O linux possui uma organização em relação aos diretórios. A estrutura pode variar de distribuição para distribuição.
/bin
Esse diretório guarda os comandos básicos do sistema (podem ser utilizados por usuários normais e pelo root).
/sbin
Também contém comandos essenciais, porém, só o Root tem permissão para executá-los.
/var
Contém informações variáveis como arquivos temporários, logfiles, arquivos que são modificados durante a sessão e etc.
/usr
Informação compartilhada (read-only). ATENÇÃO: Por questões de segurança, não se deve colocar informações da máquina nesse diretório.
/dev
Arquivos de dispositivos.
/boot
Contém arquivos necessários para inicialização (com exceção do gerenciador de boot e os arquivos de configuração).
/etc
Configuração do sistema e diversos arquivos para administração do sistema.
Contém, também scripts de inicialização do sistema.
/home
Pastas pessoais dos usuários do sistema.
/lib
Biblilotecas compartilhadas e módulos do kernel.
/proc
Diretório do kernel. onde ele passa para o sistema informações completas da máquina.
/mnt
Armazena arquivos montados temporariamente.
/root
Diretório local do Root (é como se fosse o /home do root).
/opt
Programas adicionais que são instalados no sistema.
/tmp
Arquivos temporários gerados por alguns arquivos utilitários.
Obs.1: A estrutura pode variar em diferentes distribuições. (Baseei a organização acima em Debian)
Obs.2: O que eu postei é BEM básico... não me aprofundei em nenhum diretório, porém, juntos podemos melhorar isso! Então, caso desejem, coloquem suas contribuições que eu atualizo!
Pergunta
Mônica Bonna
============================
Estrutura de diretórios
============================
O linux possui uma organização em relação aos diretórios. A estrutura pode variar de distribuição para distribuição.
Contém, também scripts de inicialização do sistema.
Obs.1: A estrutura pode variar em diferentes distribuições. (Baseei a organização acima em Debian)
Obs.2: O que eu postei é BEM básico... não me aprofundei em nenhum diretório, porém, juntos podemos melhorar isso! Então, caso desejem, coloquem suas contribuições que eu atualizo!
^__^
Editado por Mônica BonnaLink para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.