Guest Lord_Cesar Postado Setembro 29, 2008 Denunciar Share Postado Setembro 29, 2008 Como Destacar um Prefixo de uma palavra no Delphi...Por ex. eu quero fazer um programinha q exibe as derivaçoes prefixais e sufixais de uma palavra;;quando eu digito por exemplo impaciente, ele destaca a palavra "im" como prefixo..tentei fazer com um edit e um button só q n da certo...------------------------------------------------------------------------------------------------------------procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);begin If (Edit1.text > 'in') or (Edit1.text > 'im') or (Edit1.text > 'i') Then Begin Showmessage('Prefixo Latino (IN-, IM- ou I-) com sentido de (negação; falta)'); Edit1.setfocus; edit1.clear; end else If (Edit1.text > 'ab') or (Edit1.text > 'abs') then Begin Showmessage('Prefixo Latino (AB- ou ABS-) com sentido de (afastamento; separação)'); Edit1.setfocus; edit1.clear; end else If (Edit1.text > 'AD') or (Edit1.text > 'A') then Begin Showmessage('Prefixo Latino (AD- ou A-) com sentido de (Aproximação; tendência; direção)'); Edit1.setfocus; edit1.clear; end else If (Edit1.text > 'ambi') then Begin Showmessage('Prefixo Latino (AMBI-) com sentido de (Duplicidade)'); Edit1.setfocus; edit1.clear; end else (...)-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------gostaria de saber qual é o melhor procedimento!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Setembro 29, 2008 Denunciar Share Postado Setembro 29, 2008 Como Destacar um Prefixo de uma palavra no Delphi...Por ex. eu quero fazer um programinha q exibe as derivaçoes prefixais e sufixais de uma palavra;;quando eu digito por exemplo impaciente, ele destaca a palavra "im" como prefixo..Voce pode tentar algo assim:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin If (pos('in',Edit1.text)> 0) or (pos('im',Edit1.text)> 0) or (pos('í',Edit1.text)> 0) Then Begin Showmessage('Prefixo Latino (IN-, IM- ou I-) com sentido de (negação; falta)'); Edit1.setfocus; edit1.clear; end else If (pos('ab',Edit1.text)> 0) or (pos('abs',Edit1.text) > 0) then Begin Showmessage('Prefixo Latino (AB- ou ABS-) com sentido de (afastamento; separação)'); Edit1.setfocus; edit1.clear; end else If (pos('AD',Edit1.text) > 0) or (pos('A',Edit1.text) > 0) then Begin Showmessage('Prefixo Latino (AD- ou A-) com sentido de (Aproximação; tendência; direção)'); Edit1.setfocus; edit1.clear; end else If (pos('ambi',Edit1.text) > 0) then Begin Showmessage('Prefixo Latino (AMBI-) com sentido de (Duplicidade)'); Edit1.setfocus; edit1.clear; end; end;abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Lord_Cesar Postado Outubro 1, 2008 Denunciar Share Postado Outubro 1, 2008 Vlw...deu certo;;eu n sabia desse comando "pos"!! :lol: obrigado ai pela contribuição^^>>vlw<<abraçãOo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Lord_Cesar Postado Outubro 1, 2008 Denunciar Share Postado Outubro 1, 2008 ===só mais uma coisinha===e pra destacar os sufixos???eu uso qual comando??vlw!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Outubro 2, 2008 Denunciar Share Postado Outubro 2, 2008 e pra destacar os sufixos???eu uso qual comando??Se destacar os sufixos, seria colocar em negrito e em vermelho parte da palavra, seria algo do tipo:exemplo:procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); begin Form1.Canvas.TextOut(20,20,'SU'); Form1.Canvas.Font.Color := clRed; Form1.Canvas.Font.Style :=[fsBold]; Form1.Canvas.TextOut(36,20,'FI'); Form1.Canvas.Font.Color := clBlack; Form1.Canvas.Font.Style :=[]; Form1.Canvas.TextOut(48,20,'XO'); end;abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Guest Lord_Cesar Postado Outubro 3, 2008 Denunciar Share Postado Outubro 3, 2008 Vlw eu consegui fazer aki..^^obg ai pela dica!!abraço... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Guest Lord_Cesar
Como Destacar um Prefixo de uma palavra no Delphi...
Por ex.
eu quero fazer um programinha q exibe as derivaçoes prefixais e sufixais de uma palavra;;
quando eu digito por exemplo impaciente, ele destaca a palavra "im" como prefixo..
tentei fazer com um edit e um button só q n da certo...
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);
begin
If (Edit1.text > 'in') or (Edit1.text > 'im') or (Edit1.text > 'i') Then
Begin
Showmessage('Prefixo Latino (IN-, IM- ou I-) com sentido de (negação; falta)');
Edit1.setfocus;
edit1.clear;
end
else
If (Edit1.text > 'ab') or (Edit1.text > 'abs') then
Begin
Showmessage('Prefixo Latino (AB- ou ABS-) com sentido de (afastamento; separação)');
Edit1.setfocus;
edit1.clear;
end
else
If (Edit1.text > 'AD') or (Edit1.text > 'A') then
Begin
Showmessage('Prefixo Latino (AD- ou A-) com sentido de (Aproximação; tendência; direção)');
Edit1.setfocus;
edit1.clear;
end
else
If (Edit1.text > 'ambi') then
Begin
Showmessage('Prefixo Latino (AMBI-) com sentido de (Duplicidade)');
Edit1.setfocus;
edit1.clear;
end
else
(...)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
gostaria de saber qual é o melhor procedimento!!!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
5 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.