sou novato em delphi e banco de dados, me indicaram o firebird para usar com delphi, achei ele bom mas como estou comecando gostaria de uma ajudinha, preciso saber como faco para incluir dados dentro de um banco de dados que já criei com o ibexpert e salvei no diretorio c:\testedb.fdb, com 1 tabela cliente com 2 campos nome e endereco e com o form que fiz no delphi que esta descrito logo abaixo.
1 edit = nome
1 edit = endereco
1 button = adicionar
1 SQLConnection1 = já configurado para o banco teste e conectado
1 SQLDataSet1 = tambem configurado
no botao adicionar eu coloquei o seguinte comando so para teste
SQLDataSet1.Open;
SQLDataSet1.Append;
SQLDataSet1.Post;
mas quando eu clico nele, me retorna um erro assim descrito:
'SQLDataset1: Cannot modify a read-only datase'.
já tentei de tudo mas não acho o erro, não sei c estou fazendo certo com os comando ou inclui os objetos certos.
Pergunta
Marcos Augusto
ola pessoal
sou novato em delphi e banco de dados, me indicaram o firebird para usar com delphi, achei ele bom mas como estou comecando gostaria de uma ajudinha, preciso saber como faco para incluir dados dentro de um banco de dados que já criei com o ibexpert e salvei no diretorio c:\testedb.fdb, com 1 tabela cliente com 2 campos nome e endereco e com o form que fiz no delphi que esta descrito logo abaixo.
1 edit = nome
1 edit = endereco
1 button = adicionar
1 SQLConnection1 = já configurado para o banco teste e conectado
1 SQLDataSet1 = tambem configurado
no botao adicionar eu coloquei o seguinte comando so para teste
SQLDataSet1.Open;
SQLDataSet1.Append;
SQLDataSet1.Post;
mas quando eu clico nele, me retorna um erro assim descrito:
'SQLDataset1: Cannot modify a read-only datase'.
já tentei de tudo mas não acho o erro, não sei c estou fazendo certo com os comando ou inclui os objetos certos.
alguém pode me ajudar???
Grato Marcos Augusto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.