Igor Leonne Postado Fevereiro 5, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 5, 2009 Existe alguma forma de salvar o formulario sem usar um banco de dados?Tenho apenas alguns edits e quero apos escrever algumas coisas nele, quero que permaneçam la, como faço isso?Obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 JosimarZ Postado Fevereiro 6, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 6, 2009 Olá Igor Leonne!Você pode impedir que o usuário altere o conteúdo de um TEdit definindo a propriedade Enabled para False ou a propriedade ReadOnly para True.Para facilitar você pode iterar em todos os componentes do seu formulário utlizando as propriedades ComponentCount e Components.Espero ter ajudado.Falou! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Igor Leonne Postado Fevereiro 6, 2009 Autor Denunciar Share Postado Fevereiro 6, 2009 Olá Igor Leonne!Você pode impedir que o usuário altere o conteúdo de um TEdit definindo a propriedade Enabled para False ou a propriedade ReadOnly para True.Para facilitar você pode iterar em todos os componentes do seu formulário utlizando as propriedades ComponentCount e Components.Espero ter ajudado.Falou!Ola josimar.Poxa cara não e isso, e o seguinteEu tenho uma agenda, fiz uma grade de horarios da segunde formahorario pacienteembaixo vem varios edits, conforme o horario e o paciente, eu gostaria de saber se tem como eu fechar o meu formulario, e aqueles que eu tiver colocado nos meus edits, permanecerem la sem desaparecerem na proxima sessao.obrigado Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 JosimarZ Postado Fevereiro 6, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 6, 2009 Olá Igor!Ainda não compreendi plenamente o que você deseja, mas imagino que você tem uma grade (DBGrid) com os registros e quando clica num registro as informações são carregadas nos TEdit's. Quando você troca de registro na grade deseja que os dados dos TEdit's sejam salvos. Estou certo ?Se for uma Grid ela está ligada a um banco de dados?Dê mais detalhes e tentarei ajudar.Valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Denise_prog Postado Fevereiro 6, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 6, 2009 na verdade você ta qerendo q apareça nos edits, ao abrir o programa, os ultimos dados digitados neles, não é isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 António44 Postado Fevereiro 6, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 6, 2009 Existe alguma forma de salvar o formulario sem usar um banco de dados?Tenho apenas alguns edits e quero apos escrever algumas coisas nele, quero que permaneçam la, como faço isso?Obrigado na verdade você ta qerendo q apareça nos edits, ao abrir o programa, os ultimos dados digitados neles, não é isso?Porque não usa um file do tipo ini,se é para guardar os valores dos edits??? e ai quando você fecha salva no ini e quando abre carrega os valores...é só uma ideia...se não são campos DB.!abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Igor Leonne Postado Fevereiro 10, 2009 Autor Denunciar Share Postado Fevereiro 10, 2009 Existe alguma forma de salvar o formulario sem usar um banco de dados?Tenho apenas alguns edits e quero apos escrever algumas coisas nele, quero que permaneçam la, como faço isso?Obrigadona verdade você ta qerendo q apareça nos edits, ao abrir o programa, os ultimos dados digitados neles, não é isso?Porque não usa um file do tipo ini,se é para guardar os valores dos edits??? e ai quando você fecha salva no ini e quando abre carrega os valores...é só uma ideia...se não são campos DB.!abraços.Pode me dizer como usar este INi? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 António44 Postado Fevereiro 13, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 13, 2009 (editado) Aqui vai uma pequena ajuda.1º No Bloco de notas você cria o INI file por exemplo assim.[Dados]Texto=[Dados1]Texto1=[Dados2]Texto2=[Dados3]Texto3=[Dados4]Texto4=[Dados5]Texto5=Você salva no directório da sua aplicação ou em outro lugar... com a extencão Exemplo ''Meuarquivo.ini'' e é só ligar os valores do ini aos edits como pode ver em esse pequeno código abaixo,espero ter ajudado e disponha qualquer duvida.//procedure GravaIni procedure GravaIni(aTexto,aTexto1,aTexto2,aTexto3,aTexto4,aTexto5: string); var ArqIni: TIniFile; begin ArqIni := TIniFile.Create('C:\Meuarquivo.ini');//Directório do ini pode ser outro qualquer. try ArqIni.WriteString('Dados', 'Texto', aTexto); ArqIni.WriteString('Dados1', 'Texto1', aTexto1); ArqIni.WriteString('Dados2', 'Texto2', aTexto2); ArqIni.WriteString('Dados3', 'Texto3', aTexto3); ArqIni.WriteString('Dados4', 'Texto4', aTexto4); ArqIni.WriteString('Dados5', 'Texto5', aTexto5); finally ArqIni.Free; end; end; //Ler do ini. procedure LeIni(var aTexto,aTexto1,aTexto2,aTexto3,aTexto4,aTexto5: string); var ArqIni: TIniFile; begin ArqIni := TIniFile.Create('C:\Meuarquivo.ini'); try aTexto := ArqIni.ReadString('Dados', 'Texto', aTexto); aTexto1 := ArqIni.ReadString('Dados1', 'Texto1', aTexto1); aTexto2 := ArqIni.ReadString('Dados2', 'Texto2', aTexto2); aTexto3 := ArqIni.ReadString('Dados3', 'Texto3', aTexto3); aTexto4 := ArqIni.ReadString('Dados4', 'Texto4', aTexto4); aTexto5 := ArqIni.ReadString('Dados5', 'Texto5', aTexto5); finally ArqIni.Free; end; end; //Salvar os dados no ini aqui usa a procedure GravaIni. procedure TForm1.FlatSpeedButton10Click(Sender: TObject);// Aqui usei um botão para salvar. begin GravaIni(EDit.text,EDit.Text,EDit.Text,EDit.Text,EDit.Text,EDit.text); Application.Messagebox('Configurações registadas com sucesso. ','Aviso',MB_OK); end; end; //Aqui Carregar dados do ini da ''procedure LeIni''. procedure TForm1.FormShow(Sender: TObject); var aTexto,aTexto1,aTexto2,aTexto3,aTexto4,aTexto5: string; begin LeIni(aTexto,aTexto1,aTexto2,aTexto3,aTexto4,aTexto5); EDit.text:=(aTexto); EDit.Text:=(aTexto1); EDit.Text:=(aTexto2); EDit.Text:=(aTexto3); EDit.Text:=(aTexto4); EDit.Text:=(aTexto5); End;Abraços. :blush: Editado Fevereiro 13, 2009 por António44 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Igor Leonne
Existe alguma forma de salvar o formulario sem usar um banco de dados?
Tenho apenas alguns edits e quero apos escrever algumas coisas nele, quero que permaneçam la, como faço isso?
Obrigado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
7 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.