smez Postado Julho 3, 2008 Denunciar Share Postado Julho 3, 2008 Bom pessoal tenho 4 combos e 2 text no meu formcomo que eu faço, se todos os 6 tiverem vázio ele da um alerta "campo vázio"se algum deles 6 tiver alguma coisa ele não da o alerta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 JuanHBiscaia Postado Julho 3, 2008 Denunciar Share Postado Julho 3, 2008 (editado) você só vai precisar fazer validação nos radio buttons, os combobox pode ficar sempre com uma opção selecionada como padrão, assim eles nunca ficarão vazios... quanto a validação dos radio buttons existem várias formas de fazer, uma delas é essa:script java script:<script language="javascript"> function valida(){ // guarda em variaveis o estado dos radio buttons (se eles estão checados ou não) // se marcado ele retorna true em caso contrário ele retorna false var r1 = document.getElementById('rButton1').checked; var r2 = document.getElementById('rButton2').checked; var r3 = document.getElementById('rButton3').checked; var r4 = document.getElementById('rButton4').checked; // aqui ele verifica se a propriedade checked de algum radio button recebeu false // em caso afirmativo ele mostra um alerta if ((r1 == false) && (r2 == false) && (r3 == false) && (r4 == false)){ alert ('escolha uma das opções'); }else{ alert('você marcou um radio button'); // nessa parte você coloca o que ele deve fazer se algum radio button for marcado // nesse caso, mostra um alert } } </script> e o código html: <form name="form1" id="form1"> <label>radio buttons</label><br><br> <input type="radio" id="rButton1" name="radio" />opção1<br> <input type="radio" id="rButton2" name="radio" />opção2<br> <input type="radio" id="rButton3" name="radio" />opção3<br> <input type="radio" id="rButton4" name="radio" />opção4<br> <br><br> <a href="java script: valida();">verifica</a> </form> duvidas, só postar -_- foi mal... agora que eu fui ver que era text e n radio... perai que eu já arrumo isso agora sim... o código certo: java script: <script language="javascript"> function valida(){ // recebe o valor digitado nos campos e guarda em variaveis var txt1 = document.getElementById('txt1').value; var txt2 = document.getElementById('txt2').value; // verifica se o campo1 ou o campo2 esta vazio, se sim, mostra um alerta // se não, mostra um alerta, mas indicando que todos os campos foram preenchidos if ((txt1 == '') || (txt2 == '')){ alert ('favor preencer todos os campos'); }else{ //nessa parte você coloca o que quer fazer se todos os campos forem preenchidos alert('todos os campos preenchidos'); } } </script> e o html: <form name="form1" id="form1"> <label>campo 1:</label><br> <input type="text" id="txt1" name="txt1" /> <br><br><label>campo 2:</label><br> <input type="text" id="txt2" name="txt2" /> <br><br> <a href="java script: valida();">verifica</a> </form>mas mesmo assim, se você for usar radio button pode usar o script que coloquei acima, e continuo com a minha opinião a respeito dos combo boxmais uma vez, qualquer coisa, posta ae -_- Editado Julho 3, 2008 por JuanHBiscaia Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 smez Postado Julho 3, 2008 Autor Denunciar Share Postado Julho 3, 2008 Então Juan, ñão posso deixar o combo vázio com valor, por causa da programação em aspse eu deixar com algum valor ele vai buscar o valor q ta.você só vai precisar fazer validação nos radio buttons, os combobox pode ficar sempre com uma opção selecionada como padrão, assim eles nunca ficarão vazios... quanto a validação dos radio buttons existem várias formas de fazer, uma delas é essa:script java script:<script language="javascript"> function valida(){ // guarda em variaveis o estado dos radio buttons (se eles estão checados ou não) // se marcado ele retorna true em caso contrário ele retorna false var r1 = document.getElementById('rButton1').checked; var r2 = document.getElementById('rButton2').checked; var r3 = document.getElementById('rButton3').checked; var r4 = document.getElementById('rButton4').checked; // aqui ele verifica se a propriedade checked de algum radio button recebeu false // em caso afirmativo ele mostra um alerta if ((r1 == false) && (r2 == false) && (r3 == false) && (r4 == false)){ alert ('escolha uma das opções'); }else{ alert('você marcou um radio button'); // nessa parte você coloca o que ele deve fazer se algum radio button for marcado // nesse caso, mostra um alert } } </script> e o código html: <form name="form1" id="form1"> <label>radio buttons</label><br><br> <input type="radio" id="rButton1" name="radio" />opção1<br> <input type="radio" id="rButton2" name="radio" />opção2<br> <input type="radio" id="rButton3" name="radio" />opção3<br> <input type="radio" id="rButton4" name="radio" />opção4<br> <br><br> <a href="java script: valida();">verifica</a> </form> duvidas, só postar -_- foi mal... agora que eu fui ver que era text e n radio... perai que eu já arrumo isso agora sim... o código certo: java script: <script language="javascript"> function valida(){ // recebe o valor digitado nos campos e guarda em variaveis var txt1 = document.getElementById('txt1').value; var txt2 = document.getElementById('txt2').value; // verifica se o campo1 ou o campo2 esta vazio, se sim, mostra um alerta // se não, mostra um alerta, mas indicando que todos os campos foram preenchidos if ((txt1 == '') || (txt2 == '')){ alert ('favor preencer todos os campos'); }else{ //nessa parte você coloca o que quer fazer se todos os campos forem preenchidos alert('todos os campos preenchidos'); } } </script> e o html: <form name="form1" id="form1"> <label>campo 1:</label><br> <input type="text" id="txt1" name="txt1" /> <br><br><label>campo 2:</label><br> <input type="text" id="txt2" name="txt2" /> <br><br> <a href="java script: valida();">verifica</a> </form>mas mesmo assim, se você for usar radio button pode usar o script que coloquei acima, e continuo com a minha opinião a respeito dos combo boxmais uma vez, qualquer coisa, posta ae -_- Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 JuanHBiscaia Postado Julho 4, 2008 Denunciar Share Postado Julho 4, 2008 ahh... entendi... então nesse caso você faz assim:java script:<script type="text/javascript"> function valida(){ var a = document.getElementById("combo1") var b = document.getElementById("combo2") var c = document.getElementById("combo3") var d = document.getElementById("combo4") var e = document.getElementById("txt1").value var f = document.getElementById("txt2").value if (a == ''){ alert('favor escolher uma opção') document.form1.combo1.focus(); }else if (b == ''){ alert('favor escolher uma opção') document.form1.combo2.focus(); }else if (c == ''){ alert('favor escolher uma opção') document.form1.combo3.focus(); }else if (d == ''){ alert('favor escolher uma opção') document.form1.combo4.focus(); }else if (e == ''){ alert('favor preencher todos os campos') document.form1.txt1.focus(); }else if (f == ''){ alert('favor preencher todos os campos') document.form1.txt2.focus(); }else{ alert ('ok') } } </script> e o html: <form name="form1"> Selecione a opção: <select id="combo1" name="combo1"> <option>Opção 1</option> <option>Opção 2</option> <option>Opção 3</option> <option>Opção 4</option> </select> <br /><br /> Selecione a opção: <select id="combo2" name="combo2"> <option>Opção 1</option> <option>Opção 2</option> <option>Opção 3</option> <option>Opção 4</option> </select> <br /><br /> Selecione a opção: <select id="combo3" name="combo3"> <option>Opção 1</option> <option>Opção 2</option> <option>Opção 3</option> <option>Opção 4</option> </select> <br /><br /> Selecione a opção: <select id="combo4" name="combo4"> <option>Opção 1</option> <option>Opção 2</option> <option>Opção 3</option> <option>Opção 4</option> </select> <br /><br /> Text1:<br /> <input type="text" name="txt1" id="txt1" /> <br /><br /> Text2:<br /> <input type="text" name="txt2" id="txt2" /> <br /><br /> <input type="button" onclick="valida()" value="validar"> </form> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
smez
Bom pessoal tenho 4 combos e 2 text no meu form
como que eu faço, se todos os 6 tiverem vázio ele da um alerta "campo vázio"
se algum deles 6 tiver alguma coisa ele não da o alerta.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.