phelipe Postado Dezembro 3, 2008 Denunciar Share Postado Dezembro 3, 2008 Olá pessoal, eu to querendo fazer um tela de cores que me desse a cor em RGB e Hexadecimal, tipo esta ai em baixo:vlwAbraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Dezembro 4, 2008 Denunciar Share Postado Dezembro 4, 2008 Olá pessoal, eu to querendo fazer um tela de cores que me desse a cor em RGB e HexadecimalEXIBINDO CORES NO DELPHIExistem duas maneiras de se exibir cores no Delphi:a) Usando cores pré-definidas: Cores pré-definidas são acessadas por meio das seguintes constantes: Tabela 3.3clBlack = Preto -------------- clMaroon = Marron-terra clBlue = Azul------------------clNavy = Azul-marinho clDkGray = Cinza escuro----clOlive = Verde-oliva clFuchsia = Lilás--------------clPurple = Roxo clGray = Cinza----------------clRed = Vermelho clGreen = Verde--------------clSilver = Prata clLime = Verde-limão-------- clWhite = Branco clLtGray = Cinza claro------- clYellow = Amarelo Os valores destas cores vêem do tempo dos monitores de dezesseis cores e ainda são úteis em várias circunstâncias. Por exemplo, para mudar a cor de fundo de uma caixa de edição para azul, em tempo de execução, escreva:Edit1.color:=clBlue;B) Usando a função RGB()Esta função permite o acesso a todas as cores que o seu monitor é capaz de mostrar, tendo a seguinte sintaxe:Cor := RGB( vermelho, verde, azul);onde Vermelho, Verde e Azul são parâmetros do tipo byte que variam de zero até 255. Uma cor RGB, deste modo, é formada por uma parcela de vermelho, uma parcela de verde e uma parcela de azul. Estas são as chamadas cores básicas aditivas. A função RGB permite combinar 255 valores de cores três a três, resultando em mais de dezesseis milhões de cores possíveis. O número final de cores será limitado pelo seu monitor e pela configuração dele. Por exemplo, para mudar a cor de fundo de uma caixa de edição para azul (zero partes de vermelho, zero partes de verde e 255 partes de azul), em tempo de execução, escreva:Edit1.color:=RGB(0, 0, 255);Cada byte representado é chamado de componente. Então esse formato de cor tem 3 componentes e o primeiro byte - que é opcional - sempre será 00 (zero) para cores personalizadas.Cada componente de cor (RR, GG ou BB) varia de 00 (zero) até FF (255).Eis alguns exemplos extraidos da unit Graphics:CODE clBlack = TColor($000000); clMaroon = TColor($000080); clGreen = TColor($008000); clOlive = TColor($008080); clNavy = TColor($800000); clPurple = TColor($800080); clTeal = TColor($808000); clGray = TColor($808080); clSilver = TColor($C0C0C0); clRed = TColor($0000FF); clLime = TColor($00FF00); clYellow = TColor($00FFFF); clBlue = TColor($FF0000); clFuchsia = TColor($FF00FF); clAqua = TColor($FFFF00); clLtGray = TColor($C0C0C0); clDkGray = TColor($808080); clWhite = TColor($FFFFFF); clMoneyGreen = TColor($C0DCC0); clSkyBlue = TColor($F0CAA6); clCream = TColor($F0FBFF); clMedGray = TColor($A4A0A0);Note que todos os tons de cinza possuim os 3 componentes iguais, ou seja, $ABABAB, $C0C0C0, $F1F1F1, $333333, $666666 etc.Para que montar uma tela de cores se o proprio delphi já possui.outra forma de obter uma cor personalizada é dar um duplo clique no valor da propriedade color. Digamos que você selecione a cor azul ( clBlue ). Se der um clique duplo em cima de clBlue irá abrir uma caixa de diálogo comum do Windows para seleção de cores. Clique no botão < Definir Cores Personalizadas > e irá abrir a segunda parte desta caixa de diálogo onde você pode selecionar qualquer cor personalizada e mudar o tom de iluminação. Quando você clicar em Ok no lugar de clBlue terá a cor que você escolheu em Hexadecimais ou se a cor que você escolheu coincidir com uma das cores padrões do Delphi, terá a constante de cor do Delphi.abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 phelipe Postado Dezembro 4, 2008 Autor Denunciar Share Postado Dezembro 4, 2008 beleza cara, mas eu to querendo que aparessa essa tela no meu programa.ex: quando a usuario clicar em cor aparesera esta tela.mesmo assim vlwbelezaabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Dezembro 4, 2008 Denunciar Share Postado Dezembro 4, 2008 beleza cara, mas eu to querendo que aparessa essa tela no meu programa.ex: quando a usuario clicar em cor aparesera esta tela.Exemplo para voce usar no seu programahttp://delphi.about.com/od/fullcodeprojects/l/aa012704a.htmDownload do códigohttp://delphi.about.com/library/weekly/code/src012704.zipabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 phelipe Postado Dezembro 4, 2008 Autor Denunciar Share Postado Dezembro 4, 2008 Pó cara brigadão era exatamente o que eu queria.Valeu mesmo.Mas desculpe minha ignorância mais ta dando um errinho chato na class TThinTrackBar.Veja na imagem abaixo:vlwabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Jhonas Postado Dezembro 4, 2008 Denunciar Share Postado Dezembro 4, 2008 Erro : Classe TThinTrackBar não encontrada. Ignora o erro e continua ? Nota: Ignorando o erro pode causar perda do componente ou os valores das propriedades serão perdidas.OBS: Ou o componente não foi instalado ou arquivo .dcu não está dentro do diretório Lib do delphi. Verifique.abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 phelipe Postado Dezembro 5, 2008 Autor Denunciar Share Postado Dezembro 5, 2008 Po cara brigadão mesmo, eu consegui resolver o problema era exatamente o que você me falou os arquivos .dcu e já tinha colocado dentro do diretorio lib mas eu não sabia que tinha que instalar o componete.valeu mesmoabraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
phelipe
Olá pessoal, eu to querendo fazer um tela de cores que me desse a cor em RGB e Hexadecimal, tipo esta ai em baixo:
vlw
Abraço
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
6 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.