Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

dúvida em registro já cadastrado


Pablo Polícia

Pergunta

Ola pessoal, sou iniciante no Delphi e estou criando um sistema de Bando de Dados no paradox. Estou com uma dúvida:

Como eu faço para quando o registro já cadastrado não registrar novamente.

Por exemplo:

Eu tenho um nome de uma pessoa que já foi cadastrada. Quando eu for registrar de novo o mesmo nome aparecer uma mensagem "Registro já cadastrado''. Tem como fazer isso em Paradox?

agradeço desde já

:rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Bom... já que você está começando... aprenda a usar e acessar as tabelas "paradox" somente via SQL (use os componentes TQuery)... assim, você vai ter perto de 0 (zero) problemas com indexação, travamento e corrupção...

Usando SQL você já estará aprendendo o que é usado basicamente no MySQL, Oracle, MS SQL Server, Postgres, Firebird...

Quanto ao que você precisa, deverá indexar o campo de forma que ele não aceite duplicatas, isto é, será uma chave única.

a) Criando a tabela

create table 'usuarios.db'
(
idusuarios autoinc,
nome char(30),
nascimento date,
altura numeric(4,2),
ativo boolean,
assinatura numeric(12,2), 
primary key (idusuarios)
);
B) Criando o índice. Não será permitido incluir mais de uma pessoa com o mesmo nome.
create unique index nome on 'usuarios.db' (nome);
c) Inserindo alguns registros.
insert into 'usuarios.db'
(nome, nascimento, altura, ativo, assinatura)
values
("JOAO", "10/22/1980", 1.69, true, 20.00);

insert into 'usuarios.db'
(nome, nascimento, altura, ativo, assinatura)
values
("JOSE", "11/01/1988", 1.72, true, 20.00);
* O comando a seguir não será executado, pois já existe outro usuário com o nome JOAO... insert into 'usuarios.db'
(nome, nascimento, altura, ativo, assinatura)
values
("JOAO", "01/31/1977", 1.66, true, 20.00);
d) consultando os dados da tabela:
select * from "usuarios.db"

idusuarios nome nascimento altura ativo assinatura
---------- ---- ---------- ------ ----- ----------
1          JOAO 22/10/1980   1,69 true       20,00
2          JOSE 31/01/1977   1,66 true       20,00

Vantagens do SQL?... bom... tirando as diferenças entre os "dialetos", tudo o que você aprender com SQL/PARADOX servirá para SQL/DBASE, SQL/FOXPRO, SQL/Firebird, MySQL, Oracle, Postgres, SQLServer, etc... sem contar a segurança nos processos de acesso - leitura/gravação - nas tabelas...

Ok?

Espero ter contribuído...

* Em tempo...

A BDE, por si só, permite o acesso às tabelas do VisualDBase 7 e IV (índices múltiplos MDX) com autoincremento, chaves únicas, etc., VisualFoxPro (índices múltiplos CDX), Paradox (citado mais acima) e dBaseIII+ (índices NDX, superlentos por sinal...)... (espero não ter esquecido de outros suportados)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      651,9k
×
×
  • Criar Novo...