Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Automatizar Banco de dados


Leonardo Lobo

Pergunta

Boa tarde,

Gostaria de saber se é possível fazer com que o access seja aberto em um determinado horário e executar alguns códigos para envio de emails?

Por exemplo nossa loja fecha as 22:00 e recebo um email do faturamento do dia da loja.

Hoje a nossa funcionária é quem abre o access e nos envia o faturamento.

Grato

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Acho que acces não seria o mais indicado.

Eu faria um programa em vb, java ou qualquer outra linguagem que gere um executável.

Este excutavel se conectaria ao acces e enviaria os e-amil com as informações.

E depos colocaria ele como serviço do servidor e agendaria um horário para que fosse executado.

Já utilzei esta estratégia e não tive nenhum problema. Se você estivesse utilizando um banco de dados SQL Server o proprio bd consgue enviar e-mails.

Claro c deveria gerar um log de ativdiade para verificar se tudo rodou bem.

Com o access a acho que até pode ser feito mas acho que talvez fique bem mais complicado.

Vamos aguardar outras opiniões.

você domina quais linguagens de programação? Pois assim facilita sugerir algo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Acho que acces não seria o mais indicado.

Eu faria um programa em vb, java ou qualquer outra linguagem que gere um executável.

Este excutavel se conectaria ao acces e enviaria os e-amil com as informações.

E depos colocaria ele como serviço do servidor e agendaria um horário para que fosse executado.

Já utilzei esta estratégia e não tive nenhum problema. Se você estivesse utilizando um banco de dados SQL Server o proprio bd consgue enviar e-mails.

Claro c deveria gerar um log de ativdiade para verificar se tudo rodou bem.

Com o access a acho que até pode ser feito mas acho que talvez fique bem mais complicado.

Vamos aguardar outras opiniões.

você domina quais linguagens de programação? Pois assim facilita sugerir algo.

Na verdade sou um programador daqueles que usa de tudo para que o resultado aconteça. Ou seja não tenho conhecimento a não usar as ferramentas que o access me proporciona. O máximo que sei é usar algumas opçes de programar em sql via modulos do access nada mais além disso. De qualquer maneira consegui fazer com que o meu sistema que é da empresa QUADRANT se tornar muito mais útil pois conseguimos gerar qualquer tipo de relatório ou rotina interna sem custo algum.

Então não sei se ainda pode nos ajudar

Grato

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

bom perguntei sobre vossa experiência somente para ter uma idéia do que poderia sugerir.

Bom já que você têm alguma experiência com a customização do ACCESS você poderia fazer o que sugeri.

  1. Crie um program em Visual Basic para ler sua base e enviar e-mail´s.
  2. Trabsforme-o em serviço do windows
  3. agenda para rodar em determinados horários
  4. Gere log de atividade para verificar se tudo fucionou ok

Já utilzei este estratégia e não tive problemas.

Agora você precisa saber que componente de e-mail esta instalado no seu server.

O server é local ou é na net?

Qual o conteúdo do e-mail?

O e-mail irá conter algum dado de suas tabelas.

Não é complicado montar o que queres só precisa de um pouco de analise e conhecimento do processo como um todo. Mas é pouco mais complicaod que customizar o access.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

boa noite,

Voce pode usar o agendador de tarefas do windows para abrir o access e executar a sua tarefa.

Outra opção é criar uma função que verifica se está na hora de enviar os e-mails, para isso utilize o timer do formulário como descrito abaixo:

Private Sub Form_Timer()

If Time = "22:00:00" Then

'no intervalo do cronometro informe 1000 "verifica se chegou a hora de segundo em segundo

'insira aqui a chamada de sua função para enviar e-mail

Call nomefuncao 'função

' ao final deligue o micro

Shell "C:WINDOWSsystem32rundll32.exe C:WINDOWSSystem32shell32.dll,SHExitWindowsEx 1"

End If

End Sub

Não sei se voce já tem o modulo de envio de e-mail caso tenha e so colocara chamada da função no local indicado, se não tem entre em contato.

att,

Editado por Patricia Nascimento
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...