Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Em busca do Milagre!


Minduca

Pergunta

Olá a todos!!

Estou num dilema há alguns dias... não tenho um conhecimento tão avançado e estou fazendo um progrma em C.

Talvez possam achar q estou complicando o que é fácil, mas notem que o que estou tentando é, além de saber se

existe o que pretendo, poder usar em vários outros pontos do programa, bem, vamos lá:

em uma das parte do programa, eu faço um aumento em um salário de acordo com o nº de dependes de determinado

funcionário: Ex: se o funcionário digita 3 dependentes, 3% de aumento, se 4 dependentes, 4% de aumento....

forma tradiocional:

main()

{float sl; /* valor do salário */

int qd; /* quantidade de dependentes */

printf("Entre com o valor do Salario:");

scanf("%f",&sl);

printf("Entre com a quantidade de Dependentes:");

scanf("%d",&qd);

sl += ( sl * qd ) / 100;

printf("Seu Salario com aunmento é de: %.2f",sl);

getch();

return (0);

}

minha idéia seria fazer de uma forma que se elimine o cálculo com divisão por 100 para se atribuir na variável sl, o valor já acumulado:

1 - como se é sabido, se multiplicarmos o valor do salário diretamente por (1.03), obteríamos o salario já com os 3(três) por cento de aumento.

2 - como sabemos, podemos usar também em C este cáculo de maneira fixa => sl = ( sl * 1.03 ), que não seria o meu caso; mas também teríamos o valor com o aumento.

Agora vem minhas perguntas:

- Em primeiro lugar, teria que definir uma variável, que quando o usuário digitasse o número de dependes, esta me salvasse

como valor 03, ou 04, ou 05... ou seja, precisaria que o valor da variável qd tenha o 0(zero) da esquerda de qualquer maneira!!!... mesmo que eu tenha que informar ao usuário para entrar com dígitos neste campo, o que interessa é que se mantenha o 0(zero) da esquerda que ele irá digitar.

- Feito isso, ou seja, conseguindo ter essa variável com este valor 01, ou 02, ou 03.... vem a segunda parte:

tem alguma forma de quando for fazer este cáculo, eu utilizar um comando da seguinte forma?

sl = ( sl * 1.qd);

ou seja, que o C ou seu complidaor, entenda que o qd esta sendo o valor 03 que foi inserido pelo usuário??

desta forma teria o valor já atualizado e sem a necessidade da divisão por 100??

Não sei se ficou claro, mas se alguém puder ajudar!!???

Valeu

Minduca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

0 respostass a esta questão

Posts Recomendados

Até agora não há respostas para essa pergunta

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...