Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Busca com sql (firebird) no delphi

carlosgmjr

Pergunta

Amigos,

Preciso de um comando sql para realizar busca através de seleção de itens em 3 DBCombobox no delphi 2007. Uso o BD Firebird.

Tenho uma tabela que trata escala de vôo e criei uma unit com 3 dbcombobox, um dbgrid e edits.

Nos DBCombobox, aparecem os itens do banco de dados listados, como NRVOO(campo de número de voo), ORG(campo de origem), DES(campo de destino)

Fiz um tratamento nos DBcombobox para que eles pudessem apresentar a lista:

begin

DBComboBox1.Items.Clear;

escalaDM.CDStimetb.First;

While not escalaDM.CDStimetb.Eof do

begin

DBComboBox1.Items.Add(escalaDM.CDStimetb.Fields.Fields[1].Value);

escalaDM.CDStimetb.Next;

end;

end;

Então Finalmente, preciso fazer uma busca onde o usuário seleciona os itens desejados nos 3 DBcomboboxs (o usuário pode ou não selecionar os 3). Daí clicando em um botão pesquisar, onde ficará o comando sql, aparecerão os resultados no DBGRID.

Aguardo ajuda para este dilema, pois já tentei de diversas formas e minha pouca experiência me impede de continuar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 resposta a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Caros,

Esperei....esperei..... e nenhuma ajuda foi dada!!! Acho que soluções mais simples são ignoradas pelos frequentadores deste fórum.

Bom, busquei.....trabalhei, queimei a cabeça....perdi um tempo enooorme e solucionei em algumas horas o que poderia ser resolvido em minutos.

Para ajudar os próximos, resolvi postar uma resposta ao problema:

Na verdade, simplifiquei e coloquei apenas opção para destino e origem em separado. No meu caso funcionou, mas fica aberto o tópico para que outros coloquem busca em conjunto.

DataModule.ClientDataSet.close;

DataModule.ClientDataSet.CommandText :=

'select * from tabela where campo = ' + quotedstr(edit1.text);

DataModule.ClientDataSet.Open;

No espaço onde está o edit1.text, pode ser substituído por um combobox, ou dbcombobox, neste caso, deve-se substituir após o sinal de "+" pela sentença quotedstr(ComboBox1.Items [ComboBox1.ItemIndex]);

Espero que possa ajudar alguns...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...