Halfar Postado Julho 22, 2008 Denunciar Share Postado Julho 22, 2008 sabendo o numero de parcelas, o valor da parcela e o valor financiado, como faço para saber qual foi o juro aplicado neste financiamento.Exemplo:Parcelas:12Valor da parcela: 20,00Valor financiado:180,00Como faço para saber o juros (composto) aplicado neste financiamento? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ESerra Postado Julho 22, 2008 Denunciar Share Postado Julho 22, 2008 Só aplicar a fórmula dos juros compostos...Fv=Pv(1+i)^nFv = Valor futuro (ou seja, o já com os juros)Pv = Valor presentei = taxan = quantidade de parcelasObserva que ali é 1+n elevado na n (por isso o ^). Em outras palavras, no seu caso ficaria:240 = 180 (1+i)^12É só desenvolver...O que isso tem a ver com PHP? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Halfar Postado Julho 22, 2008 Autor Denunciar Share Postado Julho 22, 2008 confesso que não entendi sua resposta. 240 = 180 (1+i)^12voce disse que i é a taxa...mas eu não tenho a taxa, é justamente a taxa que estou procurando.Eu cheguei a achar a seguinte formula na internet:juros = 180 * (Math.pow( 1+i,12-1)); mas não dá um resultado coerente...achar formulas para calculos de juros simples ou compostos tendo a taxa tem bastante, mas não consigo achar nada para obter a taxa...Quanto a sua pergunta o que isto tem a ver com php,é que existem formulas prontas em várias linguagens por ai, tenho pesquisado em várias linguagens,mas não achei nada ainda... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ESerra Postado Julho 23, 2008 Denunciar Share Postado Julho 23, 2008 Vamos supor que você tenha a seguinte equação:a=b+cOnde a = 10, b=7 e c você não conhece, como você resolve? Não é apenas isolar o c? Então, como eu disse no outro post aquilo que eu passei precisava ser desenvolvido, se você desenvolver e isolar o i vai achar a taxa de juros... que é a única variável que você não conhece...Dei uma olhada numa apostila velha que tenho aqui e achei outra fórmula que dá a taxa direto...i = (j*100)/mi = taxaj = juro (montante-valor inicial)m = montanteNo seu caso i=(60*100)/240 => 25% no período... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Halfar Postado Julho 23, 2008 Autor Denunciar Share Postado Julho 23, 2008 opa, desculpa ai, mas me expressei mal no inicio deste tópico. Estou a procura da taxa de juros mensal compostoNo exemplo que citei o resultado é 4,72957, sei que o resultado é este pois utilizei uma calculadora do banco central (http://www.bcb.gov.br/?PRESTFIXA).Creio que não basta pegar o resultado do calculo que voce fez, onde retornou 25%, e apenas dividir pelo numero de parcelas. Creio que o calculo é mais complexo.Se souber algo a respeito e puder ajudar fico agradecido. Eu já varri a internet atrás disto mas não consigo achar...já procurei em foruns de matematica, etc... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ESerra Postado Julho 23, 2008 Denunciar Share Postado Julho 23, 2008 Tem algo de errado em algum lugar... pois segundo os dados que você passou o o valor final do produto vai ser 240 (como você não disse que vai ter entrada é 12 x 20 = 240)...Só que pela taxa de juros mensal que a calculado do BC informa, o valor final ficaria em R$ 313,40... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Denis Courcy Postado Julho 23, 2008 Denunciar Share Postado Julho 23, 2008 Oi, 'Halfar'!Use o Java Script desta página. Matemática Financeira: Taxa de Juros em um financiamento (Sistema Price) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Halfar Postado Julho 23, 2008 Autor Denunciar Share Postado Julho 23, 2008 bem, eu acabei fazendo os calculos na mao, e bateu com o banco central,fiz assim:180,00 x 4.72957% = 8.5132180,00 + 8.5132 - 20,00 = 168.5132168.5132 x 4.72957% = 7.9699168.5132 + 7.9699 - 20,00 = 156.4831e assim fiz até o final. Somando somenteos valores dos juros pagos (8.5132 + 7.9699 + ...etc) será igual a 59,99, ou seja 60,00.então somando o valor financiado 180,00 + 60,00 dos juros é igual a 240,00.Me parece que bateu os resultados. O que eu procuro é uma formula que me evite fazer todos os calculos acima de multiplicar pela porcentagem e depois subtrair o valor da parcela, etc... alguma formula que me desse o resultado direto...mas se não tiver jeito vou ter que seguir o caminho das pedras mesmo...vixi... embaralhei o campo...eu estou a procura da taxa de juros, eu fiz aqueles calculos todos para ver se batia com o banco central uma vez que voce disse que há algo errado...então aqueles calculos todos que fiz no ultimo tópico que postei não servem para procurar a taxa de juros..bem resumindo, voltei a estaca zero, estou a procura da formula para descobrir a taxa de juros quanto tenho numero de parcelas, valor da parcela e valor financiado... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ESerra Postado Julho 23, 2008 Denunciar Share Postado Julho 23, 2008 Me parece que bateu os resultados. O que eu procuro é uma formula que me evite fazer todos os calculos acima de multiplicar pela porcentagem e depois subtrair o valor da parcela, etc... alguma formula que me desse o resultado direto...E pra isso eu exite a fórmula dos juros compostos, que por algum motivo não funciona no seu problema... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Halfar Postado Julho 23, 2008 Autor Denunciar Share Postado Julho 23, 2008 Denis Courcy....valeu ... é o que realmente eu procurava...muito obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ESerra Postado Julho 23, 2008 Denunciar Share Postado Julho 23, 2008 Bom, como eu disse no começo, isso não é PHP, e como a solução não foi dada dentro da linguagem vou mover pro outro fórum.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.