Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Aluno em 2 ou + turmas

MThrash

Pergunta

Olá, pessoal!

Fiz um sistema simples:

Tb Cursos;

Tb Alunos;

Tb Turma;

Tb Ministrante.

Onde na Tb Alunos, há o campo turma relacionado com a Tb Turmas, bastando fazer uma consulta filtrando este campo para fazer o relatório com a relação de alunos da turma1 e as demais turmas. O problema é que fui informado que alguns alunos participarão de duas turmas. Pensei em criar um campo: turma2 na Tb Alunos, mas o relatório da forma que foi pensado não rola, pois ele terá que coletar nas duas colunas.

Alguém já criou algo parecido?

Desde já agradeço.

Editado por MThrash
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Boa noite amigo,

O campo da tabela aluno tem que estar na tabela turma que será a chave estrangeira.

Um aluno pode estar matriculado em várias turmas.

então o relacionamento será 1(aluno) para n(turmas).

Qualquer coisa é só entrar em contato.

att,

Leandro abbade

Link para o comentário

• 0

Boa Noite, Leandro!

Pelo que entendi você sugeri que cada turma seja uma tabela onde eu adicionarei seus alunos respectivamente?

Se for assim como ficam as informações das turmas como nome, ministrantes, data de incio? Ficariam na mesma tabela?

Desculpe se eu não entendi. De qualquer forma disponibilizo uma parte do Banco para você dá uma olhada se possível, já com um relatório (turma-1) pronto.

Obrigado pela atenção.

http://www.zshare.net/download/556805949ecfa55b/

Mthrash.

Link para o comentário

• 0

Bom dia,

Não. A tabela turma será apenas 1.

Mais você não precisa fazer um relatório para cada turma, e sim fazer o filtro que nem você fez com o local e o ministrante no relatório.

Qual o relatório que está querendo montar?

Aguardo contato.

att,

Leandro Abbade

Link para o comentário

• 0
Bom dia,

Não. A tabela turma será apenas 1.

Mais você não precisa fazer um relatório para cada turma, e sim fazer o filtro que nem você fez com o local e o ministrante no relatório.

Qual o relatório que está querendo montar?

Aguardo contato.

att,

Leandro Abbade

Boa Tarde,

No banco como você deve ter visto que há o cadastro de turmas, nela vou cadastrar umas 5 turmas (ainda não cadastrei no banco que está com você) e deixar um botão para imprimir o relatório de cada turma como você viu para a turma1. O meu problema é que alguns alunos estarão em 2 turmas em horários diferentes, mas terão que estar na relação das turmas que participa.

Ex: Eduardo está na turma-01 e na turma-02. Já Mônica pode estar na turma-01 e turma-03

Eu não estou conseguindo bolar um jeito para que Eduardo esteja tanto no relatório da turma-1 quanto no da turma-2, idem com Mônica.

Será que dá pra fazer?

Até mais,

Marcos.

Link para o comentário

• 0

Marcos,

Dê uma olhada:

http://www.abbade.site40.net/access/sistem...onstra____o.zip

Fiz um teste com o nome Leandro e ele apareceu nos 2 relatórios (turma 1 e 2).

Veja também os relacionamentos.

Após a conclusão do trabalho se quiser publicar no meu site será bem vindo.

Aguardo retorno.

Link para o comentário

• 0

Leandro,

percebi que você duplicou o registro leandro na tb aluno, eu já tinha pensado nisso, mas acho que o usuário vai achar meio chato.

Será que não hé jeito mesmo de fazer com um único registro do aluno? De qualquer forma vou adotar esse método, já está muito em cima.

Basicamente o sistema é isso ai, só vou fazer o cadstro de funcionários e mais alguma coisa que eles precisem lá. Pode publicar no seu site. Caso eu consiga fazer o que eu queria, entro em contato.

Muito obrigado pela atenção,

Marcos.

Editado por MThrash
Link para o comentário

• 0

Pronto!

Acredito que é isso que deseja.

Pode ver que os números codparticipante são unicos.

Veja os relatórios turma 1 e turma 2, o mesmo participante aparece com um único cod.

Agora veja como ficou os relacionamentos entre as tabelas.

Veja tambem o form_participante. Criei um subformulário TURMAS. Logo um participante pode estar em várias turmas. Do jeito que estava no proprio form não teria como.

Agora quero que analise e veja se é realmente isso que deseja e estude o que eu fiz.

Qualquer coisa estou por aqui.

Baixe a nova versão: http://www.abbade.site40.net/access/sistem...onstra____o.zip

Link para o comentário

• 0

GENIAL! Leandro.

Como sou de certa forma iniciante no Access (rsrsrs), sempre achei subformulários confusos principalmente para os usuários. Porém, eles criam um leque de possibilidades incrível. Sua idéia de uma tabela ponte ente Alunos e Turmas foi brilhante. Demorei um pouco para entender o subformulário e a tabela solucionadora que você criou, mas depois de entendido e como você sugeriu, fiz uma modificação no layout do subformulário.

Ah, notei que uma vez que um aluno fosse vinculado a uma turma, o usuário não poderia excluí-lo, por conta do relacionamento, então inclui um botão no subformulário "excluir da turma", assim o usuário terá que antes de excluí-lo desvinculá-lo das turmas, ficou mais seguro. Dê uma olhada como ficou:

http://www.zshare.net/download/55744656460e9eb1/

Não sei como agradecer, obrigado por compartilhar seu conhecimento e raciocínio (rsrsr).

Até a próxima,

Marcos.

Link para o comentário

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...