Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Rodar MySql a partir dum pendrive, é possível?


Andre Custodio

Pergunta

Boa tarde.

Preciso fazer isso que, a meu ver, é quase um milagre.

Temos um banco de dados de nosso sistema interno que foi escrito em MySql. Preciso fazer com que esse banco rode a partir dum pendrive...

E quem desenvolveu esse sistema não me dara suporte nisso.

O banco tem tamanho total de 130mb, acredito ser de tamanho razoavel pra pequeno.

Versao do MySQL: 4.0.22

Versao do MyODBC: 3.51.06

Versao do MySQL Front: 4.2

Pelo que entendi, o "Front" é um aplicativo que me permite visualisar o banco sql, bem como criar algumas 'querys' pra rodar dentro do banco.

o ODBC me conecta a ele, quando to usando windows e o Mysql é o proprio banco, a linguagem em que foi escrito.

Conforme dito acima...alguém já conseguiu fazer funcionar um banco escrito em mysql, dentro dum pendrive???

não sei se to me expressando direito, é complicado pra mim que não desenvolvo, mas essa é minha necessidade... adoraria achar alguém com paciencia e disposição de me ajudar...

Estou antecipadamente agradecido.

André

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Oi, 'Andre Custodio'

O Mysql não é igual ao MS Access. A teoria de espetar o pendrive e acessar o banco é possível, mas necessitará que o MySQL esteja instalado na máquina do usuário, assim como o Access deve estar instalado no micro do usuário caso a opção fosse usar aquele SGBD.

É possivel com o engine MyISAM. Mas, com o engine InnoDB não.

Há a necessidade de configurar o MySQL a cada troca de base de dados. O que exige a paralização do mesmo e o restart logo depois, para que ele reconheça o novo local.

Eu não recomendo. Veementemente, não recomendo.

O que recomendo é o backup na máquina original e o restore na máquina do usuário com o MySQl instalado nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Oi, 'Andre Custodio'

O Mysql não é igual ao MS Access. A teoria de espetar o pendrive e acessar o banco é possível, mas necessitará que o MySQL esteja instalado na máquina do usuário, assim como o Access deve estar instalado no micro do usuário caso a opção fosse usar aquele SGBD.

É possivel com o engine MyISAM. Mas, com o engine InnoDB não.

Há a necessidade de configurar o MySQL a cada troca de base de dados. O que exige a paralização do mesmo e o restart logo depois, para que ele reconheça o novo local.

Eu não recomendo. Veementemente, não recomendo.

O que recomendo é o backup na máquina original e o restore na máquina do usuário com o MySQl instalado nela.

Agradeço muitíssimo a colaboração e o tempo dispensado à minha questão.

Como disse, não sou desenvolvedor, mas me surgem algumas dúvidas:

- O Pendrive é considerado, pelo windows, como um 'disco removível'. Se os dados, ou seja, o banco, estiver nele, eu consigo criar um odbc pra acessar ele, certo? TEORICAMENTE é o que eu IMAGINO que seja possível.

É uma necessidade bem peculiar, porém, ao mesmo tempo sigilosa, portanto, não posso citar isso em público. Por isso dificulta ainda mais minha situção. Queria perugntar em PVT, mas li na tua resposta que não responde então nem tentei.

Vou contar o que fiz:

Instalei o Mysql, apontando pro pendrive como disco de destino. No readme vem as seguintes instruções:

"If you install mysql in a folder other tan c:\mysql you must create a file named "C:\MY.CNF , or c:\windows\my.ini or c:\winnt\my.ini with the following information:

[mysqld]

basedir=e:/instalation-path/

datadir=e:/data-path/

after your have installed mysql, the installation directory will contain 4 files named 'my-small.cnf, my-medium.cnf, my-large.cnf, my-huge.chf'.

you can use this as starting point for your own c:\my.cnf file"

O que entendi disso tudo:

Se eu for instalar o mysql noutro local que não no HD, criar um arquivo my.cnf ou my.ini de acordo com as instruções acima.

apontar o caminho (no meu caso meu pen é disco G)

sendo assim

[mysqld]

basedir=G:/mysql

datadir=G:/mysql/data (dentro da data tá meu banco, copiado manualmente, chamado publi)

Pergunto:

Como sei se, efetivamente, tá ou não funcionando meu banco?

tem um teste, tipo (absurda comparação) um ping , onde sei que ta funcionando a rede dando ping. no banco, algum teste???

aguardo a tua estimada ajuda....

grato!

Andre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Oi,Andre

Modifique somente a variável datadir para datadir=G:/mysql/data como é o seu desejo. Não modifique a variável basedir. Esta variável determina onde o mysql buscará seus executáveis e sua biblioteca.

Não esqueça de parar o servidor antes de alterar a variável. Antes de fazer qualquer modificação em My.ini faça uma cópia do mesmo. Após alterar a variável, restart o servidor.

Para saber se está conectado so banco, use o utilitário de linha de comando chamado mysql.exe.

Execute no prompt do DOS mysql -u root -p

digite sua senha e se tudo der certo aparecerá a mensagem abaixo

C:\>mysql -u root
Welcome to the MySQL monitor.  Commands end with; or \g.
Your MySQL connection id is 1
Server version: 5.0.37-community-nt MySQL Community Edition (GPL)

Type 'help;' or '\h' for help. Type '\c' to clear the buffer.

mysql>

No prompt do MySQL digite o comando use <nome-do-banco-de-dados>;

Não esqueça do ponto-e-virgula. Ele é o sinal que informa que o comando acabou.

Para sair digite quit

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.


  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...