Guest Artur Silva Postado Julho 6, 2008 Denunciar Share Postado Julho 6, 2008 Preciso de ajuda, quero colocar meu aplicativo para inicializar junto ao windows, só que tanto no windows XP/ME/98/2000...se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.! ;* Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 robinhocne Postado Julho 7, 2008 Denunciar Share Postado Julho 7, 2008 Preciso de ajuda, quero colocar meu aplicativo para inicializar junto ao windows, só que tanto no windows XP/ME/98/2000...se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.! ;*Amigo, pesquisei no google e no primeiro que achei:Iniciar Aplicação junto com o windows <<<<<clique no linkImplementação: Neste exemplo criaremos duas procedures, GravaRegistro e ApagaRegistro, para adicionar e remover o registro do windows respectivamente. Para podermos trabalhar com o registro usaremos a classe TRegistry, que se encontra na unit Registry que deveremos adicionar na cláusula uses. uses ...Windows, StdCtrls, Registry; Em seguida criaremos a procedure GravaRegistro, contendo os seguintes parâmetros: procedure GravaRegistro(Raiz: HKEY; Chave, Valor, Endereco: string); Onde: -Raiz (HKEY): Aqui definimos a chave raiz onde o registro será adicionado. As chaves que podem ser usadas no nosso exemplo são HKEY_CURRENT_USER (as alterações feitas aqui só afetarão o usuário logado), HKEY_LOCAL_MACHINE (as alterações afetarão qualquer usuário). -Chave (String): No nosso exemplo usaremos a Chave "Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run" , que é a chave onde se aplicam os programas que devem ser executados na inicialização do Windows. -Valor (String): É simplesmente o nome do valor do campo que será adicionado. -Endereço (String): É o endereço do executável que será carregado na inicialização. Segue a implementação da procedure GravaRegistro: procedure TForm1.GravaRegistro(Raiz: HKEY; Chave, Valor, Endereco: string); var Registro: TRegistry; begin Registro := TRegistry.Create(KEY_WRITE); // Chama o construtor do objeto Registro.RootKey := Raiz; //Define a chave raiz Registro.OpenKey(Chave, True); //Cria a chave Registro.WriteString(Valor, '"' + Endereco + '"'); //Grava o endereço da sua aplicação no Registro Registro.CloseKey; // Fecha a chave e o objeto Registro.Free; end; Agora implementaremos a procedure ApagaRegistro, que terá os mesmo parâmetros que GravaResgistro menos o "Endereco", que não será necessário nesse caso. procedure ApagaRegistro(Raiz: HKEY; Chave, Valor : string); Segue a implementação da procedure ApagaRegistro: procedure TForm1.ApagaRegistro(Raiz: HKEY; Chave, Valor: string); var Registro: TRegistry; begin Registro := TRegistry.Create(KEY_WRITE); // Chama o construtor do objeto Registro.RootKey := Raiz; Registro.OpenKey(Chave, True); //Cria a chave Registro.DeleteValue(Valor); //Grava o endereço da sua aplicação no Registro Registro.CloseKey; // Fecha a chave e o objeto Registro.Free; end; Agora criaremos dois botões, um para realizar a gravação no registro e outra para a remoção, respectivamente. procedure TForm1.BitBtn1Click(Sender: TObject); begin try GravaRegistro(HKEY_LOCAL_MACHINE, 'Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run', 'IniciarPrograma', ExtractFilePath(Application.ExeName) + 'TesteRegistro.exe'); MessageDlg('Registro gravado com sucesso!', mtInformation, [mbOk], 0); except MessageDlg('Erro ao gravar registro!', mtInformation, [mbOk], 0); end; end; procedure TForm1.BitBtn2Click(Sender: TObject); begin try ApagaRegistro(HKEY_LOCAL_MACHINE, 'Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run', 'IniciarPrograma'); MessageDlg('Registro apagado com sucesso!', mtInformation, [mbOk], 0); except MessageDlg('Erro ao apagar registro!', mtInformation, [mbOk], 0); end; end; E pronto! Agora é só testar a sua aplicação. Clicando no primeiro botão iremos adicionar nosso programa à lista de inicialização do Windows, tendo feito isso você pode efetuar logoff e assim que o windows for iniciado novamente o seu programa será executado automaticamente. Para remover o registro de forma que o seu programa não seja executado na próxima inicialização basta clicar no segundo botão. Espero que este artigo tenha sido útil, o código-fonte encontra-se disponível logo abaixo. Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest Artur Silva
Preciso de ajuda, quero colocar meu aplicativo para inicializar junto ao windows, só que tanto no windows XP/ME/98/2000...
se alguém puder me ajudar, desde já agradeço.! ;*
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.