Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Pesquisa com campo data


Walter Junior

Pergunta

Pessoal estou com uma duvida, criei um formulario onde no campo data eu coloquei como varchar(acho que vacilo de principiante), eu gostaria de saber se tem como eu criar um campo de pesquisa, para pesquisar por mes ou ano usando esse campo como varchar ou tenho que mudar o campo para date, mais eu mudando o campo para date eu perco todas as datas? Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Sim, se você mudar de varchar para date vai perder as datas, soluções:

1 - Crie um campo novo na tabela e com o PHP leia o campo da data e transforme para o padrão (aaaa-mm-dd) e insira no campo, depois você pode alterar o campo para varchar e copiar o valor do campo que contêm a dara alterada e ai apagar aquele campo que você criou.

2 - Tentar usar substr para pegar o mês/ano. Lemrando que se você tivesse um campo do tipo date/datetime poderia usar MONTH ou YEAR para isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Mais eu tava pensando aqui, as veses seria menos trabalhoso ter que digitar as datas de novo. Me tire uma duvida, se eu criar um script para quando eu digitar a data no formato normal ele transformar em formato do banco de dados, no formato date. Mais dai eu queria colocar esse script com um link no campo data, para quando eu mandasse salvar o formulario ele lê-se esse script naquele determinado campo tem como fazer isso? E como seria isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Eu estou tentando fazer um update, mais estou colocando esse codigo e ele não está cadastrando, o que ta errado? Pode me ajudar?

$query=("UPDATE agente SET nome='$nome', cpf='$cpf', emissor='$emissor', cid='$cid', nome_ban='$nome_ban', banco='$banco',
        agencia='$agencia',nat='$nat',nac='$nac',identidade='$identidade',dt_emissao='$dt_emissao',est_civil='$est_civil',
        dt_nasc='$dt_nasc',nome_pai='$nome_pai',nome_mae='$nome_mae',nome_esp='$nome_esp',end='$end',uf='$uf',
        setor='$setor',cep='$cep',tel_fixo='$tel_fixo',
        celular='$celular',e_mail='$e_mail',nome_pess1='$nome_pess1',tel_pess1='$tel_pess1',nome_pess2='$nome_pess2',tel_pess2='$tel_pess2',
        nome_com1='$nome_com1',tel_com1='$tel_com1',nome_com2='$nome_com2',tel_com2='$tel_com2',nome_trab='$nome_trab',end_trab='$end_trab',
        setor_trab='$setor_trab',cid_trab='$cid_trab',uf_trab='$uf_trab',cep_trab='$cep_trab',tel_trab='$tel_trab',conta='$conta'
        WHERE codigo='$codigo'");
        
         function ConverteData($dt_nasc){
         if (strstr($dt_nasc, "/"))//verifica se tem a barra /
     {
            $d = explode ("/", $dt_nasc);//tira a barra
            $rstData = "$d[2]-$d[1]-$d[0]";//separa as datas $d[2] = ano $d[1] = mes etc...
            return $rstData;
            }
             elseif(strstr($dt_nasc, "-")){
             $d = explode ("-", $dt_nasc);
             $rstData = "$d[2]/$d[1]/$d[0]";
             return $rstData;
             }else{
              return "Data invalida";
               }
                 }

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...