kenoroshi Postado Março 12, 2009 Denunciar Share Postado Março 12, 2009 Boa tarde a todos,Estou no ultimo ano de Ciência da Computação e prestes a iniciar o projeto de monografia.Não vim até aqui pedir ajuda sobre o que fazer nem nada, apenas pra me ajudarem a escolher as ferramentas :DEu trabalho numa cooperativa agrícola (CAMDA) no interior do estado de São Paulo. Está em construção atualmente um prédio para ser o centro de análise de solo. Falei com alguns eng. agrônomos da empresa e uma pessoa me ajudou muito e me empolgou para o projeto, que vem a ser o desenvolvimento de um software para auxiliar os analistas do laboratório. Nada complicado, apenas um sistema simples com banco de dados, onde o analista depois de desenvolver seu trabalho possa fornecer todos os dados adquiridos e conseguir imprimir relatórios comparativos, estatísticos gerais e resultados.Minha ideia era fazer algo totalmente via web, para ser prático e de fácil acesso de qualquer lugar com um notebook ou algo do tipo. Gostaria de saber que tipos de ferramentas vocês acham mais adequadas eu trabalhar. Pensei em java ou até mesmo montar um tipo de site para desenvolver. O banco de dados espero usar o Postgree pois é a base de dados que é usada no sistema da cooperativa, e se precisar fazer alguma migração ou importação, facilitaria.Se alguém tiver alguma outra dica eu agradeceria.Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
_Cristiano_ Postado Março 12, 2009 Denunciar Share Postado Março 12, 2009 (editado) T.C.C. é uma coisa complicada de se falar. O ideal, pelo menos na minha opinião, é se preparar antes do ultimo ano, ou seja, dominar uma linguagem de programação que agrade e ver bancos de dados que poderão ser utilizados: geralmente mysql e postgree.O esquema é verificar seu tempo de aprendizado e qual a velocidade do seu aprendizado, pode ser que se você escolher uma linguagem que não domine, isso atrapalhe todo o andamento do T.C.C.Já tive colegas que trabalharam com sistemas agricolas, ve se não vai ser necessário conexão com outros equipamentos e veja a tecnologia mais adqueda.Na dúvida sua professora de Engenharia de Software pode ajudar na escolha da tecnologia, mas você não deve deixar de opinar e falar o que você domina, senão... ano que vem de novo T.C.C.Abraços. Editado Março 12, 2009 por _Cristiano_ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Black Dragon Postado Março 13, 2009 Denunciar Share Postado Março 13, 2009 TCC normalmente não pode ser "via web"você faz o projeto, mas não necessáriamente você poe ele em pratica, e quando necessário por, você tem q apresentar os resultados, construção da idéia, forma, e etc tudo "visualmente" e com uso de "screenshots"Mas não sei como funciona o tcc da sua faculdade =/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
kenoroshi Postado Março 13, 2009 Autor Denunciar Share Postado Março 13, 2009 Na verdade esse projeto não será apenas uma Monografia (deixando claro que minha faculdade não é TCC, é Monografia mesmo) e sim um projeto para ser implementado aqui aonde eu trabalho. Outra coisa que quando você faz implementação de um TCC ou Monografia, e mostra o sistema em funcionamento, o conceito da nota aumenta muito, principalmente se mostrar o sistema funcionando ao vivo, e não através de Screenshots.Uma coisa também é que o sistema não vai ser ligado a nenhum tipo de aparelho, pois ele não fará a análise de solo, apenas será para auxilio, onde o Químico analista vai entrar com os dados pra que o sistema faça alguns cálculos, ou seja, é para facilitar a vida do químico mesmo.Estou pensando em usar mesmo Java, usando NetBeans e o banco de dados como já mencionei, PostgreSQL.Acredito ser uma boa combinação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da discussão
Você pode postar agora e se registrar depois. Se você já tem uma conta, acesse agora para postar com sua conta.