Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Sessions

mauricio

Pergunta

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Proonto....adaptei minha coluna pra ca smile.gif

Fala galera !

Como várias pessoas tem perguntado sobre sessões, hoje vo escrever um artigo sobre as nossas amigas ...

Sessões

Se você quer fazer um site com informações de usuários, sistemas de login e senha, ou somente fazer algo legal no seu site , sessões são muito uteis.

A primeira coisa que deve ter vindo na sua cabeça deve ter sido " Po , maneiro, mas eu posso fazer isso com cookies "... porém, cookies não são seguros, ainda mais agora com essa história de que todo mundo quer ser hacker...Já as sessões são armazenadas no servidor, no path que você configurar, garantindo uma segurança maior que cookies...

Sessões tem várias funções. Por exemplo, em vários sites, quando você se loga, em todas as páginas aparece: "Bem vindo , seunick" . Isso se deve, na maioria das vezes por cookies ou sessões. Bem, chega de blábláblá e vamos ao que interessa.

Em TODAS as páginas que você usar sessões, é necessário haver um session_start(); ao início da página. Para adicionar uma variavel a uma sessão, eu usei $_SESSION. Reparem no exemplo abaixo.Abaixo vai um exemplo de sessões:

<?
session_start();//lembrando que essa linha tem que ser sempre a primeira linha da página
header("Cache-control: private");//essa linha e pra corrigir um erro do IE6 .
$saudavel = "Banana";
$gostoso = "Pizza";
//aqui eu to registrando as sessões e seus valores
$_SESSION['saudavel'] = $saudavel;
$_SESSION['gostoso'] = $gostoso;
echo $_SESSION['saudavel']."<br>";
echo $_SESSION['gostoso'];
/*Resultado
banana
pizza*/
?>
Agora...Como eu faço pra ler essas sessões de outra página ? Salve dois arquivos como sess.php e rec.php.E coloque o seguinte nos arquivos: sess.php
<?
session_start();//lembrando que essa linha tem que ser sempre a primeira linha da página
$saudavel = "Banana";
$gostoso = "Pizza";
echo "<br> <a href="rec.php">Clique aqui para ver a recuperação de variaveis.</a>";
?>
rec.php
<?
session_start();
header("Cache-control: private");
   //recuperei os dados das  sessões
$gostoso = $_SESSION['gostoso'];
$saudavel = $_SESSION['saudavel'];
   //abaixo eu verifico se as sessões foram setadas
if(isset($gostoso) && isset($saudavel))
  {
       echo $gostoso;
       echo "<br>";
       echo $saudavel;
  }
else
  {
       echo " Não foram encontradas sessões ";
  }
?>
Para os curiosos ou necessitados(não sei) existe uma função que retorna a id da sessão. Ela se chama session_id() . Aqui vai um exemplo do uso:
<?
$saudavel = "Banana";
$gostoso = "Pizza";
echo "<br>Id:".session_id();
?>
Agora, vou falar sobre desregistrar e destruir sessões. Quando você desregistra uma sessão, todos os dados do arquivo são limpos. Porém , quando você às destroi, vc , além de limpar, deleta o arquivo . Para destruir um arquivo, simplesmente use o seguinte código:
<? 
session_start(); 
$_SESSION = array(); 
session_destroy(); 
?> 

Espero ter tirado dúvidas.

Qualquer coisa, entre em contato com: gus.jack@globo.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...