Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Pesquisa especifica campo tabela


Guest Micah Dos Anjos

Pergunta

Guest Micah Dos Anjos

Bom dia,

Olha sou novo nesse campo de programação, estou terminando o meu primeiro programinha de controle de alunos. Parei agora porque estou tentando modos de fazer uma pesquisa e não consigo.

Veja bem, tenho uma tabela de alunos que tem um campo chamado 'sexo'. Então, minha idéia é pesquisar quantos alunos do sexo masculino por exemplo. Não sei como fazer, nem mesmo o que usar no form. Sei que terei que usar um Edit e alguns RadioButtons e RadioGroup, mas e quanto a parte que irá me mostrar os resultados, DbListBox, DbGrid ou o que. E o mais, quais os comandos?

Agradeço..

Micah Dos Anjos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
Bom dia,

Olha sou novo nesse campo de programação, estou terminando o meu primeiro programinha de controle de alunos. Parei agora porque estou tentando modos de fazer uma pesquisa e não consigo.

Veja bem, tenho uma tabela de alunos que tem um campo chamado 'sexo'. Então, minha idéia é pesquisar quantos alunos do sexo masculino por exemplo. Não sei como fazer, nem mesmo o que usar no form. Sei que terei que usar um Edit e alguns RadioButtons e RadioGroup, mas e quanto a parte que irá me mostrar os resultados, DbListBox, DbGrid ou o que. E o mais, quais os comandos?

Agradeço..

Micah Dos Anjos

Bom dia Micah,

Supondo que o nome de sua tabela seja ALUNO.

Inclua um Query (BDE) e um DataSource (Data Access).

Renomeie a Query para QAluno e o DataSource para DSQAluno.

No DataSource sete a propriedade DataSet para QAluno.

Coloque os seguintes componentes no seu Form:

- RadioGroup (Standard)

- Edit (Standard)

- Button (Standard)

- DBGrid (Data Controls)

- StatusBar (Win32)

No RadioGroup configure as seguintes propriedades:

- Caption: Sexo

- Items:

1ª linha - Feminino

2 ª linha - Masculino

- Name: rgSexo

Obs.: Na propriedade Columns tu podes definir quantas colunas terá teu radiogroup.

No Edit configure as seguintes propriedades:

- Name: edName

- Text : "Apague o valor que tiver aqui"

No Button configure as seguintes propriedades:

- Name: btPesquisa

- Caption: Pesquisa

*Evento OnClick: A consulta que irá dentro do onclick do botão será a seguinte:

QAluno.SQL.Clear;
QAluno.SQL.Add('SELECT * FROM ALUNO'); // Recupera todos os campos da tabela para a sua pesquisa
QAluno.SQL.Add('WHERE SEXO = :SEXO'); // Onde o sexo seja definido na váriavel bind
QAluno.SQL.Add('AND NOME LIKE :NOME'); // e o nome seja consultado pela parte digitada
QAluno.SQL.Add('ORDER BY NOME'); // ordenando a pesquisa por nome do aluno

case rgSexo.ItemIndex of
       0 : QAluno.ParamByName('SEXO').AsString := 'F';
       1 : QAluno.ParamByName('SEXO').AsString := 'M';
end;

QAluno.ParamByName('NOME').AsString := '%' + edNome.Text;
QAluno.Open;
No DBGrid configure as seguintes propriedades: - DataSource: DSQAluno * Dê 2 cliques ou clique na propriedade columns. Nessa caixa você deve colocar os campos que deseja que apareça no Grid. Eu colocarei apenas o nome: > Pressione o botão Add New (ou pressione Insert), > Clique sobre o novo campo que surgiu (0 - TColumn), > no campo FieldName escreva NOME, Aqui tu podes "brincar" com as configurações da coluna, faça alterações e testes. > Na propriedade Title, tem o Caption. Escreva: Nome > A propriedade Width seta a largura da coluna. Pode fechar a caixa e a nova coluna irá aparecer no grid. Na StatusBar configure as seguintes propriedades: - Name: Barra - Panels: > Pressione o botão Add New (ou pressione Insert), Na propriedade text digite: 'Total de registros 0' No Evento AfterOpen da QAluno digite o seguinte
Barra.Panels[0].Text := 'Total de registros ' + QAluno.RecordCount;
// RecordCount conta a quantidade de registros trazidos pela consulta.

Agora é só dar uma organizada.

Esse exemplo é muito básico e tu podes melhorar e muito, mas já é uma idéia.

qualquer dúvida posta aí.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Guest Visitante

Bom dia Rodrigo,

Olha eu tentei mas aparece um erro, parameter nome não encontrado,

Não sei se melhora se voce souber mas uso DataModule, TblAluno, DtsAluno.

Obrigado,

Micah dos Anjos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
Bom dia Rodrigo,

Olha eu tentei mas aparece um erro, parameter nome não encontrado,

Não sei se melhora se voce souber mas uso DataModule, TblAluno, DtsAluno.

Obrigado,

Micah dos Anjos

Bom dia, Micah.

Creio que esse Tbl em TblAluno, identifique que tu está utilizando um TTable.

Se a afirmação for verdadeira, tu não fez como o informado.

Na mensagem anterior, eu disse que a consulta necessita de componentes especificados no prórpio exemplo, no caso a TQuery.

Tu não vais conseguir montar uma consulta SQL em uma Table.

Tu podes até usar o Locate da table, para localizar pelo nome e/ou o Filter e Filtered para "filtrar" pelo sexo,

mas não creio que seja a melhor opção.

Se tu entende um pouco de SQL, Faça testes com a Query, se não entende, aconcelho que estude SQL, porque em sistemas grandes tu vais usar, e muito.

[]'s

Editado por Rodrigo Flores
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...