Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Dúvida Delphi7 DBGrid não atualiza dados


Nardy

Pergunta

Pessoal, estou com uma duvida no Delphi..

Criei um form para ser utilizado como herança para os form filhos com todos os botões, primeiro, anterior.. gravar, cancelar, etc, com PageControl utilizando dois TabSheet1 e TabSheet2, no caso no TabSheet1 tem um DBGrid onde aparece todos os campos que cadastrei, e no TabSheet2 irá apenas mostrar os campos para digitar e cadastrar um novo registro.

E no TabSheet, onde vou cadastrar os registros nos DBedits, em dois campos eu troquei o DBedit por 2 DBRadioGroup onde estes tem como nome e itens.

o 1º radio group está assim.

DBRadioGroup1 que contém 4 Itens

Retido com Value 'R'

Devolvido com Value 'D'

Ambos com value 'A'

Pendente com value 'P' setado como padrão quando for inserir um novo registro.

o 2º radio group está assim.

DBRADIO

Incluir no relatório com Value 'I'

Excluir do relatório com value 'E'

sem nenhum destes setados como padrão

Sendo assim.. criei também no mesmo panel dos botões padrão (navegação) dois GroupBox com dois botões em cada a intenção de alterar os values dos DBRadios e no caso o primeiro GroupBox tem os botões Retido e Devolvido, com a intenção de selecionar os campos dentro do DBRadioGroup1, (não fiz os quatros botões, pois precisarei apenas alterar para os valores Retidos e ou Devolvidos, dificilmente usarei a opção Ambos e Pendente já é a padrão)

E no segundo GroupBox a mesma coisa, porém para o DBRADIO, dois botões, Incluir e Excluir com a intenção de mudar os values do DBRADIO entre Incluir e Excluir, pois depois quando eu quiser gerar um relatório, irei gerar um relatório somente com os que estiverem setados como Incluir.

Porém.. acho que já explicado.. o meu problema é o seguinte..

Eu consigo alterar os Itens dos DBRadios usando os botões, que estão com código para editar o registro e alterar o value para R ou D (retido ou devolvido), porém quando eu clico em gravar, ele troca para o TabSheet onde mostra o DBGrid com a listagem dos registros cadastrados, e nesse DBGrid na coluna Ret/Dev onde era pra aparecer o R ou o D (de Retido ou Devolvido) fica ainda a Letra 'P' que foi setada como padrão para quando for gravarmos o registro.

Alguém sabe como resolver isso?? esse sisteminha que estou desenvolvendo facilitaria minha vida, porém já fazem umas 3 horas que estou aqui, e não consigo fazer com que ele altere o registro que aparece no DBGrid.

Uso o Delphi 7 e banco de dados Interbase.

Agradeço desde já as respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Tem como você nos disponibilizar o programa.

A única idéia que pude ter do que li é : você está usando ado não é? ?

tipo da um close na table e depois abre de novo, ou refresh, possa ser que você alterou, mas no grid não foi atualizado.

Espero ter ajudado.

P.S: Fica melhor se nos disponibilizar o fonte hehe ^^"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Tem como você nos disponibilizar o programa.

A única idéia que pude ter do que li é : você está usando ado não é? ?

tipo da um close na table e depois abre de novo, ou refresh, possa ser que você alterou, mas no grid não foi atualizado.

Espero ter ajudado.

P.S: Fica melhor se nos disponibilizar o fonte hehe ^^"

Luis Ricardo, como posso fazer para disponibilizar o fonte do meu sisteminha aqui?

preciso apenas fazer upload dele em algum site de compartilhamento e colocar o link aqui? ou tem como fazer upload de arquivos aqui no fórum mesmo? cadastrei ontem no fórum, somente para tirar essa dúvida e se possível ajudar os outros membros no que eu souber.

Eu até tentei dar um close um open e um refresh nas tabelas.. no grid, mas não deu certo..

E mais um coisa.. o que ser ADO? se for alguma abreviação, por favor me diga.. hehe.. se for algum componente, eu ainda não o conheço.

Falou abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

ADO é um componente utilizado em operações com acesso a Banco de Dados, ele faz conexão com o seu database, e faz consultas, inserções, exclusões e alterações na base.

Nas Paletas de componente do Delphi tem a paleta chamada ADO.

Em termos gerais é um Objeto de Conexão.

P.S: Coloque seu projeto no Winrar e também seu banco de dados. E faça uploado no rapidshare ou turboupload e me passe o link por aqui.

No aguardo.

Atenciosamente,

Luis Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Luis Ricardo.. está aí o arquivo.. acho que deve estar faltando algum componente, para fazer essa atualização do Grid.. dê uma olhada..

o Grid é no TabSheet1 do Form frmCadPallet, pois no caso, eu trabalho numa transportadora, e cansei de ter que fazer os controles de cargas paletizadas numa planilha de excel, por isso resolvi criar esse sisteminha para controle próprio e mais ágil dos pallets.

Sistema Pallets (atual)

Eu não estou usando a conexão ADO que você falou, nem nenhum componente da aba ADO, estou usando tudo pela aba dbExpress e uso os componentes SQLConnection para fazer a conexão com o banco de dados e uso o SimpleDataSet para fazer as ligações das tabelas..

Falou..

abraço.. aguardo resposta..

Editado por Nardy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

RESOLVIDO

Luis Ricardo, consegui resolver esse problema..

Eu estava colocando nos botões o código para alterar os valor do DBRadioGroup e então resolvi mudar, colocando para alterar o valor do DBRadioGroup diretamente no campo dele no DataSet do programa, e deu certo..

Valeu..

Aproveitando, editando o post, deixo mais 3 perguntas/pedidos..

1- Queria que alguém me ajudasse passo a passo, como importar dados de CSV (que pode ser salvo pelo excel em csv) para o meu banco de dados em firebird?

nunca fiz isso, nem tenho idéia como fazer, e preciso fazer isso nesse sisteminha que estou montando pois a minha planilha de excel que uso, tem mais de 1200 linhas de registros, e então imagine o quanto tempo eu iria demorar pra digitar uma por uma...

2- Também queria passo a passo, como criar um arquivo INI, para reconhecimento do banco de dados, se tenho que mexer no DataModule do meu sistema, ou o que devo fazer..

3- Também queria um passo a passo de como rodar esse sisteminha em rede?

Alguém pode me ajudar?

fazendo um imenso favor..

Agradeço desde já..

Já até fiz algumas pesquisas sobre essas minhas 3 duvidas na net, mas nada encontrei, por isso recorri ao fórum..

Editado por Nardy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Aproveitando, editando o post, deixo mais 3 perguntas/pedidos..

1- Queria que alguém me ajudasse passo a passo, como importar dados de CSV (que pode ser salvo pelo excel em csv) para o meu banco de dados em firebird?

nunca fiz isso, nem tenho idéia como fazer, e preciso fazer isso nesse sisteminha que estou montando pois a minha planilha de excel que uso, tem mais de 1200 linhas de registros, e então imagine o quanto tempo eu iria demorar pra digitar uma por uma...

2- Também queria passo a passo, como criar um arquivo INI, para reconhecimento do banco de dados, se tenho que mexer no DataModule do meu sistema, ou o que devo fazer..

3- Também queria um passo a passo de como rodar esse sisteminha em rede?

Respostas

1 - Experimente utilizar a opção Salvar Como do Excel voce salva a sua planilha diretamente para CVS

2 e 3 - Faça uma pesquisa no forum, já tem varios posts relacionados a sua duvida

procure pelas palavras INI e REDE

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...