Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Macrosubst


yoga

Pergunta

Eu programa em clipper a uns 5 anos e a 1 ano estou estudando delphi, mas ate hoje eu não achei macro-substituição no delphi.

alguém sabe fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Clipper é uma linguagem dinâmicamente compilada. Delphi já é estaticamente compilada. Ou seja, Clipper tem a habilidade de compilar e executar um código em tempo de execução. Aliás, recentemente apareceu um tópico no qual essa solução seria a mais viável: http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=59018

Ah, e a despeito da pobre orientação a objetos, Clipper rulez! biggrin.gif

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

A macrosubstituição permite que você coloque um pedaço qualquer de código em uma string e execute-o. Por exemplo, em um programa assim (Clipper):

expressao = space(20)
@01,01 say "Digite uma expressao qualquer: " get expressao
read
? &expressao
inkey(0)
Você poderia digitar algo como "2+5+7+3+1" e isso seria desenvolvido na hora. Outro exemplo é se você precisar obter o valor de um campo (do banco de dados), passando o nome do campo como uma string:
campo := "total"
? alias->&campo
Ou ainda, se você quiser executar uma função também partindo de seu nome e parâmetros como uma string:
codigo := "soma(2, 3)"
? &codigo
inkey(0)

function soma(n1, n2)
  return n1+n2

Sacou? wink.gif

Abraços,

Graymalkin

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,1k
    • Posts
      651,8k
×
×
  • Criar Novo...