Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Orientação na Prática

Guest Victor Piola

Pergunta

Guest Victor Piola

Bom pessoal, eu sempre vejo em tutoriais de orientação a objetos em javascript como construir, variáveis públicas, privadas, funções, classe ventilador que herda uma outra classe, classe carro.... Eu aplico na medida do possível mas sempre fica a questão de como utilizar isto na prática mesmo!? Por exemplo em um site, um botão, como trabalhar com as informações... somente no javascript? Relacionar valores com tabelas....

Resumindo, gostaria de saber se alguém tem modelos de JavaScript orientado a objetos na prática... Qualquer exemplo já ajuda!

Obrigado,

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Acho que sou lerdo. porque não cptei vosssa dúvida.

Ao utilizar JavaScript você deve levar em conta que o usuário pode desabilitar os script´s no borwser w sua página não roda. Isto é um problemão pois você não pode obrigar o usuário a habilitar javascript no browser. E tem mais adapatar seus script´s para ie6, ie7 e firfox é um parto.

No mais acho que não existem regras nem receita de bolo tudo depende da situação abordada.

Bom senso é o guia.

Eu particularmente não uso JavaScript pois na empresa que trabalho as consistência e manipulação de controles é feito do lado do servidor o que garante que roda em qualquer browser se problemas.

Acho que não respondi seu post mas estou lhe passado a experiência que tenho.

Link para o comentário

• 0
Guest Victor Piola

Olá tudo bem?

Legal você passar sua experiência, acho que é interessante.

Minha dúvida na verdade é em cima da técnica de programação em javascript.

Mesmo efetuando e consistindo dados no lado do servidor, muitas vezes são utilizadas "ações", se assim posso chamar, na tela e manipulação de DOM e tudo mais.

A técnica a qual me referi é a de programar JavaScript Orientado a Objetos. Normalmente utilizo uma função X que vai validar um formulário, ou utilizo uma função Y que vai fazer uma requisição ajax (XMLHttp). Gostaria de ver exemplos de aplicações utilizando a orientação a objetos.

Será que consegui explicar melhor minha dúvida?

Abraços.

Link para o comentário

• 0

Aí você tem que saber um pouco sobre UML.

Não adianta querer implementar javascript orientado a objetos se não tem experiência na linguagem. Primeiro faça as coisas funcionar, depois pensa na orientação do javascript.

Jquery é uma implementação de Orientação a objetos por exemplo, é uma aplicação para um determinado problema.

Geralmente no javascript não há muitos relacionamentos entre objetos, não é praticado muito isso, eu pelo menos nunca vi.

Esse tipo de implementação demanda tempo e os sites hj precisam ser feitos rapido.

As bibliotecas javascript são todas exemplos de orientação a objetos com javascript. Vai depender muito do que deseja fazer, não é apenas fazer uma pseudo-classe e ir criando elementos públicos e privados.

Procura no google sobre OOP e Javascript. Agora de cabeça não lembro de nenhum link interessante sobre a aplicação disso.

Se preocupe em aprender a programar bem nessa linguagem, leia sobre uml, só depois você vai implementar isso.

Link para o comentário

• 0
Guest Victor Piola

Então, eu sei sobre UML e também faço funcionar as coisas em JavaScript.

Levantei este tópico mais por ter encontrado uma certa "dificuldade" em entender ao todo onde é usado orientação onde não é, pois no javascript, na minha atual situação, trabalho muito com manipulação de tela e consistencia de dados. E gostaria de ver o como andam utilizando por ae. Se existe manipulação dos dados de alguma forma, se existe algo diferente que eu não esteja utilizando, este tipo de coisa... para me interar do que tem se feito por ae, se é que me entende.

Mas, de qualquer forma obrigado...

[]'s

Link para o comentário

• 0

Ahh então já tem um certo conhecimento.

Legal aparecer alguém pra falar disso. Fique à vontade para postar algum código que já fez para mostrar o método de orientação que está usando, fica mais fácil de visualizar. Para isso que serve o fórum, para discutirmos assuntos, raramente acontece isso, geralmente é um help desk de perguntas e respostas rsrs.

Nunca usei modelagem em js, nunca precisei, para mim é interessante esta sua dúvida, porque é minha também.

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...