Ir para conteúdo
Fórum Script Brasil
  • 0

(Resolvido) Indice em tabelas do banco Mysql e/ou outros

davi.feo

Pergunta

Olá pessoal do Scriptbrasil,

O Scriptbrasil foi indicado por um amigo, também programador, como um excelente recurso naquelas horas em que queremos fugir para a Austrália com a roupa do corpo. Bom, sou novo no forum e desde já, claro, tenho uma duvida:

Gostaria de Saber qual a necessidade real, ou seja, o "porque" usar indices em tabelas de dancos, seja o banco que for.

Faço uso de php+mysql e tenho um sistema de agendamento que demora a caregar relatórios, os indices podem me ajura ?

Muito obrigado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 respostass a esta questão

Posts Recomendados

• 0

Oi, 'davi.feo'

Gostaria de Saber qual a necessidade real, ou seja, o "porque" usar indices em tabelas de dancos, seja o banco que for.

Índices facilitam e aceleram a busca por informações. Imagine uma tabela de cadastro de nome e telefone, com 1000 linhas. Se você quisesse procurar por "MARIA". Ao realizar o selece

SELECT nome FROM tabela WHERE nome = "MARIA"

, o SQL terá que varrer as 1000 linhas para achar o que você procura. Imagina, agora, que em vez de 1000 você tenha 1.000.000 de linhas, Já pensou a demora em varrer tudo até encontrar o que deseja?

Outro exemplo que é um verdadeiro pesadelo para muita gente: imagina que você tenha 3 tabelas e cada uma delas possui 1000 linhas. Se você tivesse que fazer uma consulta que utilizasse estas tres tabelas simultaneamente, e não houvesse índice para elas a pesquisa varreria 1000 linhas de cada tabela a cada linha da primeira tabela. O que significa 1000 * 1000 * 1000, ou seja 1.000.000.000 (1 bilhão) de linhas

Quando criamos índices estamos criando uma chave ordenada de pesquisa e a pesquisa através dessa chave é uma pesquisa binária (é muito mais rápida de encontrar o que deseja).

Veja este artigo: Otimização de Consultas MySQL. As definições contidas neste artigo se aplicam a qualquer banco de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Estatísticas dos Fóruns

• Tópicos
      152,3k
  • Criar Novo...