nkzao Postado Junho 17, 2008 Denunciar Share Postado Junho 17, 2008 Eu tava precisando de ajuda em um trabalho q tenho pra fazer ...1. Introdução - Backtracking (Técnica de Tentativa e Erro)Uma área muito interessante de projeto de algoritmos é quando se quer achar soluções paraproblemas que não se conhece uma regra fixa de computação. Nesse caso, uma possívelalternativa é a técnica de tentativa e erro. Nesse tipo de problema, a abordagem mais comum édecompor o processo em um número finito de tarefas parciais. Geralmente as tarefas sãoexpressas naturalmente em termos recursivos e devem ser exploradas de forma exaustiva. Aconstrução de uma solução é obtida através de tentativas (ou pesquisas) da árvore de sub-tarefas.A técnica de tentativa e erro pode ser melhor explicada através de um exemplo: O Passeio doCavalo (Knight’s Tour). Seja um tabuleiro nxn com n2 posições e um cavalo que move seguindo asregras do xadrez. O cavalo é colocado numa posição inicial (x0; y0). O objetivo do problema éencontrar, se existir, um passeio do cavalo com n2 - 1 movimentos tal que todas as posições dotabuleiro são visitadas uma única vez.Algoritmos que usam a técnica de tentativa e erro não seguem uma regra fixa de computação. Emgeral, os passos em direção à solução final são tentados e registrados numa estrutura de dados.Caso esses passos tomados não levem à solução final do problema, eles podem ser retirados eapagados do registro.2. Trabalho PráticoO trabalho consiste na implementação (em Python) do algoritmo “Passeio do cavalo no tabuleirode xadrez”.Desde jáObrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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nkzao
Eu tava precisando de ajuda em um trabalho q tenho pra fazer ...
1. Introdução - Backtracking (Técnica de Tentativa e Erro)
Uma área muito interessante de projeto de algoritmos é quando se quer achar soluções para
problemas que não se conhece uma regra fixa de computação. Nesse caso, uma possível
alternativa é a técnica de tentativa e erro. Nesse tipo de problema, a abordagem mais comum é
decompor o processo em um número finito de tarefas parciais. Geralmente as tarefas são
expressas naturalmente em termos recursivos e devem ser exploradas de forma exaustiva. A
construção de uma solução é obtida através de tentativas (ou pesquisas) da árvore de sub-tarefas.
A técnica de tentativa e erro pode ser melhor explicada através de um exemplo: O Passeio do
Cavalo (Knight’s Tour). Seja um tabuleiro nxn com n2 posições e um cavalo que move seguindo as
regras do xadrez. O cavalo é colocado numa posição inicial (x0; y0). O objetivo do problema é
encontrar, se existir, um passeio do cavalo com n2 - 1 movimentos tal que todas as posições do
tabuleiro são visitadas uma única vez.
Algoritmos que usam a técnica de tentativa e erro não seguem uma regra fixa de computação. Em
geral, os passos em direção à solução final são tentados e registrados numa estrutura de dados.
Caso esses passos tomados não levem à solução final do problema, eles podem ser retirados e
apagados do registro.
2. Trabalho Prático
O trabalho consiste na implementação (em Python) do algoritmo “Passeio do cavalo no tabuleiro
de xadrez”.
Desde já
Obrigado
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