Guest Visitante Postado Julho 14, 2008 Denunciar Share Postado Julho 14, 2008 Olá a todos,estou com uma dúvida e acredito q vocês sabem como fazer.Tenho uma tabela chamada Dicas e os atributos titulo e texto.Título é o título da dica e texto é todo o texto da dica.Gostaria de fazer uma consulta do tipo$sql = "select titulo, texto from dicas where titulo like '%$busca%' OR texto like '%$busca'";O problema pelo que já li é que o comando OR só serve para um mesmo atributo por exemplo:$sql = "select titulo, texto from dicas where titulo like '%$busca%' OR titulo like 'Titulo'";vocês saberiam como posso fazer para obter somente as tuplas que o termo de busca no título OU no texto?Desde já agradeço Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denis Courcy Postado Julho 15, 2008 Denunciar Share Postado Julho 15, 2008 Oi,'Visitante'!A busca por where titulo like '%$busca%' OR texto like '%$busca%' retornará todos os registros que contiverem titulo like '%$busca%' e todos os registros que contiverem texto like '%$busca%' não importando se titulo ou texto estão ou não no mesmo registro. Exemplo de registros que seriam retornados se busca contivesse 'casa' registro titulo texto 1 alugo casa linda casa com 2 dormitórios 2 vendo apto estilo casa 3 vendo casa com 3 dormitórios Se você quizesse que a consulta retornasse somente os daados do registro 1 no exemplo acima, então a SQL seria assim:where titulo like '%$busca%' AND texto like '%$busca%' Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest Visitante
Olá a todos,
estou com uma dúvida e acredito q vocês sabem como fazer.
Tenho uma tabela chamada Dicas e os atributos titulo e texto.
Título é o título da dica e texto é todo o texto da dica.
Gostaria de fazer uma consulta do tipo
$sql = "select titulo, texto from dicas where titulo like '%$busca%' OR texto like '%$busca'";
O problema pelo que já li é que o comando OR só serve para um mesmo atributo por exemplo:
$sql = "select titulo, texto from dicas where titulo like '%$busca%' OR titulo like 'Titulo'";
vocês saberiam como posso fazer para obter somente as tuplas que o termo de busca no título OU no texto?
Desde já agradeço
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
1 resposta a esta questão
Posts Recomendados