não apenas para este, mas tantos outros tópicos espalhados por aí. Possuo um modesto conhecimento em informática, incluindo programação, e, portanto as necessidades apresentadas aqui serão implementadas por mim e minha equipe, não por terceiros.
Fiz o meu ‘dever de casa’ e tenho o básico sobre VoIP (Voice Over Internet Protocol – Voz Sobre o Protocolo da Internet), e agora me permitam apresentar-lhes as questões em si...
Dirijo uma pequena empresa no Paraná, e nesta empresa temos uma equipe de suporte e atendimento ao consumidor (SAC). A equipe de SAC é formada por 1 telefonista e 4 ótimos rapazes, inclusive estes mantêm contrato constante com 3 colabores de 3 diferentes cidades do Paraná. Assinamos os serviços de telefonia e internet com a GVT, contando com banda larga ADSL de 10 Megabits/s (1 Megabyte/s) para Download e 1 Megabits/s (100 Kbites/s) para Upload.
A rede interna ou rede privada possui 5 computadores interligados através da tecnologia wireless e estes 5 computadores possuem acesso à internet. Há possibilidade de ligar os computadores através de cabos comuns para maior taxa de transferência se necessário.
Despesas telefônicas altas, conseqüentemente renovaremos o hardware e implementaremos Voz sobre IP – VoIP. Considerem que não tenhamos nenhum equipamento para tanto, e que, portanto compraremos o que for necessário. Contrataremos 2 ou 3 provedores VoIP de baixíssimo custo que variam de R$ 0,02 a R$ 0,31 por minuto as ligações para telefones fixos e celulares respectivamente.
Temos 2 provedores VoIP em mente: VoipRaider e VoipWise. Precisamos de um 3º com bons preços.
Gostaríamos de ter os 3 provedores VoIP configurados e rodando no sistema simultaneamente para garantir a continuidade do negócio e utilizar cada um de acordo com o preço praticado, por exemplo, em ligações para celular usamos o provedor (X), telefones fixos usamos (Y), e deixamos o (Z) disponível para caso de falhas, indisponibilidade dos demais, etc.
Nosso fluxo de ligações não precisa mais do que 3 chamadas simultâneas. No esquema de atendimento, quando um cliente entra em contato conosco, freqüentemente a telefonista terá que transferir a ligação para um dos colabores, de acordo com a necessidade em questão, ou apenas transfere internamente para um de nossos rapazes do SAC. Quando a chamada tiver que ser transferida para um de nossos colaboradores ela deve obrigatoriamente ser transferida através das linhas VoIP disponíveis.
Estávamos pensando em implementar a solução proposta Asterisk 2ºPT, mas nosso humilde conhecimento não nos permite, no entanto desconsidere o Asterisk e suas variantes. E como uma equipe empenhada, e eu sedento por conhecimento, ficaríamos muito felizes se a empresa pudesse receber chamadas não PSTN (Public Switched Telephone Network - Rede Pública de Telefonia Comutada), como por exemplo, ligações de Telefones IP, SoftPhones 2ºEN, Google Talk, MSN, e outros 2ºPT, tendo as chamadas todas ‘magicamente’ centralizadas à telefonista de maneira ‘simples’.
Sim. Não desanime, ao menos sei alguma coisa =D
Teremos de gastar um pouco de dinheiro em hardware e tempo em leitura para que possamos realizar esta tarefa. Então, por favor...
Muito obrigado pelo seu conhecimento, por sua paciência. Continue estudando, ajudando o seu ‘próximo’... O mundo precisa de pessoas assim.
Desculpe pelo longo, longo post. Desculpe pela lista ‘infinita’ de ‘desejos’. E Desculpe se alguma das informações de que careço já foi postada. Eu agradeço sinceramente e espero que este tópico possa ajudar outras pessoas por aqui, e, se eu puder contribuir com algo, por gentileza, me deixe saber. Ficarei muito feliz em contribuir.
E novamente, obrigado!
Abraço,
Henrique
“A educação não custa nada... E se ganha tudo”
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