Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Consulta

Nill

Pergunta

E o seguinte, estou desenvolvendo um sistema para controle de emprestimo de veiculo e celular na empresa onde trabalho.

Fiz a consulta conforme figura abaixo.

query.JPG

#esta consulta me retorna os veiculos que estão emprestados, ou seja os 2 veiculos listados acima foi emprestado para um funcionario.

Agora eu estou precisando do contrario, ou seja, listar todos os veiculos que não foram emprestados, conforme acima os emprestados foram os veiculos de cod 5 e 6.

Alterei a query para listar diferente <>. conforme imagem abaixo. Mas está me listando todos os veiculos. Como resolver isso.

query1.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

testei e não deu certo. ainda continua me listando tudo...

SELECT v.cdveiculo, v.nmveiculo
FROM tbaemprestimo as e, tbaveiculo as v
WHERE e.dtentrada IS NOT NULL AND
v.cdveiculo <> e.cdveiculo
GROUP BY v.cdveiculo, v.nmveiculo

o que eu prescizo era o seguinte na tabela tbaemprestimo, tenho o campo dtentrada , este campo so é preenchido quando o veiculo for entregue com a data no formato timestamp. Enquanto o veiculo estiver emprestado com algum funcionario neste campo vai estar NULL. A primeira query eu consigo pegar todos os veiculos emprestados, mas queria o contrario, pois tenho com Selectec que atualmente exibe todos os veiculos cadastrados no banco, o que eu quero com essa query era exibir somente os veiculos disponivel, ou seja não exibir os veiculos que já estão emprestados.

Se quiser da uma olhada no banco -> BANCO

Editado por Nill
Link para o comentário

• 0

Oi, Nill

Então vamos fazer por partes:

Você obtem os veículos que estão emprestados, conforme você mesmo disse, fazendo esta consulta:

SELECT cdveiculo
FROM  tbaemprestimo
WHERE dtentrada IS NULL
Usando este trecho de código e incluíndo a tabela tbaveiculo, teremos:
SELECT v.cdveiculo, v.nmveiculo
FROM tbaveiculo as v
WHERE v.cdveiculo NOT IN (SELECT cdveiculo
   FROM  tbaemprestimo
   WHERE dtentrada IS NULL);

Tente agora.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...