Raphael Machado Postado Fevereiro 26, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 26, 2009 Eu uso muito PHP e sempre tenho essa dúvida.Eu queria usar o if para confirmar que uma ação foi realizada com sucesso, mas eu não sei como fazer.Por exemplo:Se os dados forem adicionados ao MySQL com sucesso ele da um echo "dados adicionados com sucesso"falou!Aguardo respostas! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 ESerra Postado Fevereiro 26, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 26, 2009 Ai tem duas opções:$sql = mysql_query("INSERT INTO tabela....."); if($sql){ echo 'ok'; }else{ echo 'erro'; } Observe que se mysql_query falhar vai retornar false (está no manual), logo, vai imprimir erro. Segundo opção: $sql = mysql_query("INSERT INTO tabela....."); if(mysql_affected_rows() == '1'){ echo 'ok'; }else{ echo 'erro'; }No segundo caso eu resgato quantas linhas foram afetadas com o INSERT, se eu faço um INSERT e espero que seja adicionada uma linha, aquele if/else vai estar de acordo.O primeiro exemplo é o mais cômodo, mas ele trás um problema, a função pode retornar true mesmo que nada tenha acontecido, exemplo, você dá um delete em um ítem que não existe na tabela, se a sintaxe estiver correta mysql_query vai retornar true, mas mysql_affected_rows vai retornar zero, ou seja, se você testar pelo primeiro exemplo vai mostra que apagou, já pelo segundo não. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 Raphael Machado Postado Fevereiro 26, 2009 Autor Denunciar Share Postado Fevereiro 26, 2009 Opa vlw!!É desse mesmo jeito pras outras coisas sem ser MySQL?Ou muda algo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
0 ESerra Postado Fevereiro 26, 2009 Denunciar Share Postado Fevereiro 26, 2009 Dependa das outras coisas, geralmente as "coisas" que fazem algo, após tentar fazer a sua função retornam false se ocorrer algum erro, sempre procure no manual pelas informações sobre o 'valor retornado'... mas em geral basta fazer o teste que nem foi mostrado ali. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pergunta
Raphael Machado
Eu uso muito PHP e sempre tenho essa dúvida.
Eu queria usar o if para confirmar que uma ação foi realizada com sucesso, mas eu não sei como fazer.
Por exemplo:
Se os dados forem adicionados ao MySQL com sucesso ele da um
falou!
Aguardo respostas!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
3 respostass a esta questão
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.