vitorbrando Postado Dezembro 22, 2008 Denunciar Share Postado Dezembro 22, 2008 Olá senhores,Estou com um problema para utilizar o JNA com o servidor TomCat, será que alguém consegue me ajudar?Seguinte,Construí um braço mecânico que é controlado através da porta paralela.Desenvolvi uma dll em C e estava fazendo o controle através de uma interface desenvolvida em Delphi acessando essa dll em C que envia os controlespara a porta paralela.Porém agora estou querendo fazer esse controle através de uma interface Web e pensei em usar JSP para isso.Como não tenho experiência com desenvolvimento em Java apanhei um pouco com JNI até que descobri o JNA que facilitou muito minha vida.Consegui fazer o acesso a dll com JNA rodando em uma interface Windows sem problemas, mas quando executo com JSP é exibido o seguinte erro: org.apache.jasper.JasperException: javax.servlet.ServletException: java.lang.NoClassDefFoundError: com/sun/jna/Library org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.handleJspException(JspServletWrapper.java:522) org.apache.jasper.servlet.JspServletWrapper.service(JspServletWrapper.java:398) org.apache.jasper.servlet.JspServlet.serviceJspFile(JspServlet.java:342) org.apache.jasper.servlet.JspServlet.service(JspServlet.java:267) javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:717)Acredito que eu tenha que registrar a biblioteca JNA no TomCat assim como registrei no NetBeans certo? Mas como fazer isso?Na pasta de instalação do TomCat existe uma pasta lib e na pasta WEB-INFO do meu aplicativo também mas ao verificar dentro dessas pastas são colocados arquivos com extenção .jar e o arquivo que baixei com a biblioteca JNA é um .zip mas esse .zip eu consegui adicionar no NetBeans sem problemas.Alguém tem uma sugestão de como resolvo esse problema?Grato, Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...