Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

Dúvida com if


Raphael Machado

Pergunta

Eu uso muito PHP e sempre tenho essa dúvida.

Eu queria usar o if para confirmar que uma ação foi realizada com sucesso, mas eu não sei como fazer.

Por exemplo:

Se os dados forem adicionados ao MySQL com sucesso ele da um

echo "dados adicionados com sucesso"

falou!

Aguardo respostas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0

Ai tem duas opções:

$sql = mysql_query("INSERT INTO tabela.....");

if($sql){
echo 'ok';
}else{
echo 'erro';
}
Observe que se mysql_query falhar vai retornar false (está no manual), logo, vai imprimir erro. Segundo opção:
$sql = mysql_query("INSERT INTO tabela.....");

if(mysql_affected_rows() == '1'){
echo 'ok';
}else{
echo 'erro';
}

No segundo caso eu resgato quantas linhas foram afetadas com o INSERT, se eu faço um INSERT e espero que seja adicionada uma linha, aquele if/else vai estar de acordo.

O primeiro exemplo é o mais cômodo, mas ele trás um problema, a função pode retornar true mesmo que nada tenha acontecido, exemplo, você dá um delete em um ítem que não existe na tabela, se a sintaxe estiver correta mysql_query vai retornar true, mas mysql_affected_rows vai retornar zero, ou seja, se você testar pelo primeiro exemplo vai mostra que apagou, já pelo segundo não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0

Dependa das outras coisas, geralmente as "coisas" que fazem algo, após tentar fazer a sua função retornam false se ocorrer algum erro, sempre procure no manual pelas informações sobre o 'valor retornado'... mas em geral basta fazer o teste que nem foi mostrado ali.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da discussão

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.

Visitante
Responder esta pergunta...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



  • Estatísticas dos Fóruns

    • Tópicos
      152,2k
    • Posts
      652k
×
×
  • Criar Novo...