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Tutorial de Blitz3D(O Básico)


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Pergunta

1.0- O que é blitz3D?

Blitz3D é uma linguagem de programação para jogos.

Ela veio a partir da linguagem de programação Blitz, e apartir da Blitz surgiram as seguites linguagens:

BlitzPlus

BlitzBasic

Blitz2D

e oBlitz3D.

Por essa linguagem e mais facil criar imagens e controla-las atravez do teclado.

2.0- O compilador.

Para você conseguir o compilador, você deve ir ao site oficial da BlitzBasic. Eis o site:

http://www.blitzbasic.com/Products/_index_.php

Pegue o 3 item, no TrialVersion(Demo, não expira, e não gera executaveis :( mas é so para aprender né, a versão Buy gera executaveis so que custa 100 dolares!!! :/)

3.0- Criando meu primeiro jogo.

Para criar um jogo/programa você deverá ir em File e New, o apenas clicar Ctrl+N

3.1- Criando um cubo.

Copie e cole esse codigo no campo azul(o maior)

Graphics3D 800,600

SetBuffer BackBuffer()

camera=CreateCamera()
CameraViewport camera,0,0,800,600

light=CreateLight()

cube=CreateCube()
PositionEntity cube,0,0,5

While Not KeyHit(1)

TurnEntity cube,.1,.2,.3

UpdateWorld 
RenderWorld

Text 320,500,"Meu primeiro jogo/programa em Blitz3D!!!"

Flip

Wend
End

Agora clique no foguete la em cima, e pronto!!! você esta vendo agora um cbo girando e rodando e um texto em baixo, nada mau para 15 linhas escritas, mas... como funciona esse codigo?

veja abaixo:

"Graphics3D 800,600" Essa tag diz como deve ser as dimenções do grafico.

"SetBuffer BackBuffer" Esse comando diz que enquanto uma imagem é exibida, a outra e feita.

"camera = CreateCamera" Esse comando cria um outro comando de criar uma camera:P na variavel camera, isto é, cria uma camera, cuja variavel responsavel é a variavel camera, como poderíamos ver a imagem sem uma camera?

"CameraViewport camera,0,0,800,600" Esse comando diz a onde a camera deve ficar, em quais cordenadas. Como podemos usar uma camera se ela não fica em lugar nenhum?

"light=CreateLight" Esse comando, igual ao da camera, so que ao invéz de criar uma camera, cria luz, como podemos ver se está tudo escuro?

"cube=CreateCube()" Esse comando criou nosso cubo, ao invéz de usar vários comandos para criar um lado do cubo, e depois o outro, e o outro...

Eu usei somente esse comando, exclusivo para esse compilador, ele tem comandos simplificados para criar formas primitivas como cubo, cilindro, cone, esfera.

"PositionEntity cube,0,0,5 " Esse comando diz aonde nos queremos que o cubo fique.

"While Not KeyHit(1)" O inicio do Loop principal, os comandos daqui se repetirão até que seja prescionada a tecla esc.

"TurnEntity cube,0.1,0.2,0.3" Esse comando é um dos mais usados, ele diz como seu cubo deve girar, nos eixos x(vertical), z(horizontal) e y(não sei explica mas, experimente mudar os valores para: .0,.0,.1 e veja o ue acontece)

"UpdateWorld" Esse comando monitora todos os objetos que se moveram, mudaram de tamanho, giraram, etc.... e ve se pode ter ocorrido colisões, sem esse comando, fica tudo.... ESTÁTICO.

"RenderWorld" Ele gera as imagens dos objetos que se movem

"Text 320,500,"Primeiro programa em Blitz3D"

Flip

Wend

End" Esta última parte primeiramente imprime uma mensagem na tela (deve ser feita em cada repetição do loop). Essa é uma boa hora para desenhar qualquer coisa na tela usando comandos do Blitz2D.

O comando Flip troca o "front buffer" com o "back buffer", fazendo aparecer na tela o que estava sendo desenhado no back buffer. O comando Wend marca o fim do loop, e o comando End termina o programa (quando a tecla ESC tiver sido pressionada).

Em breve postarei mais....

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