Notax Postado Setembro 26, 2008 Denunciar Share Postado Setembro 26, 2008 Pessoal, bom dia.tenho umas opções radio que devolvem valor 1 ou 2a pergunta é:como faço pra que esse alert abaixo só seja "chamado" se a opção 2 estiver marcada?if (txtddi.value <1){ alert("O dia da data inicial está incorreto!"); txtddi.focus() return false }[]'s Notax Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jothaz Postado Setembro 26, 2008 Denunciar Share Postado Setembro 26, 2008 Use o parseInt() pois você pode esta comparando string (txtddi.value) com numérico:if (parseInt(txtddi.value) <1){ alert("O dia da data inicial está incorreto!"); txtddi.focus() return false } Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Notax Postado Setembro 26, 2008 Autor Denunciar Share Postado Setembro 26, 2008 Cara... beleza? você certamente não me entendeu... mas acho que fui eu quem não explicou direito...o alert funciona! ta ok!mas eu só quero que esse alert seja chamado caso a opção de um radioButton seja = 2 sacou?tipo...tenho essa função aqui FUNCIONANDOfunction valida_campo() { var txtddi = document.form.txtddi; if (txtddi.value==""){ alert("Digite o dia!"); txtddi.focus() return false } E tenho esses radios aqui: <input name="cmbTipo" type="radio" id="radio" value="1" checked> <input type="radio" name="cmbTipo" id="radio2" value="2">o que eu preciso é somente se a opção dois estiver marcada quero que a função valida_campo seja chamada, sacou?se for a opção 1 marcada não quero chamar a validação de campos... sacou?tem como dar uma força?[]'s Notax Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jothaz Postado Setembro 26, 2008 Denunciar Share Postado Setembro 26, 2008 Realmente não entendi nadinha.Mas este é o gde problema de ajudar em foruns normalmente que solicita nunca se entede com quem vai ajudar. :lol: Não vejo mta lógica no que você quer mas você pode fazer até assim:<input name="cmbTipo" type="radio" id="radio" value="1" checked onclick="java script: alert('blablabbla'); "> //OU <input name="cmbTipo" type="radio" id="radio" value="1" checked onclick="java script: sua_funcao(); "> Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Notax Postado Setembro 26, 2008 Autor Denunciar Share Postado Setembro 26, 2008 Ok... mas não... não é isso ainda... vou lhe explicar o caso pra você entender a lógica... vai facilitar:se cmbTipo = 1 vai fazer uma consulta sem filtros por datas no asp, ou seja, lá no asp chamarei uma sub especifica...se cmbTipo = 2 vai fazer uma consulta com filtro de datas, chamando no asp uma outra sub especifica tb... ou seja, no exato momento em que o user seleciona cmbTipo 2, uma div contando os campo data inicial e data final aparece na tela, por isso, é necessário chamar as funções valida_campo somente se a opção cmbTipo2 estiver marcada, porque senão vai validar sempre e nunca vai submeter o form... sacou?se cmbTipo=1 sem div, sem função sem nada!se cmbTipo=2 com div, com função valida campo...sacou?: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jothaz Postado Setembro 26, 2008 Denunciar Share Postado Setembro 26, 2008 Dê uma olhada neste link: http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=124772 lá têm um exemplo que fiz de radio e consistência.Acho que pode inspirá-lo.qualquer coaisa post ai.ç Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Notax Postado Setembro 26, 2008 Autor Denunciar Share Postado Setembro 26, 2008 Bah véio... pra mim não inspirou em nada! foi mau... mas não entendi... será q eu consegui explicar bem o suficiente pra você me entender? é meio confuso mesmo eu acho...valeu a força?[]'s Notax Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jothaz Postado Setembro 26, 2008 Denunciar Share Postado Setembro 26, 2008 Realmente não estou entendo e pelo que entendi o que você precisava estava no link só que tinha de abstrair pois o exemplo é bem completo.Então sinto muito mas acho que realmente não tenho como ajudá-lo.Só mesmo como desemcargo de consiência seque exemplo para atráves de um radio checked pegar o valor:<html> <head> <title>Exemplo Radio Button</title> <script> function mudaCor(){ var i var r = document.all["colorin"].length alert(r); for (i=0;i<r;i++){ if (document.all["colorin"][i].checked) { valor_radio = document.all["colorin"][i].value; break; } } //Aqui você testa seu valor e chama a função1 if valor_radio == 'ff00ff'){ // // Aqi você chama a função de acordo com necessidade //No caso estou só dando um alert alert(valor_radio); } } </script> </head> <body> <form name="fcolores" id="fcolores"> <input type="Radio" name="colorin" id="colorin" value="ffffff" checked> Branco <br> <input type="Radio" name="colorin" id="colorin" value="ff0000"> Vermelho <br> <input type="Radio" name="colorin" id="colorin" value="00ff00"> Verde <br> <input type="Radio" name="colorin" id="colorin" value="0000ff"> Azul <br> <input type="Radio" name="colorin" id="colorin" value="ffff00"> Amarelo <br> <input type="Radio" name="colorin" id="colorin" value="ff00ff"> Lilás <br> <input type="Radio" name="colorin" id="colorin" value="000000"> Preto <br> <br> <input type="Button" name="" value="Muda Cor" onclick="mudaCor()"> </form> </body> </html>Do meu ponto de vista basta alterar o if e chamar a função de acordo com o calor do combo.Se isot não lhe ajudar vamos esperar que alguém do forum possa ter sugestão melhor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Notax Postado Setembro 26, 2008 Autor Denunciar Share Postado Setembro 26, 2008 Jothaz... velew denovo... tipo... vou codificar aqui pra você ver se é mais ou menos isso:if cmbTipo = '2'){ // opção radio if (txtddi.value==""){ alert("Digite o dia!"); txtddi.focus() return false } }é isso que estou precisando... mas da forma acima não funcionou... deveria ter funcionado? ou será que a sintaxe ta completamente errada?valeu a força.[]'s Notax Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jothaz Postado Setembro 26, 2008 Denunciar Share Postado Setembro 26, 2008 Cara você leu meu post anterior?Rodou o exemplo que postei?Para pegar o valor de um radio você deve fazer o que esta no posta anterior.Isto:if cmbTipo = '2'){ // opção radio if (txtddi.value==""){ alert("Digite o dia!"); txtddi.focus() return false } }Não funciona. você deve localizar o radio checado e depois o valor. De posse do valor você faz o if.E o link que postei acima que não inspirou você faz justamente isto que você quer. Agora precisa ter o minimo de conhecimento em JavaScript.Posta o código completo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Notax Postado Setembro 26, 2008 Autor Denunciar Share Postado Setembro 26, 2008 (editado) Citar Cara você leu meu post anterior?Rodou o exemplo que postei?Para pegar o valor de um radio você deve fazer o que esta no posta anterior.Isto:CODEif cmbTipo = '2'){ // opção radio if (txtddi.value==""){ alert("Digite o dia!"); txtddi.focus() return false }}Não funciona. você deve localizar o radio checado e depois o valor. De posse do valor você faz o if.E o link que postei acima que não inspirou você faz justamente isto que você quer. Agora precisa ter o minimo de conhecimento em JavaScript.Posta o código completo.Cara... na boa... não vou postar mais nada... deixa assim então!valeu a força[]'s Notax Editado Setembro 26, 2008 por Notax Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 jothaz Postado Setembro 26, 2008 Denunciar Share Postado Setembro 26, 2008 Então tá então. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Notax
Pessoal, bom dia.
tenho umas opções radio que devolvem valor 1 ou 2
a pergunta é:
como faço pra que esse alert abaixo só seja "chamado" se a opção 2 estiver marcada?
[]'s Notax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
11 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.